Projeto Alvorada : inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional
Francisco Ubaldo Vieira Jr., Wania Tedeschi
ARTIGO
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[Alvorada Projetc]
Abstract: Reincidive of ex-offender is a matter of great importance and the lack of specific public policies further worsens this situation. The objective of this work was to report the experience of building and implementing an educational model for the productive inclusion of Prison Systems Former...
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Abstract: Reincidive of ex-offender is a matter of great importance and the lack of specific public policies further worsens this situation. The objective of this work was to report the experience of building and implementing an educational model for the productive inclusion of Prison Systems Former Inmate. Project articulated institutions in the areas of education, labor, and penal policies, with the participation of the São Paulo Department of Prison Administration and the National Penitentiary Department. Pedagogical project was built in two main stages: training and incubation. In the training stage, on-site classes were developed with technical, entrepreneurial, and social subjects
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Resumo: A reincidência de pessoas egressas do sistema prisional é assunto de grande importância e a falta de políticas públicas específicas para os egressos piora ainda mais esse quadro. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência da construção e implementação de um modelo educacional para...
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Resumo: A reincidência de pessoas egressas do sistema prisional é assunto de grande importância e a falta de políticas públicas específicas para os egressos piora ainda mais esse quadro. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência da construção e implementação de um modelo educacional para inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. O projeto articulou instituições nas áreas da educação, trabalho e políticas penais, com a participação da Secretaria de Administração Prisional de São Paulo e o Departamento Penitenciário Nacional. O projeto pedagógico foi construído em duas etapas principais: capacitação e incubação. Na etapa de capacitação foram desenvolvidas aulas presenciais com disciplinas técnicas, empreendedoras e de cunho social. Na etapa de incubação os tutores acompanharam os estudantes em estágios ou autogestão. Foram construídos métodos de seleção dos estudantes e indicadores dos resultados. O projeto foi implantado no Campus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Utilizou-se de três instrumentos para seleção dos estudantes: Teste Palográfico, Escala Fatorial de Socialização e entrevista. Foram selecionados 20 estudantes de 55 participantes do processo. A capacitação técnica teve duração de 5 meses com formação de eletricista instalador predial de baixa tensão com aulas em tempo integral. A incubação teve duração de 7 meses com 42% dos estudantes em estágio, 42% em autogestão e 10,5% sem atividade. Houve dificuldades na obtenção de estágios para os estudantes e até junho de 2021 nenhum participante reincidiu no sistema prisional
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Projeto Alvorada : inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional
Francisco Ubaldo Vieira Jr., Wania Tedeschi
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Francisco Ubaldo Vieira Jr., Wania Tedeschi
Fontes
Brazilian journal of development (Fonte avulsa) |