Estudo de caso Projeto Solidifica : plano de marketing para um negócio social
Gabriel Fernando Lopes, Gabriella Ferreira Cunha, Luana Maemi Melato, Marcelo Fernandez Falcão, Marco Antonio Portas Júnior, Rafael de Castro Góes, Tatiana Sampaio Choi
TCC
Português
TCC/UNICAMP Es88
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso on-line (49 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rafael Borim de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração de um plano de marketing para o Projeto Solidifica da organização estudantil Enactus Unicamp Limeira. Desta forma, ele foi realizado a fim de contribuir com o Projeto Solidifica e com a comunidade a qual ele atua. O Projeto Solidifica é uma...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração de um plano de marketing para o Projeto Solidifica da organização estudantil Enactus Unicamp Limeira. Desta forma, ele foi realizado a fim de contribuir com o Projeto Solidifica e com a comunidade a qual ele atua. O Projeto Solidifica é uma iniciativa da Enactus Unicamp Limeira que é executado em conjunto com um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica do bairro Jardim Odécio Degan em Limeira – SP. A comunidade de mulheres produz os xampus e condicionadores e posteriormente são comercializados pelas mesmas, enquanto os membros do projeto se ocupam da logística de aquisição da matéria-prima, estratégias de marketing e vendas dos produtos. A partir dessa definição, com a perspectiva aprofundada, foi possível identificar pontos problemáticos a partir de reuniões realizadas com os membros da Enactus Unicamp Limeira sobre as barreiras de divulgação e venda dos produtos. O presente trabalho visa a melhora da eficácia do Projeto Solidifica ao apresentar propostas que possam impactar de maneira positiva o processo de comercialização de xampus e condicionadores a serem realizados pela comunidade. O objetivo geral é projetar um plano de marketing que seja viável para as realidades do Projeto Solidifica. Para isso, essa pesquisa usa como metodologia o plano de marketing desenvolvido por Pizzinatto e Silva (2009) que está dividido em cinco etapas: diagnóstico mercadológico; estratégias de marketing; desenvolvimento de estratégias; programa de ações/tática; sistemática de monitoramento/controle. Cada etapa foi desenvolvida e validada com os membros da organização, a fim de criar um plano realístico e que possa ser realmente aplicado ao projeto
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Borim de Souza, Rafael, 1983-
Avaliador
Estudo de caso Projeto Solidifica : plano de marketing para um negócio social
Gabriel Fernando Lopes, Gabriella Ferreira Cunha, Luana Maemi Melato, Marcelo Fernandez Falcão, Marco Antonio Portas Júnior, Rafael de Castro Góes, Tatiana Sampaio Choi
Estudo de caso Projeto Solidifica : plano de marketing para um negócio social
Gabriel Fernando Lopes, Gabriella Ferreira Cunha, Luana Maemi Melato, Marcelo Fernandez Falcão, Marco Antonio Portas Júnior, Rafael de Castro Góes, Tatiana Sampaio Choi