Entre teoria e prática : uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas
Victor Schlude, Layza Novais, Rogério Casanovas Tilio
ARTIGO
Português
[Between theory and practice]
Resumo: Entre 1998 e 2006, o Brasil produziu uma série de documentos oficiais para a educação básica que despertaram, e ainda vêm despertando, discussões profícuas no campo do ensino e da pesquisa sobre ensino. Almeida (2012) e Tilio (2012) discutem as relações e divergências entre os documentos...
Ver mais
Resumo: Entre 1998 e 2006, o Brasil produziu uma série de documentos oficiais para a educação básica que despertaram, e ainda vêm despertando, discussões profícuas no campo do ensino e da pesquisa sobre ensino. Almeida (2012) e Tilio (2012) discutem as relações e divergências entre os documentos oficiais de língua inglesa, que vêm servindo de fundamentação teórica para pesquisas na área. Com base nessa discussão, refletimos sobre o ensino de leitura e suas relações com os princípios pedagógicos do ensino de inglês como língua adicional, argumentando a necessidade de um ensino de línguas que considere o discurso e suas significações de forma mais ampla. É nesse sentido que recorremos à articulação de uma pedagogia orientada por letramentos (KERN, 2012; TILIO, 2019) e à concepção sociodeológica da linguagem presente nas discussões teóricas do Círculo de Bakhtin. Tais reflexões nos permitem traçar um produtivo debate entre a perspectiva sociointeracional apresentada pelos PCN (BRASIL, 1998), os estudos dos letramentos discutidos nas OCEM (2006) e de alguma forma presentes na BNCC (BRASIL, 2017). Esse repertório teórico-metodológico para o ensino de línguas é ilustrado por meio da análise de uma atividade para nível inicial de língua inglesa, a qual foi elaborada e aplicada em um contexto de formação inicial de professores, o projeto CLAC Inglês/UFRJ (Curso de Línguas Aberto à Comunidade). Esta análise nos permitiu visualizar os princípios pedagógicos presentes e ausentes nas questões que elaboramos, iluminando novamente nossa discussão sobre uma perspectiva socioideológica para o ensino de línguas
Ver menos
Abstract: Between 1998 and 2006, Brazil produced a series of official documents for the basic education which have awaken a fruitful debate in the field of the teaching and teaching research. Almeida (2012) and Tilio (2012) discuss the relations and divergencies between the official documents of...
Ver mais
Abstract: Between 1998 and 2006, Brazil produced a series of official documents for the basic education which have awaken a fruitful debate in the field of the teaching and teaching research. Almeida (2012) and Tilio (2012) discuss the relations and divergencies between the official documents of English language education. From this discussion, we reflected about the teaching of reading and its connections with the pedagogical principals of ESL (English as a Second Language), arguing for need of a language teaching paradigm which considers the discourse and its meaning more widely. In this sense, we seek for the articulation of a literacy-oriented pedagogy and the socioideological concept of languagepresent in the theoretical discussions of the Bakhtin Circle. Such reflections allow us to trace a productive debate between the sociointeractional perspective presented by the PCN(BRASIL, 1998), the literacies studies discussed in the OCEM (2006) and somehow present in the BNCC (BRASIL, 2017). This theoretical and methodological repertoire for the teaching of English is illustrated in this paper through the analysis of an activity for a beginner level of English. This activity was developed and appliedin a context of initial teacher development, the CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) project. This analysis allowed us to visualize the pedagogical principles present and absent in the activities we have developed, illuminating once again our discussion about a socioideological perspective forlanguage education
Ver menos
Aberto
Entre teoria e prática : uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas
Victor Schlude, Layza Novais, Rogério Casanovas Tilio
Entre teoria e prática : uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas
Victor Schlude, Layza Novais, Rogério Casanovas Tilio
Fontes
Revista educação e linguagens (Fonte avulsa) |