História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
Leandro Sapiensa Galvão Leal
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L473h
[History for what?]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristina Meneguello
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A proposta deste estudo consiste em um trabalho com fontes e interpretação de narrativas historiográficas voltadas para o ensino, examinando possíveis convergências entre a História Digital e as Humanidades Digitais. Como objetos de análise, destacam-se a Olimpíada Nacional em História do...
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Resumo: A proposta deste estudo consiste em um trabalho com fontes e interpretação de narrativas historiográficas voltadas para o ensino, examinando possíveis convergências entre a História Digital e as Humanidades Digitais. Como objetos de análise, destacam-se a Olimpíada Nacional em História do Brasil - Unicamp, e as experiências com a organização e orientação de estudos com equipes participantes desde 2009. As discussões historiográficas envolvidas pautam-se por linguagens e referenciais decoloniais, inclusivas das minorias, das periferias, do multicultural e intercultural. Apresentamos reflexões sobre a educação histórica, mediada por recursos digitais, inseridas no campo de estudos sobre mudanças nas formas de ensinar e aprender História. Em diálogo com a teoria crítica, acerca da atualidade dos conceitos de formação e semiformação cultural de Theodor Adorno, fundamentada por estudos mais recentes sobre este pensador, buscamos cruzamentos teóricos que sustentam o caráter insurgente como possibilidade educativa não meramente reprodutiva. Em meio ao debate sobre Humanidades Digitais e o lugar da História na educação, apresentamos apontamentos que aproximam este referencial ao pensamento decolonial. A coleta de dados foi realizada a partir dos materiais do acervo da ONHB, análises sobre estrutura, organização e perspectivas historiográficas do evento. Nesse intento, foram elaborados questionários online, como roteiros estruturados de entrevistas com a coordenação da ONHB, membros da comissão organizadora e equipe técnica. Paralelamente, foi elaborado um formulário digital, destinado a professores e estudantes participantes das edições olímpicas, na busca por informações que corroboraram com a compreensão das hipóteses levantadas por esta pesquisa. Como resultado, as análises realizadas serviram de base para a elaboração de materiais digitais, que foram disponibilizados publicamente por meios digitais, no site/blog "História para quê?". Pretendemos, com essa proposta, estabelecer conexões com outros docentes e estudantes que se voluntariem a colaborar na continuidade do projeto
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Abstract: The purpose of this study consists in a work with sources and interpretation of historiographical narratives focused on teaching, examining possible convergences between Digital History and Digital Humanities. As objects of analysis, we highlight the National Olympics in Brazilian History...
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Abstract: The purpose of this study consists in a work with sources and interpretation of historiographical narratives focused on teaching, examining possible convergences between Digital History and Digital Humanities. As objects of analysis, we highlight the National Olympics in Brazilian History - Unicamp, and the experiences with the organization and orientation of studies with participating teams since 2009.The historiographical discussions involved are guided by decolonial languages and references, including minorities, the peripheries, the multicultural and intercultural. We present reflections on historical education, mediated by digital resources, inserted in the field of study about changes in the ways of teaching and learning History. In dialogue with critical theory, about the actuality of Theodor Adorno's concepts of cultural formation and semi-formation, based on more recent studies from this thinker, we seek theoretical intersections that support the insurgent character as an educational possibility not merely reproductive. Amid the debate on Digital Humanities and the place of History in education, we present notes that bring this reference closer to decolonial thought. Data collect was performed using materials from the ONHB collection, analyses of the structure, organization, and historiographic perspectives of the event. For this purpose, online questionnaires were prepared, such as structured interview scripts with the coordination of the ONHB, members of the organizing committee and the technical team. At the same time, a digital form was created, aimed at teachers and students participating in the Olympic editions, in the search for information that corroborated the understanding of the hypotheses raised by this research. As a result, the analyzes carried out served as the basis for the preparation of digital materials, which were made publicly available by digital media, on the website/blog "História para quê?". With this proposal, we intend to establish connections with other professors and students who volunteer to collaborate in the continuity of the project
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Aberto
História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
Leandro Sapiensa Galvão Leal
História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
Leandro Sapiensa Galvão Leal