O laboratório Jameson : transcodificações entre a teoria do cinema e a teoria literária
Wibsson Ribeiro Lopes
TESE
Português
T/UNICAMP L881L
[Jameson laboratory]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fabio Akcelrud Durão
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta tese investiga a obra de Fredric Jameson, tendo como foco os estudos sobre cinema desse autor. Interessamo-nos por entender como o crítico e teórico da Literatura lida com os filmes e como estes o auxiliam na construção de sua teoria e sua interpretação sobre a literatura e a estética....
Ver mais
Resumo: Esta tese investiga a obra de Fredric Jameson, tendo como foco os estudos sobre cinema desse autor. Interessamo-nos por entender como o crítico e teórico da Literatura lida com os filmes e como estes o auxiliam na construção de sua teoria e sua interpretação sobre a literatura e a estética. É justamente devido ao fato de Jameson partir da literatura e da teoria literária — assim como de uma forma de crítica dialética herdada de nomes como Hegel, Lukács, Adorno, Benjamin e outros — que ele traz um olhar próprio, com ganhos e contribuições para analisar e pensar textos cinematográficos. A hipótese que apresentamos é a de que a teoria de Jameson opera como um laboratório, no qual o autor está muito mais interessado em experimentar junto a conceitos e categorias pré-existentes, confrontando-os com objetos artísticos e vendo o que pode surgir desses experimentos, desenvolvendo hipóteses e caminhos para futuras pesquisas, do que chegar necessariamente a teses resolutivas ou fórmulas fechadas. Nessa experimentação reside uma prática que simultânea e contraditoriamente visa a uma formação político pedagógica de seu público leitor, alinhada a uma vontade de construir uma escrita teórica sofisticada e complexa, extraindo dessa escrita e posterior leitura uma relação de prazer que não é menos política, até por desafiar a linguagem hegemônica. A contradição que guia essa escrita é expressão do que é a Teoria como prática discursiva: tanto uma continuidade de uma série de impulsos utópicos e revolucionários herdados das vanguardas em luta no século XX, como também, ao mesmo tempo, a sua acomodação na máquina acadêmica. Essa contradição forma o laboratório teórico singular de Fredric Jameson. Além disso, esse laboratório se revela mais como uma postura do que como um método, um caminho para o profissional de letras que encara objetos culturais cinematográficos e audiovisuais. O percurso que traçamos para entender o funcionamento desse laboratório nos permitirá, por fim, entender como Jameson enriquece o entendimento do Realismo, do Modernismo e do Pós-modernismo, tríade de dominantes culturais que formam a coluna vertebral de sua obra
Ver menos
Abstract: This thesis investigates the work of Fredric Jameson, focusing on the author's film studies. We are interested in investigating how the critic and literary theorist deals with films and how they help construct his theory and interpretation of literature and aesthetics. It is precisely...
Ver mais
Abstract: This thesis investigates the work of Fredric Jameson, focusing on the author's film studies. We are interested in investigating how the critic and literary theorist deals with films and how they help construct his theory and interpretation of literature and aesthetics. It is precisely because Jameson starts from literature and literary theory - as well as from a form of dialectical criticism that he borrows from authors like Hegel, Lukács, Adorno, Benjamin and others - that he brings his own perspective, with gains and contributions to analyzing and thinking about cinematographic texts. The hypothesis we developed is that Jameson's theory operates like a laboratory, with the theorist much more interested in experimenting with pre-existing concepts and categories, confronting them with artistic objects and seeing what can emerge from these experiments, developing hypothesis and new paths to research, instead of necessarily arriving at resolutive theses or closed formulas, and in this experimentation lies a practice that simultaneously and contradictorily aims at the political-pedagogical training of its readership, aligned with a desire to construct sophisticated and complex theoretical writing, extracting from this writing and subsequent reading a relationship of pleasure that is no less political, not least because it challenges hegemonic language. The contradiction that guides this writing is an expression of what theory is as a discursive practice: both a continuation of a series of utopian and revolutionary impulses inherited from the vanguards in struggle in the 20th century and, at the same time, its accommodation in the academic machine. This contradiction forms Fredric Jameson's unique theoretical laboratory. Moreover, this laboratory reveals itself more as a stance than as a method, a path for the literary professional who faces cinematographic and audiovisual cultural objects. The path we have traced to understand how this laboratory works will finally allow us to understand how Jameson enriches our understanding of Realism, Modernism and Postmodernism, the triad of cultural dominants that form the backbone of his work
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Durão, Fábio Akcelrud, 1969-
Orientador
Tinti, Tauan Fernandes, 1985-
Avaliador
Pasini, Leandro, 1980-
Avaliador
Sauri, Emilio
Avaliador
O laboratório Jameson : transcodificações entre a teoria do cinema e a teoria literária
Wibsson Ribeiro Lopes
O laboratório Jameson : transcodificações entre a teoria do cinema e a teoria literária
Wibsson Ribeiro Lopes