Integração holística da sustentabilidade ao planejamento estratégico das instituições de ensino superior
Francisco Elíseo Fernandes Sanches
TESE
Inglês
T/UNICAMP Sa55i
[Holistic incorporation of sustainability into strategic planning of higher education institutions]
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luiz Eduardo Gaio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Alcançar o desenvolvimento sustentável (DS) é o grande desafio da humanidade. Para tanto, o engajamento das organizações é pré-condição. Pelo que representam para a sociedade, as instituições de ensino superior (IES) têm um papel crucial ante a este desafio. Porém, há sinais de que elas se...
Ver mais
Resumo: Alcançar o desenvolvimento sustentável (DS) é o grande desafio da humanidade. Para tanto, o engajamento das organizações é pré-condição. Pelo que representam para a sociedade, as instituições de ensino superior (IES) têm um papel crucial ante a este desafio. Porém, há sinais de que elas se movem a passos lentos nesta direção, enfrentando barreiras detectadas há muito tempo e ainda não superadas, como a falta de estruturas que possam auxiliá-las a integrar a sustentabilidade ao seu processo de planejamento estratégico. Diante do que IES representam para a sociedade, essa integração deve ser holística, ou seja, de modo a abranger todas as áreas em que atuam. Diante disso, o objetivo principal desta tese é desenvolver um método para incorporação holística da sustentabilidade ao processo de planejamento estratégico das IES. Porém, face às barreiras representadas pela falta de entendimento dos conceitos que relacionam a sustentabilidade às organizações e do significado de "universidade sustentável", foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) analisar os conceitos que relacionam a sustentabilidade com as organizações em geral e avaliar se, e como, eles podem ser aplicados ao ensino superior; b) desenvolver um framework que represente a incorporação holística da sustentabilidade pelas IES; c) desenvolver um método para integração holística da sustentabilidade ao processo de planejamento estratégico das IES; e d) testar o método citado no objetivo anterior em uma IES. Para cumprir o objetivo a), um estudo conceitual foi realizado por meio da análise da literatura, onde mereceram destaque os seguintes conceitos: responsabilidade social corporativa (RSC), sustentabilidade corporativa (SC), triple bottom line (TBL), environmental, social and governance (ESG) e governança corporativa (GC) para a sustentabilidade. Para cumprir o objetivo b), adaptou-se uma estrutura denominada "Arquétipos de Modelos de Negócio Sustentáveis" e, em complemento, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL). Para elaborar o método de planejamento e testá-lo (objetivos específicos c) e d)), partiu-se de uma RSL com foco em artigos relacionados ao planejamento estratégico das IES e ao planejamento estratégico da sustentabilidade das organizações em geral. Como resultados, esse estudo propõe (i) o uso conjunto dos conceitos de RSC e SC, representados, respectivamente, pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pelo TBL acrescido da governança (TBL-G) para serem aplicados, respectivamente, aos subsistemas acadêmico e administrativo das IES; (ii) um framework, denominado Arquétipos de Ações Sustentáveis para as IES, que demonstra a incorporação holística da sustentabilidade pelas universidades, e (iii) um método para incorporação holística da sustentabilidade ao planejamento estratégico das IES. Tem-se a convicção que esta tese, de modo original, auxilia os profissionais que compõem as IES a incorporar de modo holístico a sustentabilidade às ações que desenvolvem ao transpor a teoria para a prática de forma simples e aplicável. Ela também auxilia a enfrentar diversas barreiras à transformação sustentável das IES: a escassez de estudos com abordagem holística; a falta de entendimento dos conceitos relacionados à sustentabilidade corporativa; e do significado da incorporação holística da sustentabilidade pelas IES. Acredita-se que os resultados deste estudo possam ser adaptados para organizações de outras áreas
Ver menos
Abstract: Achieving sustainable development (SD) is a pressing concern for humanity. To this end, the engagement of organizations is a prerequisite. Due to what they represent to society, higher education institutions (HEIs) play a pivotal role in facing this challenge. However, there are evident...
Ver mais
Abstract: Achieving sustainable development (SD) is a pressing concern for humanity. To this end, the engagement of organizations is a prerequisite. Due to what they represent to society, higher education institutions (HEIs) play a pivotal role in facing this challenge. However, there are evident indications that higher education is progressing slowly toward SD, encountering long-standing barriers, such as the lack of structures that can help them integrate sustainability into their strategic planning process. This integration, given what HEIs represent for society, must be holistic, that is, to cover all areas in which they operate. Therefore, the primary objective of this thesis is to develop a method for holistically integrating sustainability into the strategic planning process of HEIs. However, given the barriers represented by the lack of understanding of the concepts that relate sustainability to organizations and the meaning of "sustainable university", the following specific objectives were established: a) analyze the concepts that relate sustainability to organizations in general and evaluate whether, and how, they can be applied to higher education; b) develop a framework that represents the holistic incorporation of sustainability by HEIs; c) develop a method for holistic integration of sustainability into the strategic planning process of HEIs; and d) test the method mentioned in the previous objective in an HEI. To fulfill objective a), a conceptual study was carried out through literature analysis, where the following concepts were highlighted: corporate social responsibility (CSR), corporate sustainability (SC), triple bottom line (TBL), environmental, social and governance (ESG) and corporate governance (CG) for sustainability. To achieve objective b), a structure called "Sustainable Business Models Archetypes" was adapted. In addition, a systematic literature review (SLR) was carried out. To develop the planning method and test it (specific objectives c) and d)), an SLR focusing on articles related to the strategic planning of HEIs and the strategic planning of sustainability in organizations in general was carry out. As results, this study proposes (i) the joint use of CSR and SC, represented, respectively, by the Sustainable Development Goals (SDGs) and the TBL plus governance (TBL-G) to be applied, respectively, to the academic and administrative subsystems of HEIs; (ii) a framework, termed Sustainability Actions Archetypes for HEIs, which demonstrates the holistic incorporation of sustainability in universities, and (iii) a method for holistic incorporation of sustainability into the strategic planning of HEIs. Has been the conviction that this thesis, in an original way, helps HEIs professionals to holistically incorporate sustainability in their actions by transposing theory into practice in a simple and applicable way. It also aids in tackling several barriers to the sustainable transformation of HEIs: the scarcity of studies adopting a holistic approach; the lack of understanding of corporate sustainability related concepts; and the lack of comprehension of the holistic incorporation of sustainability by HEIs. It is believed that the results of this study can be adapted to organizations in other areas
Ver menos
Aberto
Gaio, Luiz Eduardo, 1983-
Orientador
Anholon, Rosley, 1979-
Avaliador
Caldana, Adriana Cristina Ferreira
Avaliador
Rampasso, Izabela Simon, 1993-
Avaliador
Integração holística da sustentabilidade ao planejamento estratégico das instituições de ensino superior
Francisco Elíseo Fernandes Sanches
Integração holística da sustentabilidade ao planejamento estratégico das instituições de ensino superior
Francisco Elíseo Fernandes Sanches