O papel da sílaba na aquisição da linguagem oral e escrita
Eleonora Albano, Mariana Hungria, Luciana Rodrigues
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no evento 8º Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2016
Resumo: Estudos recentes do português brasileiro (doravante, PB) sugerem que a vogal é a base da construção da sílaba tanto na escrita (RODRIGUES, 2012) como na fala (HUNGRIA & ALBANO, 2016). A emergência da escrita não é equiparável à da fala, pois o repertório linguístico e cognitivo do...
Ver mais
Resumo: Estudos recentes do português brasileiro (doravante, PB) sugerem que a vogal é a base da construção da sílaba tanto na escrita (RODRIGUES, 2012) como na fala (HUNGRIA & ALBANO, 2016). A emergência da escrita não é equiparável à da fala, pois o repertório linguístico e cognitivo do pré-escolar é muito maior que o do bebê. Neste artigo, revisitamos esses estudos para argumentar que os efeitos observados são sócio-cognitivos, apesar de terem raízes biológicas. Propomos que as vogais constituem pontos de apoio em ambas as idades porque veiculam a prosódia, um componente indispensável da interação criança/adulto. Mesmo no início do balbucio, os bebês observados coordenavam a ação compartilhada à vocalização, graças a algumas vogais favoritas, acompanhadas de pouquíssimas consoantes, geralmente laríngeas. Além de variegar osLinguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., |VIII SENALE| p. 147-185, 2018 148turnos orais, a prosódia dá coesão e sentido a um discurso construído conjuntamente com os cuidadores. Analogamente, os pré-escolares observados "redigiam" e "liam" textos curtos durante atividades narrativas conjuntas, mesmo num estágio em que seu repertório gráfico era principalmente vocálico. Com estatísticas simples e excertos de transcrições de áudio, mostraremos que a imersão num ambiente estimulante facilita a construção da sílaba a partir dos seus constituintes de maior sonoridade, passo decisivo no percurso da criança rumo à fluência – tanto oral como de leitura
Ver menos
Abstract: Recent studies of Brazilian Portuguese (henceforth, BP) suggest that vowelsarethe basis for the construction of syllablesin writing (RODRIGUES, 2012) andin speech (HUNGRIA & ALBANO, 2016). The emergence of writing cannot be equated to that of speech, since the linguistic and cognitive...
Ver mais
Abstract: Recent studies of Brazilian Portuguese (henceforth, BP) suggest that vowelsarethe basis for the construction of syllablesin writing (RODRIGUES, 2012) andin speech (HUNGRIA & ALBANO, 2016). The emergence of writing cannot be equated to that of speech, since the linguistic and cognitive repertoire of the preschooler is much greater than that of the baby. In this article, we revisit these studies to claim that the observed effects are socio-cognitive, in spite of their biological roots. We proposethat thevowels constitute a scaffold for both age groups because they convey prosody, an indispensable component of child/adult interaction. Even at the beginning of babbling, the observed babies coordinated shared action with vocalization, thanks to some favorite vowels, accompanied by very few consonants, usually laryngeal. Besides variegating oral turns, prosody gives cohesion and meaning to a discourse built jointly with the caretakers. Similarly, the observed preschoolers could "write" and "read" short texts during joint narrative activities, even at a stage where their graphic repertoire was mostly vocalic. With simple statistics and audio transcription excerpts, we will show that immersion in a stimulating environment facilitates the construction ofthe syllable from its highest sonority constituents, a decisive step in children's path towards fluency -both oral and reading
Ver menos
Aberto
O papel da sílaba na aquisição da linguagem oral e escrita
Eleonora Albano, Mariana Hungria, Luciana Rodrigues
O papel da sílaba na aquisição da linguagem oral e escrita
Eleonora Albano, Mariana Hungria, Luciana Rodrigues
Fontes
Linguagem & ensino (Fonte avulsa) |