Educação e sociedade oitocentistas : sobre positivismo e currículo em uma escola popular
Alexandro Henrique Paixão, Hiago Vaccaro Malandrin
ARTIGO
Português
[Nineteenth century education and society]
Agradecimentos: Cf. Alexandro Henrique Paixão. "O público como um fenômeno eminentemente sociológico: problemas relativos à educação, literatura e estratificação social no tempo do romantismo" (Aux. Pesq. - Proc. Fapesp n. 2014/12370-0) e Hiago Vaccaro Malandrin. "A construção curricular do Liceu...
Ver mais
Agradecimentos: Cf. Alexandro Henrique Paixão. "O público como um fenômeno eminentemente sociológico: problemas relativos à educação, literatura e estratificação social no tempo do romantismo" (Aux. Pesq. - Proc. Fapesp n. 2014/12370-0) e Hiago Vaccaro Malandrin. "A construção curricular do Liceu Literário Português no Segundo Reinado no Brasil" (IC - Proc. Fapesp n. 2016/00923-0) e "Liceu Literário Português: a apropriação do Positivismo na construção curricular da instituição (1868-1888) (IC - Proc. CNPq/PIBIC/UNICAMP. Cota 2017). Agradecemos à FAPESP e ao CNPQ/PIBIC o financiamento das respectivas pesquisas
Ver menos
Resumo: Nesta pesquisa procuramos compreender a função social do Liceu Literário Português, agremiação portuguesa particular voltada para a instrução das camadas menos abastadas do Império, especialmente da comunidade de emigrantes portugueses situada no Município da Corte do Rio de Janeiro....
Ver mais
Resumo: Nesta pesquisa procuramos compreender a função social do Liceu Literário Português, agremiação portuguesa particular voltada para a instrução das camadas menos abastadas do Império, especialmente da comunidade de emigrantes portugueses situada no Município da Corte do Rio de Janeiro. Tentaremos demonstrar que o sentido de educação incorporado pela instituição oitocentista era composto em íntima relação com as ideias de Povo, Ordem e Progresso. Iremos descrever o sistema de decisão (política) e práticas pedagógicas que implicam no surgimento do Liceu durante a segunda metade do século XIX. Em seguida iremos reconstruir a trajetória histórica de composição curricular do Liceu Português. Por fim, estudaremos os processos de apropriação cultural do positivismo em dois momentos distintos - de organização (1868) e reorganização (1884) interna da instituição - segundo duas personalidades: Raymundo Teixeira Mendes e Reinaldo Carlos Montóro
Ver menos
Abstract: This work aims to comprehend the social function of the Liceu Literário Português, a private Portuguese union which strived for the instruction of the less fortunate people of the Brazilian Empire, especially the Portuguese immigrant community located at the Município da Corte of Rio de...
Ver mais
Abstract: This work aims to comprehend the social function of the Liceu Literário Português, a private Portuguese union which strived for the instruction of the less fortunate people of the Brazilian Empire, especially the Portuguese immigrant community located at the Município da Corte of Rio de Janeiro. We will attempt to demonstrate that an intimate relation between the concepts of People, Order and Progress composed the meaning of education incorporated by the nineteenth century institution. We will describe the decision system (politics) as well as the pedagogic practices that lead to the creation of the Liceu during the second half of the century. Following, our focus will be on the historical path leading to the school curriculum composition in the Liceu. Therefore, we will reconstruct the process of cultural appropriation from positivism in two distinct moments - of organization (1868) and reorganization (1884) in the institution internals - according to two historical figures: Raymundo Teixeira Mendes and Reinaldo Carlos Montóro
Ver menos
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP
2014/12370-0; 2016/00923-0
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
Aberto
Educação e sociedade oitocentistas : sobre positivismo e currículo em uma escola popular
Alexandro Henrique Paixão, Hiago Vaccaro Malandrin
Educação e sociedade oitocentistas : sobre positivismo e currículo em uma escola popular
Alexandro Henrique Paixão, Hiago Vaccaro Malandrin
Fontes
Revista leitura : teoria & prática (Fonte avulsa) |