Edtechs no Brasil : uma perspectiva sobre a automação e as transformações neoliberais no ensino superior privado
Quézia Salles Cabral Viana
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V654e
[Edtechs in Brazil ]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marta Mourão Kanashiro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação examina as transformações neoliberais no ensino superior privado brasileiro e sua relação com os processos de automação, especialmente no contexto das edtechs. A questão central que norteia esta pesquisa é: Qual é a transformação contemporânea que está ocorrendo na relação...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação examina as transformações neoliberais no ensino superior privado brasileiro e sua relação com os processos de automação, especialmente no contexto das edtechs. A questão central que norteia esta pesquisa é: Qual é a transformação contemporânea que está ocorrendo na relação que se dá entre educação, tecnologia e mercado? A partir do estudo de caso da GoKursos e dos canais de comunicação mais ativos da plataforma, reunimos uma amostra representativa dos principais aspectos trabalhados ao longo do texto, que evidenciam um embate de forças nas construções discursivas relacionadas à disputa pelo conceito de educação. As demandas de consumidores, extraídas de denúncias registradas no site Reclame AQUI, também compõem o conjunto de elementos tensionados nesse conflito. Do ponto de vista teórico-metodológico, os procedimentos adotados para a pesquisa documental foram influenciados pelo trabalho de Michel Foucault (1987) e buscaram fazer emergir um jogo de forças, atravessamentos, tensões, táticas e estratégias que atuam no tempo presente e configuram uma disputa pelos rumos e sentidos, no caso, da educação. A fundamentação teórica também se baseou em conceitos de autores, como Pierre Dardot e Christian Laval (2016), Wendy Brown (2018) e Franco Berardi (2014), que abordam temas, como individualização concorrencial, racionalidade neoliberal e transição do modelo de comunicação conjuntivo para o conectivo. Esses conceitos são essenciais para compreender as transformações no campo educacional e a influência da automação nas instituições de ensino superior e nas edtechs, muitas delas concebidas por instituições pertencentes ao oligopólio educacional, que detém mais de 75% das matrículas do ensino superior no país. As edtechs, como startups que fornecem soluções educacionais, desempenham um papel fundamental na reconfiguração da dinâmica entre os atores envolvidos, sobretudo entre alunos e professores. Tais soluções, no entanto, reforçam modos de subjetivação neoliberal e ameaçam a manutenção de valores, entre eles a solidariedade, o lado político da empatia. Todavia, não há como desassociar o fato de que, nesse processo, os discursos focados no lifelong learning, atrelados ao crescimento da educação à distância, também ganham popularidade e ressignificam a noção de educação. Afinal, é evidente que o aprendizado ao longo da vida opera em função de demandas mercadológicas, contribuindo, em última instância, para a formação de um sujeito empreendedor, submetido a um regime pautado pela racionalidade neoliberal, que promove a concorrência e visa à desativação da cidadania (BROWN, 2018). A dissertação se encerra sugerindo que estamos vivenciando um processo de transformação social e epistemológica, marcado pela disputa por um novo paradigma educacional, no qual as concepções sobre a educação e também sobre o humano são ressignificadas
Ver menos
Abstract: This thesis examines the neoliberal transformations in Brazilian private higher education and their relationship with automation processes, especially in the context of edtechs. The main question guiding this research is: What is the contemporary transformation that is taking place in the...
Ver mais
Abstract: This thesis examines the neoliberal transformations in Brazilian private higher education and their relationship with automation processes, especially in the context of edtechs. The main question guiding this research is: What is the contemporary transformation that is taking place in the relationship among education, technology and the market? Using the case study GoKursos and the two most active communication channels of the platform, we compiled a representative sample of two main aspects addressed throughout the text, demonstrating conflicting forces in the discursive constructions related to the contestation over the notion of education. The claims of consumers, extracted from registered complaints at the website Reclame AQUI, even constitute the set of elements under tension in this conflict. From a theoretical-methodological standpoint, the procedures used for documentary research are influenced by the work of Michel Foucault (1987) and aim to elaborate on a play of forces, traversals, tensions, tactics and strategies that influence the present and shape a dispute over the paths and the meanings of education. The theoretical foundation is also based on ideas from authors such as Pierre Dardot and Christian Laval (2016), Wendy Brown (2018) and Franco Berardi (2014), who address issues such as competitive individualization, neoliberal rationality, and transition from the conjunctive to the connective model. These concepts are essential for understanding the transformations in education and the impact of automation in higher education and edtechs, many of which were conceived by institutions, are part of the educational oligopoly, accounting for more than 75% of higher education enrollments in the country. As startups offering educational solutions, edtechs play a fundamental role in reshaping the dynamics among the involved actors, especially between students and teachers. These solutions, however, reinforce forms of neoliberal subjectivity and threaten the maintenance of values, including solidarity, the political side of empathy. Nevertheless, it cannot be separated from the fact that, in this process, the discourses on lifelong learning associated with the expansion of distance education have also gained popularity, giving new meaning to the notion of education. In the end, it is evident that lifelong learning operates on the basis of market demands, ultimately contributing to the formation of an entrepreneurial subject within a framework guided by neoliberal rationality, which promotes competition and aims at deactivating citizenship (BROWN, 2018). The thesis concludes by asserting that we are experiencing a social and epistemological transformation process characterized by a dispute for new educational paradigm, in which the notions of education and the human experience are undergoing redefinition
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Kanashiro, Marta Mourão, 1974-
Orientador
Evangelista, Rafael de Almeida, 1975-
Avaliador
Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
Avaliador
Edtechs no Brasil : uma perspectiva sobre a automação e as transformações neoliberais no ensino superior privado
Quézia Salles Cabral Viana
Edtechs no Brasil : uma perspectiva sobre a automação e as transformações neoliberais no ensino superior privado
Quézia Salles Cabral Viana