Palavreando em devir : uma travessia translíngue pela re(construção) de um aplicativo para aprendizagem de palavras em português-libras
Jéssica Vasconcelos Dorta
TESE
Português
T/UNICAMP D739p
[Palavreando on becoming]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Cláudia Hilsdorf Rocha, Ivani Rodrigues Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Resistir aos sentidos estabilizados, ressignificá-los e expandi-los de modo a escapar da lógica vigente que subalterniza línguas, comunidades e suas potências de vida. O desejo de contribuir com estudos e ações que confrontem essa lógica hegemônica, a qual afeta profundamente a vida das...
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Resumo: Resistir aos sentidos estabilizados, ressignificá-los e expandi-los de modo a escapar da lógica vigente que subalterniza línguas, comunidades e suas potências de vida. O desejo de contribuir com estudos e ações que confrontem essa lógica hegemônica, a qual afeta profundamente a vida das pessoas surdas, deu vida a esta tese. Nesse contexto, este trabalho, atravessado por uma perspectiva translíngue, tem como objetivo central discutir o processo de desenvolvimento de um aplicativo educacional (app), cujo design foi delineado em minha pesquisa de mestrado (DORTA, 2017). O aplicativo denominado Palavreando, voltado às comunidades surdas, foi idealizado com a pretensão de viabilizar um espaço no qual os surdos possam aprender palavras em português-libras ao mesmo tempo em que mobilizam e ampliam seus patrimônios vivenciais (MEGALE e LIBERALI, 2020) de forma discursiva, translíngue e multimodal. Nesta tese-travessia (LEROY, 2018), metodologicamente sustentada pela epistemologia da emergência pós-moderna (SOMERVILLE, 2007; 2008), investigo e narro o percurso do Palavreando desde sua concepção até sua materialização. Esta narrativa, portanto, envolve a apresentação e a discussão do design educacional do aplicativo, a problematização dos desafios técnicos enfrentados em relação à sua programação e a discussão sobre o desenvolvimento de um módulo didático que foi criado e utilizado de forma colaborativa com um grupo de alunos surdos para que o aplicativo pudesse ser alimentado com suas primeiras palavras. Dessa forma, as questões, os desafios e as experiências (educacionais e de pesquisa) discutidas alimentam a tessitura de uma narrativa complexa que, a partir de uma perspectiva decolonial e translíngue, responde ao objetivo central e aos principais pressupostos que possibilitaram o desenvolvimento desta tese, a saber: quais são os principais conflitos que marcaram o desenvolvimento de um aplicativo educacional cujo principal objetivo é auxiliar a comunidade surda a construir significados de forma multimodal e situada, bem como ampliar seu repertório linguístico e de vida? Como qualquer outro objeto de investigação, o Palavreando ganha corpo e vida de forma única e por meio de alianças colaborativas em meio a todas as adversidades estabelecidas por uma sociedade que sofre os efeitos opressivos do capitalismo e das forças neoliberais. A incontornável crença em um fazer diferente, a partir da construção de alianças desobedientes e disruptivas, em busca de outras sensibilidades de mundo (MIGNOLO, 2017), permitiu o surgimento de direcionamentos técnicos, teóricos e práticos no que diz respeito ao desenho e à construção do Palavreando, que, por sua vez, estão alinhados à pluralidade linguística, identitária e cultural que nos constitui. Como um recurso em constante devir, o Palavreando não pode ser considerado um objeto acabado e completo visando um lugar fixo ou uma meta a ser alcançada. O que emerge fortemente em suas travessias é uma energia potente que é profunda e dinamicamente nutrida pelo compromisso de abrir continuamente fendas e caminhos para novos significados, novos conhecimentos e novas subjetividades
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Abstract: To resist stabilized meanings, to re-signify them and to expand them in order to escape the current logic that subordinates languages, communities and their life potentialities according to its oppressive control. It was the desire to contribute to studies and to actions that confront this...
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Abstract: To resist stabilized meanings, to re-signify them and to expand them in order to escape the current logic that subordinates languages, communities and their life potentialities according to its oppressive control. It was the desire to contribute to studies and to actions that confront this hegemonic logic, which profoundly affects the lives of deaf people that gave life to this thesis. In this context, this work, marked by a translingual perspective, aims to discuss the process of development of an educational application (app) whose design was outlined in my master's research (DORTA, 2017). The app, called Palavreando, was aimed at deaf communities. The main purpose of Palavreando was to potentialize the emergence of a space in which deaf people could learn words in Portuguese-libras at the same time they could mobilizate and expand their funds of perejivanie (MEGALE and LIBERALI, 2020), in a discursive, translingual and multimodal way. In this tese-travessia (LEROY, 2018), methodologically based on the epistemology of postmodern emergence (SOMERVILLE, 2007; 2008), I investigate and narrate the journey of Palavreando from its conception to its materialization. Therefore, this narrative involves the presentation and discussion of the app educational design, the problematization of technical challenges faced regarding its programming, and the discussion regarding development of a didactic module which was collaboratively created and used with a group of deaf students so that the app could be filled with its first words. This way, the questions, challenges, and (research and educational) experiences discussed in this work nurture the weaving a complex narrative that responds to central objective and main assumptions that enabled the development of this thesis from a decolonial and translingual perspective: what are the main conflicts that marked the development of an app whose main goal is to help the deaf community to build meanings in a multimodal and situated way, as well as to expand their linguistic and life repertoire? Like any other object of investigation, Palavreando takes shape and is nurtured with life in a unique way and by means of collaborative alliances in the midst of all the adversity established by a society that suffers the oppressive effects of capitalism and neoliberal forces. The strong belief in doing otherwise, building disobedient and disruptive alliances, in search of other world sensibilities (MIGNOLO, 2017), allowed the emergence of technical, theoretical, and practical directions regarding the design and the building of Palavreando which in their turn are aligned with the linguistic, identity, and cultural plurality that constitutes us all. As a resource in constant becoming, Palavreando cannot be considered a finished and complete object aiming at a fixed place or goal to be reached. What strongly emerges in its crossings is a potent energy that is deeply and dynamically nurtured by the commitment to continually open cracks and paths to new meanings, new knowledges, and new subjectivities
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Aberto
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Orientador
Silva, Ivani Rodrigues, 1955-
Coorientador
Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
Avaliador
Vicentin, Karina Aparecida, 1979-
Avaliador
Abreu, Marcella dos Santos, 1982-
Avaliador
Cabello, Janaina, 1982-
Avaliador
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Jéssica Vasconcelos Dorta
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