As visualidades na fabulação de Macunaíma
Francisco Galvão de França
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F844v
[Visualities in Macunaíma's fabulation]
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (116 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Márcio Barreto, Eduardo José Marandola Jr.
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: O presente estudo explora as submissões e insubmissões nas visualidades dos narradores de Macunaíma: os Taulipáng e Arekuná, Koch-Grünberg (1953/2006), Mário de Andrade (2017) e Joaquim Pedro de Andrade (1969), desde a sua oralidade como mito indígena até sua adaptação para o cinema....
Ver mais
Resumo: O presente estudo explora as submissões e insubmissões nas visualidades dos narradores de Macunaíma: os Taulipáng e Arekuná, Koch-Grünberg (1953/2006), Mário de Andrade (2017) e Joaquim Pedro de Andrade (1969), desde a sua oralidade como mito indígena até sua adaptação para o cinema. Partindo de exercício contracultural, que desdobra o conceito da visualidade moderna no universo indígena, de maneira a confrontar suas dualidades e tangências, a fabulação é esmiuçada em seus estímulos religiosos - quando suscitada como reflexo da inteligência diante do incompreensível; assim como políticos - nascida por uma vontade de unificar os desejos coletivos de um povo. Nessa trajetória, índices visuais encontrados nos mitos indígena e contemporâneo abrem espaço para um atravessamento das narrativas de Macunaíma, sob a luz dos cinco componentes da fabulação: a experimentação no real, o devir-outro, a fabulação do mito, a invenção de um povo por vir e a desterritorialização da linguagem, cada qual contaminado por um impulso visual, momento em que revelam suas nuances traduzidas nas alterações no tempo e nas transformações dos devires-outros, no esquecimento de componente fabulativo oculto, na existência de outras formas de desterritorialização da linguagem, na constatação de uma resiliência da visualidade indígena diante da colonização imagética contemporânea e na possibilidade de observar a mediação cultural por uma outra perspectiva
Ver menos
Abstract: The present study explores the submissions and non-submissions in the visualities of Macunaíma's narrators: the Taulipáng and Arekuná, Koch-Grünberg (1953/2006), Mário de Andrade (2017) and Joaquim Pedro de Andrade (1969), since their orality as myth indigenous until its adaptation for...
Ver mais
Abstract: The present study explores the submissions and non-submissions in the visualities of Macunaíma's narrators: the Taulipáng and Arekuná, Koch-Grünberg (1953/2006), Mário de Andrade (2017) and Joaquim Pedro de Andrade (1969), since their orality as myth indigenous until its adaptation for cinema. Starting from a countercultural exercise, which unfolds the concept of modern visuality in the indigenous universe, in order to confront its dualities and tangencies, the fable is scrutinized in its religious stimuli - when raised as a reflection of intelligence in the face of the incomprehensible; as well as political - born from a desire to unify the collective desires of a people. In this trajectory, visual indexes found in indigenous and contemporary myths open space for a crossing of Macunaíma's narratives, in the light of the five components of fable: experimentation in the real, becoming-other, the fable of myth, the invention of a people to come and the deterritorialization of language, each contaminated by a visual impulse, a moment in which they reveal their nuances translated into changes in time and transformations of becoming-others, in the forgetting of a hidden fabulative component, in the existence of other forms of deterritorialization of language. language, in the observation of the resilience of indigenous visuality in the face of contemporary image colonization and in the possibility of observing cultural mediation from another perspective
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Barreto, Márcio, 1961-
Orientador
Marandola Junior, Eduardo, 1980-
Coorientador
Wunder, Alik, 1974-
Avaliador
Rodrigues, Carolina Cantarino, 1977-
Avaliador
As visualidades na fabulação de Macunaíma
Francisco Galvão de França
As visualidades na fabulação de Macunaíma
Francisco Galvão de França