Sinais de risco para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação-TDC em crianças de 5 a 12 anos de idade
Nayara Christine Souza Santos
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59s
[Signs of risk for developmental coordination disorder- DCD in children from 5 to 12 years of age]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jose Irineu Gorla
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação Física
Resumo: Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC está descrito entre os transtornos mais comuns em crianças e adolescentes em idade escolar, com prevalência de 5 e 6%, caracterizados por atraso no desenvolvimento das habilidades motoras ou dificuldade na coordenação dos...
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Resumo: Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC está descrito entre os transtornos mais comuns em crianças e adolescentes em idade escolar, com prevalência de 5 e 6%, caracterizados por atraso no desenvolvimento das habilidades motoras ou dificuldade na coordenação dos movimentos, com impactos significativos na realização das atividades de vida diária e escolares. Além dos déficits coordenativos, podem apresentar consequências nos aspectos emocionais e sociais, por se sentirem menos competentes em suas habilidades motoras do que seus pares em desenvolvimento típico, crianças e adolescentes com TDC tendem a reduzir o interesse pela prática de atividade física. Objetivo: Identificar sinais de risco para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em escolares com idade entre 5 a 12 anos. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter transversal, a pesquisa foi dividida em duas etapas, inicialmente foi aplicado o questionário DCDQ-BR com 1.364 questionários respondidos pelos pais ou responsáveis sendo 678 meninas e 686 meninos, com idade média de 8,23 anos (± 3,44 anos), as crianças que apresentaram indicativo ou suspeita de TDC realizaram o Teste de Coordenação Motora (Körperkoordinationstest Für Kinder- KTK). Foi realizado o teste de normalidade por meio do teste de Shapiro-Wilk, em seguida realizou as correlações de Spearman para dados não paramétricos e teste de Kruscal-Wallis para comparar os resultados finais do DCDQ e KTK. Resultados: Foi possível identificar sinais de provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), por meio do questionário DCDQ em 44,65% de crianças, além disso evidenciou-se déficits coordenativos ao avaliar a coordenação motora dessas crianças por meio do Teste KTK, com 69% insuficiência e 22% perturbações, em relação as dificuldades motoras por sexo, as meninas apresentaram porcentagens superiores do que os meninos, não evidenciou-se correlação entre o KTK e o DCDQ, por outro lado foi observada associação entre algumas respostas do DCDQ e o desempenho motor das crianças no KTK. Conclusão: A população analisada apresenta déficits coordenativos em todos os aspectos avaliados, esta pesquisa auxilia na verificação das dificuldades motoras globais, permitindo contribuir com a identificação de possíveis sinais de risco para o TDC
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Abstract: Developmental Coordination Disorder- DCD is described as one of the most common disorders in school-age children and adolescents, with a prevalence of 5 and 6%, characterized by delays in the development of motor skills or difficulty in coordinating movements, with impacts significant in...
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Abstract: Developmental Coordination Disorder- DCD is described as one of the most common disorders in school-age children and adolescents, with a prevalence of 5 and 6%, characterized by delays in the development of motor skills or difficulty in coordinating movements, with impacts significant in carrying out daily life and school activities. In addition to coordinative deficits, which can have consequences on emotional and social aspects, as they feel less competent in their motor skills than their typically developing peers, children and adolescents with DCD tend to reduce their interest in physical activity. Identify signs of risk for Developmental Coordination Disorder (DCD) in schoolchildren aged between 5 and 12 years. Method: This is an exploratory cross-sectional research, the research was divided into two stages, initially the DCDQ-BR questionnaire was applied with 1,364 questionnaires answered by parents or guardians, 678 girls and 686 boys, with an average age of 8. 23 years (± 3.44 years), children who showed signs or suspicions of DCD took the Motor Coordination Test (Körperkoordinationstest Für Kinder- KTK). The normality test was performed using the Shapiro-Wilk test, then Spearman correlations were performed for non-parametric data and the Kruscal-Wallis test to compare the final results of the DCDQ and KTK. Results: It was possible to identify signs of probable Developmental Coordination Disorder (DCD), using the DCDQ questionnaire in 44.65% of children, in addition, coordination deficits were evidenced when evaluating the motor coordination of these children using the KTK Test, with 69% insufficiency and 22% disorders, in relation to motor difficulties by sex, girls presented higher percentages than boys, there was no evidence of correlation between the KTK and the DCDQ, on the other hand, an association was observed between some DCDQ responses and children's motor performance in KTK. Conclusion: The population analyzed presents coordination deficits in all aspects assessed. This research helps to verify global motor difficulties, allowing us to contribute to the identification of possible signs of risk for DCD
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Aberto
Gorla, José Irineu, 1964-
Orientador
Rossini, Sonia das Dores Rodrigues
Avaliador
Quedas, Carolina Lourenço Reis
Avaliador
Ferreira, Lúcio Fernandes
Avaliador
Sinais de risco para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação-TDC em crianças de 5 a 12 anos de idade
Nayara Christine Souza Santos
Sinais de risco para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação-TDC em crianças de 5 a 12 anos de idade
Nayara Christine Souza Santos