Formação e conhecimento : a questão étnico-racial por professores da educação básica
Adriana Varani, Marcos Francisco Martins, Mariana Martha de Cerqueira Silva, Marco Antonio Pereira, Laíne Horta Lima
ARTIGO
Português
[Education on and knowledge]
Resumo: O presente artigo apresenta e analisa resultados de uma pesquisa sobre a formação inicial e continuada de professores da Região de Sorocaba, SP, no que concerne à história e à cultura afro-brasileira. Para tanto foram aplicados questionários em 171 professores de escolas públicas da educação...
Ver mais
Resumo: O presente artigo apresenta e analisa resultados de uma pesquisa sobre a formação inicial e continuada de professores da Região de Sorocaba, SP, no que concerne à história e à cultura afro-brasileira. Para tanto foram aplicados questionários em 171 professores de escolas públicas da educação básica. Esta pesquisa fez parte de um curso de extensão ofertado a professores de escolas públicas, por militantes do movimento negro da região e docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba, no segundo semestre de 2012. A reflexão sobre os dados se referenciou nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e alguns autores que tomam a formação como discussão. Dentre os resultados provisórios podemos elencar: a percepção de uma tímida inserção da questão étnico-racial na formação dos professores a partir da Lei 10639/03 e a inexistência da discussão indígena nos processos; o tipo de formação e muito pontual, em vezes reducionistas e sem acompanhamento da prática, caracterizando-se por cursos ministrados distantes da prática cotidiano; e por último a potencialidade de processos formativos vinculados aos movimentos negros da região em questão
Ver menos
Abstract: This article presents and analyzes results of research on the initial and continuing training of teachers in the Sorocaba Region, SP, with regard to Afro-Brazilian history and culture. To this end, questionnaires were administered to 171 teachers from public basic education schools. This...
Ver mais
Abstract: This article presents and analyzes results of research on the initial and continuing training of teachers in the Sorocaba Region, SP, with regard to Afro-Brazilian history and culture. To this end, questionnaires were administered to 171 teachers from public basic education schools. This research was part of an extension course offered to public school teachers, by activists of the black movement in the region and teachers from the Federal University of São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba, in the second half of 2012. Reflection on the data was referenced in the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and some authors who take training as a discussion. Among the provisional results we can list: the perception of a timid insertion of the ethnic-racial issue in teacher training following Law 10639/03 and the lack of indigenous discussion in the processes; the type of training is very punctual, sometimes reductionist and without monitoring of practice, characterized by courses taught far from everyday practice; and finally the potential of training processes linked to black movements in the region in question
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/873
Formação e conhecimento : a questão étnico-racial por professores da educação básica
Adriana Varani, Marcos Francisco Martins, Mariana Martha de Cerqueira Silva, Marco Antonio Pereira, Laíne Horta Lima
Formação e conhecimento : a questão étnico-racial por professores da educação básica
Adriana Varani, Marcos Francisco Martins, Mariana Martha de Cerqueira Silva, Marco Antonio Pereira, Laíne Horta Lima
Fontes
Série-Estudos (Campo Grande) n. 40, p. 185-206, jul./dez. 2015 |