Ensino de conhecimentos linguísticos : como trabalha uma professora em uma escola Jovem em Ação
Lucas dos Santos Costa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C823e
[Teaching linguistic knowledge ]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Nesta dissertação de mestrado, situada na Linguística Aplicada, buscamos compreender e discutir, de forma exploratória, as maneiras de trabalhar com conhecimentos linguísticos realizadas por uma professora de Língua Portuguesa, em uma escola Jovem em Ação de Gurupi (TO), nome dado às escolas...
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Resumo: Nesta dissertação de mestrado, situada na Linguística Aplicada, buscamos compreender e discutir, de forma exploratória, as maneiras de trabalhar com conhecimentos linguísticos realizadas por uma professora de Língua Portuguesa, em uma escola Jovem em Ação de Gurupi (TO), nome dado às escolas de Ensino Médio em tempo integral da rede de ensino estadual no Tocantins. Para isso, concebemos o ensino de conhecimentos linguísticos como ensino de saberes sobre fenômenos linguísticos nas dimensões sistêmica/gramatical, normativa, textual e discursiva (MENDONÇA, 2022); e concretizado por meio de práticas pedagógicas diversas. Tratamos do trabalho docente sobretudo como uma atividade interativa na qual são mobilizados saberes de várias origens sociais, no cotidiano escolar (CHARTIER, 2000, 2007; TARDIF, 2014; TARDIF; LESSARD, 2014). Usamos o método de estudo de caso qualitativo (FLICK, 2009; GERRING, 2019; YIN, 2015, 2016), por meio de um percurso transdisciplinar (SIGNORINI, 1998). Elegemos as seguintes categorias de análise das práticas docentes: objetos de ensino, objetivos de aprendizagem, materiais usados e estratégias didáticas. O processo de geração e coleta de dados desta pesquisa ocorreu em duas fases, entre novembro de 2022 e março de 2023, durante a implementação do Novo Ensino Médio na referida rede de ensino. Para obter os dados, utilizamos os instrumentos: a) questionário; b) observação participante com anotações; c) gravação das aulas; d) entrevistas semiestruturadas; e) diário de campo; f) conversas informais presenciais e via WhatsApp; g) documentos, como o Documento Curricular do Tocantins. Dentre 10 aulas de português observadas em uma turma de 1ª série, localizamos uma sequência completa de trabalho com verbo. Nessa sequência, identificamos 3 maneiras de ensino: a) exposição de categorias da gramática tradicional, com exemplos no nível da palavra e da frase; b) proposta de produção de "relatório" ou mapa mental sobre o que foi compreendido da exposição teórica; c) aplicação e correção de exercícios predominantemente de reconhecimento e classificação de exemplos no nível da palavra e da frase, com fundamento na gramática tradicional. Nossa principal conclusão é a de que o trabalho da professora, supostamente voltado à aprendizagem da metalinguagem sobre verbo, com fim em si própria, distanciou-se do trabalho prescrito no Documento Curricular do Tocantins - Ensino Médio, já que nesse documento não havia uma habilidade centrada nessa aprendizagem. Ao ensinar verbo, suas flexões e estrutura, a professora teve o objetivo de que os alunos aprendessem a conceituar verbos, categorizá-los, reconhecê-los em frases e/ou textos e flexioná-los. Usou materiais, como videoaula, vídeos com música, textos explicativos e atividades provenientes de páginas da internet. Mobilizou estratégias didáticas tradicionais e as mesclou com outras menos convencionais. Para a docente, a memorização de conjugações verbais seria um método eficiente para a aprendizagem dessas; e as atividades de fixação da metalinguagem sobre verbo precisariam anteceder as contextualizadas, que seriam de interpretação sobre sentidos de verbos em textos. Nessa perspectiva, o trabalho da professora se aproximou mais de caminhos consolidados no ensino tradicional de gramática
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Abstract: In this master's thesis, located in Applied Linguistics, we seek to understand and discuss, in an exploratory mode, the ways of working with linguistic knowledge carried out by a Portuguese language teacher, in a Jovem em Ação (Youth in action) school in Gurupi (TO), the name given to the...
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Abstract: In this master's thesis, located in Applied Linguistics, we seek to understand and discuss, in an exploratory mode, the ways of working with linguistic knowledge carried out by a Portuguese language teacher, in a Jovem em Ação (Youth in action) school in Gurupi (TO), the name given to the schools full-time high school in the state education network in Tocantins, Brazil. To this end, we conceive the teaching of linguistic knowledge as teaching knowledge about linguistic phenomena in the systemic/grammatical, normative, textual and discursive dimensions (MENDONÇA, 2022); and performed through diverse pedagogical practices. We treat teaching work mainly as an interactive activity in which knowledge from various social origins is mobilized in everyday school life (CHARTIER, 2000, 2007; TARDIF, 2014; TARDIF; LESSARD, 2014). We used the qualitative case study method (FLICK, 2009; GERRING, 2019; YIN, 2015, 2016), through a transdisciplinary path (SIGNORINI, 1998). We chose the following categories for analyzing teaching practices: teaching objects, learning objectives, materials used and teaching strategies. The process of generating and collecting data for this research took place in two phases, between November 2022 and March 2023, during the implementation of the New High School in that education network. To obtain the data, we used the following instruments: a) questionnaire; b) participant observation with notes; c) recording of classes; d) semi-structured interviews; e) field diary; f) informal conversations face to face and via WhatsApp; g) documents, such as the Tocantins Curricular Document. Among 10 Portuguese classes observed in a 1st grade class, we found a complete sequence of work with verbs. In this sequence, we identified 3 ways of teaching: a) exposure of traditional grammar categories, with examples at the word and sentence level; b) proposal to produce a "report" or mental map on what was understood from the theoretical presentation; c) application and correction of exercises predominantly recognizing and classifying examples at the word and sentence level, based on traditional grammar. Our main conclusion is that the teacher's work, supposedly focused on learning the metalanguage of verbs, as an end in itself, distanced itself from the work prescribed in the Tocantins Curricular Document - High School, since this document did not include a skill focused on this learning. When teaching verbs, their inflections and structure, the teacher's objective was for students to learn to conceptualize verbs, categorize them, recognize them in sentences and/or texts and inflect them. She used materials such as video lessons, videos with music, explanatory texts and activities from internet pages. She mobilized traditional teaching strategies and mixed them with less conventional ones. For the teacher, memorizing verb conjugations would be an efficient method for learning these; and the activities to consolidate the metalanguage of verbs would need to precede the contextualized ones, which would be to interpret the meanings of verbs in texts. In this sense, the teacher's work came closer to consolidated paths in traditional grammar teaching
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