Confesso que aprendi : narrativas de formação em Geografia
Jussara Fraga Portugal, Raul Reis Amorim
ARTIGO
Português
[I confess that i learned]
[Confieso que aprendí]
Resumo: Este texto intenciona, a partir da análise e interpretação de narrativas de licenciados em Geografia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Programa Residência Pedagógica (PRP), compreender como as situações formativas no âmbito dos...
Ver mais
Resumo: Este texto intenciona, a partir da análise e interpretação de narrativas de licenciados em Geografia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Programa Residência Pedagógica (PRP), compreender como as situações formativas no âmbito dos subprojetos, desenvolvidos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, potencializaram a aprendizagem da docência em Geografia. Trata-se de uma pesquisa narrativa, cujas fontes foram as narrativas escritas (memoriais) e orais (entrevistas narrativas). As narrativas que compõem a escrita do texto versam sobre o inventário das experiências vividas no devir das ações dos subprojetos com o objetivo primordial de qualificar a formação inicial do professor de Geografia por meio de proposições didático-pedagógicas ancoradas nas diversas linguagens e nas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs). As narrativas versam sobre os desafios da docência no contexto pandêmico e revelam aprendizagens significativas ao descrever as atividades planejadas e adaptadas mediante a imposição do distanciamento social, do fechamento das escolas e da adoção do(a) ensino/formação remoto(a) emergencial
Ver menos
Abstract: This text aims, through the analysis and interpretation of narratives from Geography undergraduate students, scholarship recipients of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP), to ...
Ver mais
Abstract: This text aims, through the analysis and interpretation of narratives from Geography undergraduate students, scholarship recipients of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP), to understand how formative situations within the subprojects, developed at the State University of Bahia (UNEB), campus XI, enhanced the learning of teaching in Geography. It is a narrative research, with sources from written narratives (memorials) and oral narratives (interviews). The narratives that make up the textfocus on the inventory of experiences lived in the unfolding of subproject actions with the primary objective of qualifying the initial training of Geography teachers through didactic-pedagogical propositions anchored in various languages and Information and Communication Technologies (ICTs). The narratives address the challenges of teaching in the pandemic context and reveal significant learning experiences by describing planned and adapted activities in the face of social distancing, school closures, andthe adoption of emergency remote teaching/training
Ver menos
Resumen: Este texto tiene como objetivo, a través del análisis e interpretación de narrativas de estudiantes de licenciatura en Geografía, becarios del Programa Institucional de Becas de iniciación a la Docencia (PIBID) y del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), comprender cómo las situaciones...
Ver mais
Resumen: Este texto tiene como objetivo, a través del análisis e interpretación de narrativas de estudiantes de licenciatura en Geografía, becarios del Programa Institucional de Becas de iniciación a la Docencia (PIBID) y del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), comprender cómo las situaciones formativas dentro de los subproyectos, desarrollados en la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), campus XI, potenciaron el aprendizaje de la enseñanza em Geografía. Se trata de una investigación narrativa, cuyas fuentes fueron las narrativas escritas (memorias) y orales (entrevistas narrativas). Las narrativas que componen la escritura del texto versan sobre el inventario de las experiencias vividas en el devenir de las acciones de los subproyectos con el objetivo primordial de cualificar la formación inicial del profesor de Geografía mediante proposiciones didáctico-pedagógicas ancladas en diversos lenguajes y en las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Las narrativas abordan los desafíos de la enseñanza en el contexto pandémico y revelan aprendizajes significativos al describir las actividades planeadas y adaptadas ante la imposición del distanciamiento social, el cierre de escuelas y la adopción de la enseñanza/formación remota de emergencia
Ver menos
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP)
2022/03080-4
Aberto
Portugal, Jussara Fraga
Autor
Amorim, Raul Reis, 1981-
Autor
Texto completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80763
Confesso que aprendi : narrativas de formação em Geografia
Jussara Fraga Portugal, Raul Reis Amorim
Confesso que aprendi : narrativas de formação em Geografia
Jussara Fraga Portugal, Raul Reis Amorim
Fontes
Geo UERJ n. 43 Dossiê Margens da Educação em Geografia, n. art. e80763, dez. 2023 |