Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em língua portuguesa do Campus da UPFA em Altamira : formação para a docência na educação básica, projetos em disputa
Itamar Zuqueto Serra Neto
TESE
Português
T/UNICAMP Se68h
[Life stories and the academic / professional development of portuguese teaching majors in Altamira city's campus, Federal University of Pará (UFPA)]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (254 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: A presente tese objetiva estabelecer diálogo entre as histórias de vida e formação dos estudantes do curso de licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir da UFPA, Campus de Altamira, por meio de narrativas (auto)biográficas dos participantes dos...
Ver mais
Resumo: A presente tese objetiva estabelecer diálogo entre as histórias de vida e formação dos estudantes do curso de licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir da UFPA, Campus de Altamira, por meio de narrativas (auto)biográficas dos participantes dos Seminários de pesquisaformação, com o Projeto Político Pedagógico do Curso e os documentos oficiais sobre formação inicial do professor, tendo em conta o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na educação básica. Tomando como como referência a abordagem teórico-metodológica narrativa e (auto)biográfica, esta pesquisa desenvolve um estudo sobre a formação inicial do professor de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, acompanhando um grupo de 05 alunos ingressantes no período entre os anos 2018 a 2021, a partir do currículo do referido curso. O estudo foi realizado por meio das narrativas (auto)biográficas dos participantes, construídas em seminários de Pesquisaformação (JOSSO, 2004), com foco na formação proposta no seu projeto pedagógico, considerando um diálogo entre as experiências dos participantes e as necessidades da atuação docente, em face do perfil do egresso emanado do currículo de graduação. Foi desenvolvido, também, estudo documental, incluindo o Projeto Político Pedagógico do referido curso e a Resolução n.º 2/2019, substituta da Resolução n.º 2/2015, que discorre sobre as diretrizes nacionais para a formação inicial docente. Desse modo, problematiza-se e questiona-se: o que nos ensinam as histórias de vida e formação dos estudantes sobre os processos formativos vividos ao longo do curso e no contexto da pandemia de Covid-19? Como se dão as dinâmicas de formação em meio às tensões e atravessamentos entre o perfil do egresso, presente no Projeto Pedagógico do Curso de Letras, da UFPA, Campus de Altamira, e o concebido nos documentos oficiais, referentes à formação inicial do professor, tendo em conta o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica? Retomando os itinerários e caminhos percorridos, pode-se destacar, dentre as lições aprendidas com as histórias de vida dos estudantes, que o ensino remoto emergencial, mesmo para aqueles que tiveram as condições socioeconômicas de acessá-lo, se revelou, não só no Brasil, mas no mundo todo, uma solução incapaz de substituir a interação face a face em sala de aula. Com atenção ao debate nacional sobre o currículo e a formação docente, e estando o país mergulhado em uma grave crise sanitária e política, o estudo documental e as narrativas dos graduandos em Letras indicam um retrocesso, tendo em vista que a Resolução... de 2019 desenhou um perfil de egresso com menos atribuições profissionais para atuar no "mercado de trabalho". Nesse sentido, uma outra lição, se impôs: a necessidade de (re)pensar a finalidade da formação docente, no sentido de vislumbrar uma abordagem ampla, crítica e sensível
Ver menos
Abstract: This doctoral dissertation aims at establishing a dialog between life stories and the academic / professional development of Portuguese teaching majors at the College of Languages Dalcídio Jurandir, Altamira city’s campus, UFPA. This dialog is established through (auto)biographical...
Ver mais
Abstract: This doctoral dissertation aims at establishing a dialog between life stories and the academic / professional development of Portuguese teaching majors at the College of Languages Dalcídio Jurandir, Altamira city’s campus, UFPA. This dialog is established through (auto)biographical narratives of participants in the Seminars on pesquisaformação: a type of research related to teaching studies (JOSSO, 2004), the Political-Pedagogical Project of the Portuguese Undergraduate Course (PPPPUC) and the official documents on the initial academic / professional development of teachers, considering the process of Portuguese teaching and learning in basic education. Based on the narrative and (auto)biographical theorical-methodological approach, this research develops a study on the initial academic / professional development of Portuguese teachers at the College of Languages Dalcídio Jurandir observing a group of five students who enrolled at college between 2018 and 2021, taking into consideration the course curriculum. The study was conducted through the participants’ (auto)biographical narratives, constructed in the Seminars on pesquisaformação, focusing on the academic / professional development proposed on the PPPPUC, considering a dialog between the participants’ experiences and the demands related to teaching, in light of the graduate student’s profile that was born from the curriculum in question. A documental study was also developed, including the PPPPUC and the Resolution 02/2019, which substituted the Resolution 02/2015; the former discusses the national guidelines related to the teachers’ initial academic / professional development. Regarding all these aspects of the research, we discuss the following: what could be learned from the life stories and the majors’ development on the formative processes lived along the course in the context of the COVID-19 pandemic? What factors contribute to the processes of academic / professional development when it comes to the tensions which pervade the graduate student’s profile in question, present in the PPPPUC at the College of Languages Dalcídio Jurandir, Altamira city’s campus, UFPA, and the one originated from the official documents abovementioned, considering the process of teaching and learning Portuguese in basic education? Concerning the paths taken, it is possible to highlight, among the lessons learned from the students’ life stories, the fact that the urgent remote teaching proved to be a solution uncapable to replace the face-to-face interaction in the classroom, even regarding students who had socioeconomic conditions to access this type of teaching. This was true not only in Brazil, but also worldwide. Considering our national debate on the curriculum and on the teachers’ academic / professional development, and our country drowning in severe sanitary and political crises, the documental study and the students’ narratives indicate retrogression concerning the 2019 Resolution… . Regarding this document, it designed the profile of the graduate student as the one who has fewer professional attributions to work in the "labor market". Therefore, another lesson can be learned: the need to (re) think the aim of the teachers’ academic / professional development, so we are able to glimpse a comprehensive, critical, and sensitive approach
Ver menos
Aberto
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Orientador
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Avaliador
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Avaliador
Serodio, Liana Arrais, 1959-
Avaliador
Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Avaliador
Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em língua portuguesa do Campus da UPFA em Altamira : formação para a docência na educação básica, projetos em disputa
Itamar Zuqueto Serra Neto
Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em língua portuguesa do Campus da UPFA em Altamira : formação para a docência na educação básica, projetos em disputa
Itamar Zuqueto Serra Neto