Recursos educacionais abertos sobre desastres de origem natural : uma análise das potencialidades de uso no contexto escolar brasileiro
Breno Vasconcelos de Oliveira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4r
[Open educational resources about natural disastres]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Priscila Pereira Coltri
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências
Resumo: A dissertação explora o uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) como ferramentas educativas para aumentar a conscientização e a preparação sobre desastres naturais no ambiente escolar brasileiro. A pesquisa se inicia com uma contextualização sobre as mudanças climáticas e a crescente...
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Resumo: A dissertação explora o uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) como ferramentas educativas para aumentar a conscientização e a preparação sobre desastres naturais no ambiente escolar brasileiro. A pesquisa se inicia com uma contextualização sobre as mudanças climáticas e a crescente frequência e intensidade de desastres naturais, destacando a vulnerabilidade das comunidades humanas, especialmente aquelas em condições socioeconômicas desfavoráveis. A introdução ressalta a importância de uma educação pública de qualidade para a construção de uma sociedade capaz de lidar com tais desafios. O estudo tem como objetivo geral realizar um levantamento de REAs relacionados a desastres naturais no Brasil, e como objetivos específicos: identificar e catalogar esses recursos, formular indicadores para mensurar sua conformidade curricular e adequabilidade de formato, e traçar um panorama dos REAs voltados à promoção da cognição de situações de risco de desastres no Brasil. A fundamentação teórica aborda conceitos como os limites planetários, mudanças climáticas e eventos extremos, prevenção de desastres no Brasil, e a importância dos REAs. A pesquisa destaca que os desastres de origem natural resultam da combinação de eventos naturais e processos sociais, enfatizando a necessidade de uma cultura de prevenção baseada na educação. A metodologia empregada envolveu uma análise de conteúdo dos REAs disponíveis em repositórios digitais, utilizando categorias como ano de publicação, formatos, tipos de desastres abordados, e conformidade com as diretrizes curriculares brasileiras. Os resultados indicam uma escassez de recursos direcionados à prevenção de desastres e uma inadequação parcial dos materiais ao formato REA. O estudo conclui que, embora os REAs possuam grande potencial para a educação sobre desastres naturais, há necessidade de maior investimento na produção e adaptação desses recursos para atender às necessidades específicas do contexto escolar brasileiro. Recomenda-se a criação de diretrizes práticas para a elaboração e utilização eficaz desses materiais, promovendo uma educação que contribua para a conscientização, preparação e resiliência das comunidades diante de desastres naturais
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Abstract: The dissertation explores the use of Open Educational Resources (OER) as educational tools to enhance awareness and preparedness for natural disasters in the Brazilian school environment. The research begins with a contextualization of climate change and the increasing frequency and...
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Abstract: The dissertation explores the use of Open Educational Resources (OER) as educational tools to enhance awareness and preparedness for natural disasters in the Brazilian school environment. The research begins with a contextualization of climate change and the increasing frequency and intensity of natural disasters, highlighting the vulnerability of human communities, especially those in socioeconomically disadvantaged conditions. The introduction emphasizes the importance of quality public education in building a society capable of addressing such challenges. The study's general objective is to conduct a survey of OER related to natural disasters in Brazil, with specific objectives to: identify and catalog these resources, formulate indicators to measure their curricular conformity and format adequacy, and outline the panorama of OER aimed at promoting the cognition of disaster risk situations in Brazil. The theoretical framework addresses concepts such as planetary boundaries, climate change and extreme events, disaster prevention in Brazil, and the importance of OER. The research highlights that natural disasters result from a combination of natural events and social processes, emphasizing the need for a prevention culture based on education. The methodology employed involved content analysis of OER available in digital repositories, using categories such as year of publication, formats, types of disasters addressed, and conformity with Brazilian curricular guidelines. The results indicate a scarcity of resources directed at disaster prevention and a partial inadequacy of materials to the OER format. The study concludes that, although OER have great potential for education on natural disasters, there is a need for greater investment in the production and adaptation of these resources to meet the specific needs of the Brazilian school context. It recommends the creation of practical guidelines for the effective development and use of these materials, promoting an education that contributes to the awareness, preparedness, and resilience of communities in the face of natural disasters
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Aberto
Coltri, Priscila Pereira, 1980-
Orientador
Argollo Ferrão, André Munhoz de, 1965-
Avaliador
Zullo Junior, Jurandir, 1963-
Avaliador
Recursos educacionais abertos sobre desastres de origem natural : uma análise das potencialidades de uso no contexto escolar brasileiro
Breno Vasconcelos de Oliveira
Recursos educacionais abertos sobre desastres de origem natural : uma análise das potencialidades de uso no contexto escolar brasileiro
Breno Vasconcelos de Oliveira