Avaliação da experiência dos estudantes e egressos da pós-graduação : uma proposta de metodologia
Ana Maria Carneiro, Adriana Bin, Cristiano Morini, Luciane Graziele Pereira Ferrero
ARTIGO
Português
[Evalution of graduate students and alumni experience]
Resumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando com o financiamento quase exclusivo do governo. Há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão e as trajetórias discentes após a...
Ver mais
Resumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando com o financiamento quase exclusivo do governo. Há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão e as trajetórias discentes após a conclusão. Alunos apresentam diferentes trajetórias, desde os que emendam a graduação com a pósgraduação até os que ingressam depois de muitos anos de carreira profissional. Este trabalho tem como bjetivo apresentar uma metodologia de estudos longitudinais desenvolvida para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos. O Programa de Pós-Graduação em Administração da Unicamp é utilizado como estudo de referência. Este artigo traz contribuição original para a prática de gestão dos programas de pós-graduação, apresentando o modelo de questionário utilizado visando a possibilidade de replicação em outros programas
Ver menos
Abstract: The postgraduate system in Brazil is one of the most robust in Latin America, relying almost exclusively on government funding. There are relatively few studies on students’ experiences during the course, success factors for completion, and post-completion career paths. Students follow...
Ver mais
Abstract: The postgraduate system in Brazil is one of the most robust in Latin America, relying almost exclusively on government funding. There are relatively few studies on students’ experiences during the course, success factors for completion, and post-completion career paths. Students follow different trajectories, ranging from those seamlessly transitioning from undergraduate to postgraduate studies to those entering after many years in their professional careers. The aim of this work is to present the methodology of longitudinal studies developed to assess the experience of students during their master’s/doctoral programs and to track the professional trajectories of alumni. The Graduate Program in Administration at Unicamp is used as a reference study. This article provides an original contribution to the management practice of postgraduate programs, presenting the questionnaire model used with the potential for replication in other programs
Ver menos
Aberto
Avaliação da experiência dos estudantes e egressos da pós-graduação : uma proposta de metodologia
Ana Maria Carneiro, Adriana Bin, Cristiano Morini, Luciane Graziele Pereira Ferrero
Avaliação da experiência dos estudantes e egressos da pós-graduação : uma proposta de metodologia
Ana Maria Carneiro, Adriana Bin, Cristiano Morini, Luciane Graziele Pereira Ferrero
Fontes
Revista brasileira de avaliação (Fonte avulsa) |