Sociedade tecnológica : natureza, modernidade e os anos de 2020 - irrigações através da diversa arte visual contemporânea brasileira
Vannie Aurin Pavelski da Gama
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G14s
[Société technologique]
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (312 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Rafael de Brito Dias, Antonio Henrique Bernardes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Com o objetivo de reposicionar as relações interdisciplinares, interculturais e multiaxíferas nos debates das crises sistêmicas da modernidade a qual enfrentamos desde o século XX, as ecologias e estudos críticos da tecnologia considerando as novas mídias são unidos em uma trajetória social...
Ver mais
Resumo: Com o objetivo de reposicionar as relações interdisciplinares, interculturais e multiaxíferas nos debates das crises sistêmicas da modernidade a qual enfrentamos desde o século XX, as ecologias e estudos críticos da tecnologia considerando as novas mídias são unidos em uma trajetória social envoltas no estudo de ecossistemas tecnológicos e ecossistemas digitais. A presente pesquisa se dedica em traçar relações teóricas, históricas e críticas entre tecnologias, a sociedade moderna e as naturezas através do potencial artístico e da técnica da arte contemporânea, ao contexto ocidental. Através de um olhar panorâmico para a modernidade às problemáticas das décadas de 2020, para nossa relação com a tecnologia, com a máquina, a técnica, e a informação, e para o espaço cultural onde a arte se manifesta e é criada, compartilhada e experienciada, considera-se a voz e epistemologias de grupos sociais oprimidos, dentro das dinâmicas entre sociedade e Estado Brasileiro. Com metodologia qualitativa, revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, relato etnográfico – cuir e artístico – foram os objetivos da presente dissertação aprofundar e apresentar as seguintes possíveis relações: a problemática dos estudos das tecnologias de maneira crítica à modernidade sob abordagem histórica onde propõe-se reinterpretações das tecnologias enquanto diversidade tecnológica tanto em materialidade quanto em imaterialidade; tratar das condições do binômio natureza e tecnologia considerando sua importância para a aplicação de mudanças sistêmicas no design e projeto tecnológico bem como da compreensão do estado das naturezas por uma perspectiva decolonial; as relações técnicas entre tradição e digitalidade da arte contemporânea, ancoradas em teorias culturais de comunicação, informação e codificação das expressões artísticas através da dinâmica social em diversidade de comunidade, compreendendo a especificidade das múltiplas linguagens brasileiras, sem propor um modelo universalizante da questão da técnica na arte contemporânea brasileira; Compreender os laços históricos entre diversidade artística, diversidade social e história ambiental, e das relações anteriores à resiliência democrática brasileira dada a interpretação do ecossistema social enquanto interdependente entre tecnologias, sociodiversidades, culturas internas de comunidade e relações ambientais através da memória. Propõe-se, complementarmente, através do exercício imaginário sociotécnico com potencial de aplicabilidade, o projeto Almarte, um aplicativo interativo e banco de dados para arte contemporânea brasileira, sem fins lucrativos e sem o enfoque mercadológico, por geolocalização, onde qualquer pessoa brasileira pode, gratuitamente, registrar obras de arte contemporâneas visuais públicas com fotografias e fichas técnicas fluidas. A proposta do Almarte busca reconhecer a importância da participação democrática para acessibilidade da arte visual contemporânea, um possível ponto comum de interação entre tecnologia-ambiente-sociodiversidade. Reconhece-se possíveis limitações que modelos modernos apresentam para a sociedade contemporânea, simultaneamente, como das problemáticas em sociedades desiguais com relação às inovações tecnológicas dispositivas e ao acesso à informação, das quais a imagem da arte se faz parte intrínseca do alcance destas tecnologias e do próprio memorial simbólico coletivo a qual esta é difundida. A totalidade da presente pesquisa é envolta pela prioridade de uma abordagem ecológica, ecossistêmica e por sua vez, comunitária, abordando questões tradicionalmente distantes da temática das naturezas como a tecnologia e a cultura artística
Ver menos
Abstract: With the aim of repositioning interdisciplinary, intercultural and multi-axis relations in debates on the systemic crises of modernity that we have faced since the 20th century, ecologies and critical studies of technology considering new media are united in a social trajectory involved in...
Ver mais
Abstract: With the aim of repositioning interdisciplinary, intercultural and multi-axis relations in debates on the systemic crises of modernity that we have faced since the 20th century, ecologies and critical studies of technology considering new media are united in a social trajectory involved in the study of technological ecosystems and digital ecosystems. This research is dedicated to tracing theoretical, historical and critical relationships between technologies, modern society and nature through the artistic potential and technique of contemporary art, in the Western context. Through a panoramic look at modernity, the problems of the 2020s, our relationship with technology, machines, techniques, and information, and the cultural space where art manifests itself and is created, shared and experienced , the voice and epistemologies of oppressed social groups are considered, within the dynamics between society and the Brazilian State. With qualitative methodology, bibliographical review, documentary and field research, ethnographic report – cuir and artistic – the objectives of this dissertation were to deepen and present the following possible relationships: the problem of technology studies in a critical way to modernity under a historical approach where it proposes reinterpretations of technologies as technological diversity in both materiality and immateriality; address the conditions of the binomial nature and technology considering their importance for the application of systemic changes in technological design and project as well as understanding the state of nature from a decolonial perspective; the technical relationships between tradition and digitality in contemporary art, anchored in cultural theories of communication, information and coding of artistic expressions through social dynamics in community diversity, understanding the specificity of multiple Brazilian languages, without proposing a universalizing model of the issue of technique in Brazilian contemporary art; Understand the historical ties between artistic diversity, social diversity and environmental history, and the relationships prior to Brazilian democratic resilience given the interpretation of the social ecosystem as interdependent between technologies, sociodiversities, internal community cultures and environmental relationships through memory. It is proposed, in addition, through a socio-technical imaginary exercise with potential applicability, the Almarte project, an interactive application and database for Brazilian contemporary art, non-profit and without a marketing focus, by geolocation, where any Brazilian person can, for free, record public visual contemporary works of art with photographs and fluid technical sheets. Almarte's proposal seeks to recognize the importance of democratic participation for the accessibility of contemporary visual art, a possible common point of interaction between technology-environment-sociodiversity. Possible limitations that modern models present to contemporary society are recognized, simultaneously, as well as the problems in unequal societies in relation to technological innovations and access to information, of which the image of art is an intrinsic part of the reach of these technologies and the collective symbolic memorial to which it is disseminated. The entirety of this research is surrounded by the priority of an ecological, ecosystemic and, hence, community approach, addressing issues traditionally distant from the theme of nature, such as technology and artistic culture
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Dias, Rafael de Brito, 1982-
Orientador
Bernardes, Antonio Henrique, 1981-
Coorientador
Barreto, Márcio, 1961-
Avaliador
Silveira, Luciana Martha
Avaliador
Sociedade tecnológica : natureza, modernidade e os anos de 2020 - irrigações através da diversa arte visual contemporânea brasileira
Vannie Aurin Pavelski da Gama
Sociedade tecnológica : natureza, modernidade e os anos de 2020 - irrigações através da diversa arte visual contemporânea brasileira
Vannie Aurin Pavelski da Gama