Imperialismo e privatização do Ensino Superior em Rondônia (2003-2023) : a expansão descomunal das IES privadas e a dominação unilateral dos monopólios empresariais
Márcio Marinho Martins
TESE
Português
T/UNICAMP M366i
[Imperialism and privatization of Higher Education in Rondônia (2003-2023)]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (198 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mara Regina Martins Jacomeli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos históricos, econômicos e políticos da privatização do ensino superior brasileiro, o controle do capital especulativo na educação e a expansão e monopolização do ensino superior privado em Rondônia no período 2003-2023. A...
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Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos históricos, econômicos e políticos da privatização do ensino superior brasileiro, o controle do capital especulativo na educação e a expansão e monopolização do ensino superior privado em Rondônia no período 2003-2023. A problemática da pesquisa centra-se em desvendar as políticas educacionais para o ensino superior nesse período, suas vinculações com as diretrizes dos organismos multilaterais do imperialismo e como essas políticas se desenvolveram, visando concretizar o controle do setor privado do ensino superior pelo capital estrangeiro, considerando a especificidade do caso rondoniense. Nossa opção metodológica foi pelo Materialismo Histórico-Dialético, que nos permitiu entender as contradições existentes do período estudado, a relação entre estrutura e superestrutura, uma vez que a história é um processo contínuo. Aplicamos as categorias históricas e políticas Modo de Produção Capitalista e Imperialismo e as categorias do método Totalidade e Contradição. Primeiramente, buscamos compreender os aspectos econômicos e históricos que incidem sobre os processos de privatização da educação estatal/pública e do papel do Estado no contexto de crise do capitalismo. Essa pesquisa identificou que na última década ocorreu crescimento vertiginoso das instituições privadas de Ensino Superior, potencializado pelas condicionantes jurídicas garantidas pelas políticas educacionais, pelo financiamento estatal e propaganda massificada. O aumento da participação privada na educação superior, foi amplificado pela abertura de capitais de vários grupos educacionais na bolsa de valores, o que atraiu capital especulativo de grandes grupos econômicos com sede nas potências imperialistas, que de forma gradual foram se apossando das IES privadas brasileiras. Em Rondônia, esse processo se deu de forma mais acelerado, garantindo aos grandes conglomerados educacionais, controlados pelo capital especulativo e grandes grupos empresariais locais o maior percentual de matrículas na rede privada, se comparados ao restante do país
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Abstract: The present work aims to analyze the historical, economic and political assumptions of the privatization of Brazilian higher education, the control of speculative capital in education and the expansion and monopolization of private higher education in Rondônia in the period 2003-2023. The...
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Abstract: The present work aims to analyze the historical, economic and political assumptions of the privatization of Brazilian higher education, the control of speculative capital in education and the expansion and monopolization of private higher education in Rondônia in the period 2003-2023. The research problem focuses on unveiling educational policies for higher education in this period, their links with the guidelines of multilateral imperialist organizations and how these policies developed, aiming to implement the control of the private sector of higher education by foreign capital, considering the specificity of the Rondônia case. Our methodological option was Historical-Dialectical Materialism, which allowed us to understand the existing contradictions of the period studied, the relationship between structure and superstructure, since history is a continuous process. We apply the historical and political categories Capitalist Mode of Production and Imperialism and the categories of the Totality and Contradiction method. Firstly, we seek to understand the economic and historical aspects that affect the processes of privatization of state/public education and the role of the State in the context of the crisis of capitalism. Our research identified that in the last decade there has been a dizzying growth in private Higher Education institutions, boosted by the legal conditions guaranteed by educational policies, state financing and mass advertising. The increase in private participation in higher education was amplified by the opening of capital of several educational groups on the stock exchange, which attracted speculative capital from large economic groups based in the imperialist powers, which gradually took over Brazilian private HEIs. In Rondônia, this process took place more quickly, guaranteeing large educational conglomerates, controlled by speculative capital and large local business groups, the highest percentage of enrollments in the private network, compared to the rest of the country.
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Aberto
Jacomeli, Mara Regina Martins, 1965-
Orientador
Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Avaliador
Piolli, Evaldo, 1963-
Avaliador
Andreazzi, Maria de Fátima Siliansky de
Avaliador
Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Avaliador
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Márcio Marinho Martins
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