Práticas de leitura : o texto literário no ensino médio público hoje
Eduardo Dias da Silva, Renato de Oliveira Dering, Robson Coelho Tinoco
ARTIGO
Português
[Practices of reading]
Resumo: Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é...
Ver mais
Resumo: Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é considerado pelos alunos da Educação Básica, como um todo, uma árdua tarefa, o que torna um dos principais complicadores para as práticas de leitura que fomentem a formação de leitores. Pretendemos, por meio desta pesquisa qualitativa, apresentar alguns caminhos para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas adquirirem o hábito e o prazer de praticar leituras literárias dentro e fora da esfera escolar. Percebemos que, apesar das indicações sugeridas nesse artigo, o gosto pelos textos literários é uma constante que se faz desde sempre, muito antes, inclusive, do período de escolarização, portanto, competindo a todos -sociedade em geral - fomentar espaços, políticas e formação para que práticas de leituras literárias façam parte do cotidiano de todos
Ver menos
Abstract: Reading to understand the world, having reading as an instrument of access to it and the school environment, as one of the spaces to develop the taste for reading, are key elements in the development of literary reading practices among the youngsters from High School. The literary text is...
Ver mais
Abstract: Reading to understand the world, having reading as an instrument of access to it and the school environment, as one of the spaces to develop the taste for reading, are key elements in the development of literary reading practices among the youngsters from High School. The literary text is still considered by the students of the Basic Education, as a whole, an arduous task, which makes one of the main complicators for the practices of reading that foment the formation of readers. We intend, through this qualitative research, to present some ways for teachers and high school students in public schools to acquire the habit and the pleasure of practicing literary readings inside and outside the school sphere. We have noticed that, despite the suggestions suggested in this article, the taste for literary texts is a constant that has always existed, long before, even the period of schooling, therefore, it is up to everyone -society in general -to foster spaces, policies and training so that practices of literary readings are part of the daily life of all
Ver menos
Aberto
Práticas de leitura : o texto literário no ensino médio público hoje
Eduardo Dias da Silva, Renato de Oliveira Dering, Robson Coelho Tinoco
Práticas de leitura : o texto literário no ensino médio público hoje
Eduardo Dias da Silva, Renato de Oliveira Dering, Robson Coelho Tinoco
Fontes
Fólio: Revista de Letras (Fonte avulsa) |