Minas poetas e slams no Ceará : trajetórias, corpoéticas e epicentros
Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59m
[Poet girls and slams in Ceará]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cynthia Agra de Brito Neves
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O objetivo central desta tese é investigar de que modo se constituem e se entrelaçam as trajetórias em curso de seis poetas cearenses, negras, periféricas e trabalhadoras – e como surgiram e se efetivam os coletivos que elas idealizaram e integram: o Slam da Quentura, o Slam das Cumadis e o...
Ver mais
Resumo: O objetivo central desta tese é investigar de que modo se constituem e se entrelaçam as trajetórias em curso de seis poetas cearenses, negras, periféricas e trabalhadoras – e como surgiram e se efetivam os coletivos que elas idealizaram e integram: o Slam da Quentura, o Slam das Cumadis e o Slam das Minas Kariri. São analisados poemas autorais e performances apresentadas publicamente, visando a compreender como e por que o slam se estabelece em corpoéticas e como uma contraliteratura das ruas. A partir dos objetivos apresentados, esta pesquisa se caracteriza como exploratória (Gil, 2002), e tendo em vista os procedimentos técnicos utilizados, apresenta-se como bibliográfica, de caráter etnográfico e um estudo de campo (Gil, 2002), por meio da observação direta das participantes em coletivos e eventos de slams, além da realização de entrevistas, embasadas no conceito de entrevista compreensiva (Kaufmann, 2013). Os dados são analisados tendo por base direcionamentos teóricos da Linguística Aplicada Crítica e transgressiva (Pennycook, 1998, 2001, 2006), transdisciplinar (Celani, 1998; Kleiman, 1998; Moita Lopes, 1998), "INdisciplinar" (Moita Lopes, 2006; Moita Lopes et al., 2022), bem como um arcabouço de diferentes perspectivas teóricas: estudos sobre raça, gênero e identidade cultural nos contextos literários brasileiro e cearense (Lobo, 2007; Cuti, 2010; Albuquerque Júnior, 2011; Duarte, 2014; Mendes, 2016); letramentos transperiféricos (Souza, 2011; Windle et al., 2020; Muniz, 2020; Maia, 2017, 2022); teorizações sobre o fazer poético (Rancière, 2009; Moisés, 2019; Siscar, 2010; Derrida, 2014); estudos sobre corpo, voz e performance (Cavarero, 2011; Zumthor, 1993, 2018; Martins, 2003, 2021); teorias queer (Lauretis, 2019; Butler, 2000, 2019; Preciado, 2019; Pereira, 2020; Swain, 2020; Moita Lopes, 2022); discussões sobre identidade(s) (Bhabha, 2013; Barros, 2019; Polese, 2020; Appiah, 2018; Jones Manoel, 2023); teorias dos feminismos (hooks, 2019; González, 2020; Nascimento, 2021; Oy?wùmí, 2020, 2021; Lorde, 2020; Carneiro, 2019). Os resultados das análises levam às seguintes constatações: é evidente a reconfiguração de cenas e tensões históricas no decurso da produção e circulação literárias, graças à atuação das mulheres negras (autoras, poetas); nota-se a emergência de uma literatura marginal periférica aberta às/aos/es sujeitas/os/es que, historicamente, estiveram ao largo dos circuitos hegemônicos de produção e recepção de saberes e bens culturais; é observável a ebulição de coletivos e eventos de poesia falada e performances poéticas no interior do Ceará, por meio, principalmente, da articulação das poetas, slammers e produtoras nas comunidades onde vivem; são palpáveis as relações diretas entre esses movimentos e a necessidade de dar corpo, voz e ato às lutas contra o sexismo, o racismo e as desigualdades socioeconômicas; é notável que a poesia slam institui no Brasil um novo formato de literatura nas periferias e além delas, em que a palavra e a poesia podem ser cura e afetos em partilha
Ver menos
Abstract: The central aim of this thesis is to investigate how the ongoing trajectories of six black, peripheral and working-class poets women from Ceará are constituted and intertwined – and how the collectives they created and are part of came about and became effective: Slam da Quentura, Slam das...
Ver mais
Abstract: The central aim of this thesis is to investigate how the ongoing trajectories of six black, peripheral and working-class poets women from Ceará are constituted and intertwined – and how the collectives they created and are part of came about and became effective: Slam da Quentura, Slam das Cumadis and Slam das Minas Kariri. Authored poems and publicly presented performances are analyzed in order to understand how and why slam is established in bodypoetics and as a counter-literature of the streets. Based on the objectives presented, this research is characterized as exploratory (Gil, 2002), and in view of the technical procedures used, it is presented as bibliographical, ethnographic and a field study (Gil, 2002), through direct observation of the participants in slam collectives and events, as well as interviews, based on the concept of comprehensive interview (Kaufmann, 2013). The data is analyzed based on theoretical directions from Critical and Transgressive Applied Linguistics (Pennycook, 1998, 2001, 2006), transdisciplinary (Celani, 1998; Kleiman, 1998; Moita Lopes, 1998), "INdisciplinary" (Moita Lopes, 2006; Moita Lopes et al., 2022), as well as a framework of different theoretical perspectives: studies on race, gender and cultural identity in the Brazilian and Ceará literary contexts (Lobo, 2007; Cuti, 2010; Albuquerque Júnior, 2011; Duarte, 2014; Mendes, 2016); transperipheral literacies (Souza, 2011; Windle et al., 2020; Muniz, 2020; Maia, 2017, 2022); theorizations on poetic making (Rancière, 2009; Moisés, 2019; Siscar, 2010; Derrida, 2014); studies on the body, voice and performance (Cavarero, 2011; Zumthor, 1993, 2018; Martins, 2003, 2021); queer theories (Lauretis, 2019; Butler, 2000, 2019; Preciado, 2019; Pereira, 2020; Swain, 2020; Moita Lopes, 2022); discussions on identity (Bhabha, 2013; Barros, 2019; Polese, 2020; Appiah, 2018; Jones Manoel, 2023); theories of feminisms (hooks, 2019; González, 2020; Nascimento, 2021; Oy?wùmí, 2020, 2021; Lorde, 2020; Carneiro, 2019). The results of the analysis lead to the following conclusions: the reconfiguration of scenes and historical tensions in the course of literary production and circulation is evident, thanks to the actions of black women (authors, poets); the emergence of a peripheral marginal literature open to subjects who have historically been outside the hegemonic circuits of production and reception of knowledge and cultural goods is noted; the emergence of spoken word and performances poetry collectives and events in the countryside of Ceará can be observed, mainly through the articulation of poets women, slammers and producers in the communities where they live; the direct links between these movements and the need to give body, voice and action to the struggles against sexism, racism and socio-economic inequalities are palpable; it is remarkable that slam poetry is establishing a new format of literature in Brazil, in the peripheries and beyond, in which words and poetry can be healing and affections can be shared
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972-
Orientador
Silva, Daniel do Nascimento e, 1980-
Avaliador
Lopes, Adriana Carvalho, 1973-
Avaliador
Bindo, Fabiana Poças
Avaliador
Gebara, Ana Elvira Luciano
Avaliador
Minas poetas e slams no Ceará : trajetórias, corpoéticas e epicentros
Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos
Minas poetas e slams no Ceará : trajetórias, corpoéticas e epicentros
Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos