Microbiota do sistema digestório humano : uma abordagem no ensino médio por meio de gamificação
Denise Souza Campos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C157m
[Microbiota of the human digestive system]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Helena Cristina de Lima Barbosa
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Biologia
Resumo: A microbiota humana é constituída por comunidades microbianas diversas, tal como bactérias, vírus e fungos, os quais residem em diversas regiões no nosso corpo, podendo estabelecer uma relação simbiótica, participando da homeostase. Porém, muitos microrganismos são patogênicos, isso faz com...
Ver mais
Resumo: A microbiota humana é constituída por comunidades microbianas diversas, tal como bactérias, vírus e fungos, os quais residem em diversas regiões no nosso corpo, podendo estabelecer uma relação simbiótica, participando da homeostase. Porém, muitos microrganismos são patogênicos, isso faz com que estudantes, no geral, associem esses seres apenas a esse aspecto. Há muitos estudos que estão buscando distinguir e identificar os microrganismos que constituem a microbiota humana e já se sabe que a maioria deles habita a região intestinal e desempenha papel importante no controle de microrganismos patogênicos, produção de vitaminas e participam de respostas imunomoduladoras. Fatores externos, como má alimentação, uso constante de medicamentos como antibióticos, a idade, hábitos de vida como o sedentarismo, tipo de parto, estão associados ao perfil da microbiota do indivíduo. Dependendo da microbiota residente, ela pode estar relacionada em partes à problemas como obesidade, problemas cardiovasculares, digestivos, psíquicos dentre outros. Diante disso, ressalta-se a relevância de ensinar sobre a importância de adotar hábitos de vida que possam ajudar a constituir uma microbiota saudável, como uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis, evitando doenças crônicas causadas pela disbiose, continuamente discutida pela comunidade científica. Para isso, este trabalho teve como objetivo inserir o tema, como forma de integrar o conhecimento sobre o sistema digestório e identificar o grau de conhecimento dos alunos sobre a função, presença e benefícios promovidos pelos microrganismos que habitam o corpo humano, especialmente a microbiota intestinal. Foi aplicada uma sequência didática baseada no ensino por investigação e gamificação utilizando materiais diversificados e acessíveis, como um jogo de tabuleiro, palavras cruzadas, pesquisa direcionada, leitura de um texto de cunho científico e produção de folder para divulgação para a comunidade escolar. O jogo de tabuleiro que compõe a sequência didática intitulado "Batalha da Microbiota", foi produzido e aplicado em dois formatos, analógico e digital, ao final os estudantes indicaram como modelo preferido, no caso, o preferido foi o formato analógico. Na comparação entre os questionários pré e pós-teste foram observadas diferenças significativas em todos os testes aplicados, e foi possível perceber que as estratégias utilizadas foram capazes de melhorar e estimular o aprendizado, bem como levar a reflexão sobre a importância de adotar bons hábitos para desfrutar dos benefícios de uma eubiose intestinal
Ver menos
Abstract: The human microbiota is made up of a variety of microbial communities, such as bacteria, viruses and fungi, which reside in different regions of our body and can establish a symbiotic relationship, participating in homeostasis. However, many microorganisms are pathogenic, which means that...
Ver mais
Abstract: The human microbiota is made up of a variety of microbial communities, such as bacteria, viruses and fungi, which reside in different regions of our body and can establish a symbiotic relationship, participating in homeostasis. However, many microorganisms are pathogenic, which means that students, in general, associate it only with this aspect. There are many studies that are seeking to distinguish and identify the microorganisms that make up the human microbiota and it is already known that the majority of them inhabit the intestinal region and play an important role in controlling pathogenic microorganisms, producing vitamins and participating in immunomodulatory responses. External factors, such as poor diet, constant use of medications such as antibiotics, age, lifestyle habits such as a sedentary lifestyle, and type of birth are associated with the individual's microbiota profile. Depending on the resident microbiota, it may be related in part to problems such as obesity, cardiovascular, digestive and psychological problems, among others. In view of this, the relevance of teaching contents regarding the importance of adopting lifestyle habits that can help to create a healthy microbiota, such as adequate nutrition and healthy lifestyle habits, could prevent chronic diseases caused by dysbiosis, is highlighted in the scientific community. To this end, this work aimed to introduce the topic as a way of integrating knowledge about the digestive system and identifying students' level of knowledge regarding the function, presence and benefits promoted by the microorganisms that inhabit the human body, especially the intestinal microbiota. A didactic sequence substantiated on research-based teaching and gamification was applied using diverse and accessible materials, such as a board game, crosswords, targeted research, scientific text reading and production of a folder for dissemination to the school community. The board game composing the didactic sequence entitled "Battle of the Microbiota", which was produced and applied in two formats, analog and digital, at the end the students indicated their preferred model, in this case, the preferred one was the analog format. When comparing the pre- and post-test questionnaires, it was observed significant differences in all analyzed tests, and it was possible to see that the strategies used were capable of improving and stimulating learning, as well as leading to reflection on the importance of adopting good habits to enjoy the benefits of a intestinal eubiosis
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Microbiota do sistema digestório humano : uma abordagem no ensino médio por meio de gamificação
Denise Souza Campos
Microbiota do sistema digestório humano : uma abordagem no ensino médio por meio de gamificação
Denise Souza Campos