Pensando a educação ambiental sob o enfoque didático de natureza socioconstrutivista: contribuições do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental
Carla Gracioto Panzeri, Maurício Compiani, Laerte Alberto Junior
ARTIGO
Português
Resumo: Este trabalho aborda a relevância do enfoque didático de natureza socioconstrutivista na formação continuada de professores em educação ambiental. Nesse sentido, restringimos nossas discussões aos princípios socioconstrutivistas norteadores das práticas formativas realizadas no âmbito do...
Ver mais
Resumo: Este trabalho aborda a relevância do enfoque didático de natureza socioconstrutivista na formação continuada de professores em educação ambiental. Nesse sentido, restringimos nossas discussões aos princípios socioconstrutivistas norteadores das práticas formativas realizadas no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, a saber: a) articulação entre conhecimentos cotidianos e científicos na construção do conhecimento escolar, b) zona de desenvolvimento proximal e a prática docente e c) construção de conceitos à luz da mediação dialógica. Afirmamos que os resultados da adoção desse enfoque na formação de professores em educação ambiental foram: o acesso às ideias que os envolvidos no processo formativo possuíam sobre as questões ambientais enfocadas, o estabelecimento de um processo dialógico entre os diversos conhecimentos que os indivíduos possuíam sobre as questões e entre esses conhecimentos e aqueles produzidos pela ciência e a possível conexão entre o processo dialógico externo e o diálogo interno, no que diz respeito à construção de conceitos
Ver menos
Abstract: This paper discusses the relevance of a social constructivist teaching approach in teacher continuing education in environmental education. In this regard, we restrict our discussions to the constructivist principles that guide the training practices carried out under the 2000 Acre...
Ver mais
Abstract: This paper discusses the relevance of a social constructivist teaching approach in teacher continuing education in environmental education. In this regard, we restrict our discussions to the constructivist principles that guide the training practices carried out under the 2000 Acre Environmental Education Project, namely: a) relationship between spontaneous and scientific knowledge in the construction of school knowledge, b) zone of proximal development and teaching practice, and c) construction of concepts in light of dialogic mediation. We affirm that the results of adopting this approach in teacher training in environmental education are: access to the ideas that those involved in the training had on the discussed environmental issues, the establishment of a dialogic process among the variety of knowledge that individuals had about the issues and between that knowledge and science-based knowledge, and the possible connection between the external dialogic process and internal dialogue, regarding the construction of concepts
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/30088
Pensando a educação ambiental sob o enfoque didático de natureza socioconstrutivista: contribuições do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental
Carla Gracioto Panzeri, Maurício Compiani, Laerte Alberto Junior
Pensando a educação ambiental sob o enfoque didático de natureza socioconstrutivista: contribuições do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental
Carla Gracioto Panzeri, Maurício Compiani, Laerte Alberto Junior
Fontes
Pesquisa em educação ambiental (Fonte avulsa) |