Uso de técnicas de inteligência artificial : análise de sentimento das comunicações do Banco Central e correlação com o preço de ativos financeiros
José Antonio Moreira Schewinsky Junior
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sch2u
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso on-line (75 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Romis Attux
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir para o entendimento acerca de como a comunicação de políticas econômicas influenciam ativos financeiros, especialmente o mercado de ações e taxas de juros, por meio de uma investigação do sentimento presente nas comunicações do...
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Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir para o entendimento acerca de como a comunicação de políticas econômicas influenciam ativos financeiros, especialmente o mercado de ações e taxas de juros, por meio de uma investigação do sentimento presente nas comunicações do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BCB) e do cálculo da correlação com o preço desses ativos financeiros. A motivação se deu pela importância direta das taxas de juros na vida cotidiana das pessoas, que está muito além do mercado financeiro, influenciando desde o custo do crédito e financiamento de imóveis até as taxas de poupança e investimento. Alterações nas políticas de juros afetam diretamente a economia real, impactando consumo, emprego e crescimento econômico, tornando o Banco Central um importante instrumento para funcionamento do Estado como motor central da economia, conforme proposto por Keynes (1936). A importância do Banco Central está também em proteger o país das flutuações externas, garantindo a soberania nacional, como destacado por Nieri (2021). Este trabalho enfatiza a importância de uma comunicação eficaz por parte dos bancos centrais e formuladores de políticas, a fim de garantir que suas intenções sejam compreendidas pelos agentes de mercado, minimizando assim a volatilidade desnecessária. Também trata sobre a capacidade dos agentes econômicos de compreender os objetivos das ações econômicas futuras tomadas pelos formuladores de políticas econômicas, por meio da comunicação que estes realizam. Conforme dito por um dos responsáveis por essa comunicação no Banco Central Americano, Bernanke, "Influenciar as expectativas do público sobre ações políticas futuras tornou-se uma ferramenta crítica (…)" (2011 p. 2, tradução própria). O estudo realizado por Máté, Sebõk e Barczikay (2021) analisou como a comunicação pública do Conselho onetário do Banco Central da Hungria afetou os rendimentos dos títulos soberanos húngaros. Aplicando técnicas de análise de texto, como um dicionário de sentimentos, os autores encontraram que o forward guidance tem um efeito intra-anual nas expectativas de mercado, nos rendimentos dos títulos e na volatilidade das taxas de juros. A integração de técnicas de aprendizado de máquina com análises macroeconômicas proporciona uma nova perspectiva na previsão e interpretação de dados econômicos. Utilizando modelos avançados de processamento de linguagem natural, é possível analisar grandes volumes de comunicações e documentos econômicos com maior precisão. Estes modelos permitem identificar tendências implícitas e prever reações de mercado com base nas comunicações do Banco Central, enriquecendo a análise tradicional e oferecendo insights mais profundos sobre a política econômica, conforme discutido por Doh, Kim e Yang (2021). Desta forma, a capacidade de prever a reação de mercado com base em análise de sentimento é uma importante ferramenta para balizar a formulação de políticas econômicas eficazes através de uma comunicação clara e estratégica, conhecida como forward guidance. Forward guidance é a prática de orientar as expectativas do mercado sobre a futura trajetória das políticas monetárias, influenciando assim as decisões econômicas dos agentes no presente, conforme destacado por Moller e Rechmann (2021). Historicamente, a política monetária era conduzida principalmente através do controle de taxas de juros de curto prazo, mas, com o tempo, o papel da comunicação e da transparência aumentou significativamente, principalmente após a Crise de 2008, conforme destacado por Alfieri, Eratalay, Lapitskaya e Sharma (2022). O estudo de Máté, Sebõk e Barczikay (2021), realizado na Hungria, também corrobora essa evolução, mostrando que a comunicação do Banco Central Europeu pode influenciar diretamente os retornos dos ativos financeiros, mesmo em economias fora da zona do euro. O estudo também mostrou que a eficácia do forward guidance varia de acordo com a jurisdição e o contexto econômico específico de cada país. No contexto do Banco Central Europeu, por exemplo, a análise das comunicações revelou que a ordem e a ênfase das mensagens pode alterar significativamente as expectativas do mercado, conforme discutido por Alfieri, Eratalay, Lapitskaya e Sharma (2022). Neste trabalho, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente sobre análise de sentimento e sua aplicação no mercado financeiro, destacando estudos que demonstram a influência das comunicações de bancos centrais sobre os mercados. Foram coletados comunicados do Banco Central do Brasil, a partir de todas as comunicações disponíveis e foram utilizadas apenas as comunicações divulgadas durante o período de câmbio flutuante, de forma a garantir maior robustez da análise. Foram utilizados algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN), de modelos de pares tópico / modificador e modelos de inteligência artificial pré-treinados como o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), para classificar os sentimentos em categorias positivas, negativas e neutras, em uma escala que varia de -1 até 1, como feito por Doh, Kim e Yang (2021). Com os dados de sentimento em mãos, foi aplicada a análise de correlação para investigar a relação entre o sentimento das comunicações do BCB e as variações diárias nos preços dos ativos financeiros selecionados. Os resultados indicam que existe uma correlação entre o sentimento das comunicações do BCB e as variações nos preços dos ativos financeiros. Especificamente, comunicados com tom positivo tendem a estar associados a aumentos nos preços das ações e diminuição da mediana das expectativas de mercado para juros para o futuro. Já os comunicados com tom negativo tendem a estar associados a quedas nos preços das ações e aumentos da mediana das expectativas de ercado para juros para o futuro. Estes achados sugerem que o mercado financeiro, que pode ser entendido como um proxy rápido para a economia real, reage não apenas ao conteúdo explícito das políticas anunciadas, mas também ao sentimento implícito nas comunicações. Por fim, este estudo destaca a relevância da transparência e da clareza nas comunicações do Banco Central, sugerindo áreas para possíveis pesquisas futuras, como a expansão do escopo para incluir outros tipos de comunicação do BCB e de outros bancos centrais. A análise de sentimento, portanto, pode servir como uma ferramenta complementar na formulação de políticas econômicas, ajudando a prever reações do mercado e ajustando a comunicação para alcançar os objetivos desejados
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Abstract: Not informed
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