Ensino de literatura oral na universidade em Timor-Leste : performance como efeito de identidade
Daniel Batista Lima Borges
ARTIGO
Português
[Teaching oral literature at the university in Timor-Leste]
Resumo: O presente artigo consiste na descrição de uma performance de literatura oral no curso de Introdução à literatura oral de um professor timorense na Universidade Timor-Lorosa'e – UNTL. A prática de ensino observada mostra um objeto literário que funciona em performance, produzindo efeitos de...
Ver mais
Resumo: O presente artigo consiste na descrição de uma performance de literatura oral no curso de Introdução à literatura oral de um professor timorense na Universidade Timor-Lorosa'e – UNTL. A prática de ensino observada mostra um objeto literário que funciona em performance, produzindo efeitos de sentido que dependem da presença de professores e alunos em sala de aula e do emprego modos narrativos advindos das diversas culturas timorenses, predominantemente orais. O efeito produzido em performance pode ser considerado como um efeito de identidade, no sentido em que a narrativa de totem produz um estilo que individualiza o contador. Entretanto, como será discutido, nesse tipo de performance não se trata de fazer uma reivindicação de uma identidade fixa a ser defendida na forma de um identitarismo. Trata-se de produzir um efeito artístico neutro que revela de novas singularidades na realidade pós-colonial de Timor-Leste e modifica relações de opressão no campo social
Ver menos
Abstract: This article describes a performance of oral literature in the course of Introduction to oral literature of a Timorese professor at the University of Timor-Lorosa and -UNTL. The teaching practice observed shows a literary object that works in performance,producing sense effects that depend...
Ver mais
Abstract: This article describes a performance of oral literature in the course of Introduction to oral literature of a Timorese professor at the University of Timor-Lorosa and -UNTL. The teaching practice observed shows a literary object that works in performance,producing sense effects that depend on the presence of teachers and students in the classroom and employment narrative modes arising from the diverse Timorese cultures, predominantly oral. The effect produced in performance can be considered as an identity effect, in the sense that the totem narrative produces a style that individualizes the counter. However, as will be discussed, this type of performance is not about making a claim to a fixed identity to be defended in the form of an identitarism. It is about producing a neutral artistic effect that reveals new singularities in the post-colonial reality of East Timor and changes relations of oppression in the social field
Ver menos
Aberto
Ensino de literatura oral na universidade em Timor-Leste : performance como efeito de identidade
Daniel Batista Lima Borges
Ensino de literatura oral na universidade em Timor-Leste : performance como efeito de identidade
Daniel Batista Lima Borges
Fontes
Revista a cor das letras v. 21, n. 2, p. 12-27, maio/ago. 2020 |