Uma professora pesquisadora narradora : movimentos de (trans)formação na, com e pela escola
Karine Rezende
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R339p
[A narrator researcher teacher]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: A presente dissertação é uma narrativa de "pesquisaformação" tecida, a partir do vivido na escola básica e na universidade, no Brasil e em Singapura. Ao revisitar seus (guar)dados, nos movimentos de (trans)formação, a autora narra o (per)curso pessoal e profissional, vivenciado antes e...
Ver mais
Resumo: A presente dissertação é uma narrativa de "pesquisaformação" tecida, a partir do vivido na escola básica e na universidade, no Brasil e em Singapura. Ao revisitar seus (guar)dados, nos movimentos de (trans)formação, a autora narra o (per)curso pessoal e profissional, vivenciado antes e durante esta "pesquisaformação" que potencializa e produz conhecimentos de si, do coletivo singular-plural e da coordenação pedagógica na, com e pela escola, no cotidiano. Trata-se de uma abordagem "teoricometodológica" narrativa (auto)biográfica de uma professora pesquisadora narradora que foi se constituindo nos movimentos e se (trans)formando, nos "espaçostempos" e nas relações humanas, nacional e internacionalmente. Ao revisitar as caixas, pastas, arquivos e malas foi ampliando o próprio olhar, bem como dos/as outros/as que a constituem e convivem, perto e longe, se reinventando, ao abrir e (de)compor cada caixa, narrando experiências instituintes diversas, compartilhando e publicizando uma forma outra de "viverpesquisarnarrarformar". O movimento vivido mobilizou questões sobre a formação continuada que acompanham a permanente (des)organização das caixas apresentadas no texto: Como a autora dessa pesquisa se constituiu professora orientadora pedagógica pesquisadora? De que maneira as ações singulares-plurais da professora orientadora pedagógica pesquisadora, envolvendo as professoras, demais funcionárias educadoras e as crianças/familiares podem ser potencializadas, visando práticas instituintes na creche? Como a autora dessa pesquisa aprendeu e continua aprendendo a ser professora orientadora pesquisadora, permitindo compartilhar com outro/as profissionais, também, militantes na profissão, os saberes aprendidos nesse (per)curso de (trans)formação? A "abertura das caixas" que compõem a dissertação favoreceu uma reflexão sobre as questões apontando para um movimento contínuo de (trans)formação da professora orientadora pedagógica pesquisadora narradora, a cada experiência vivida, "espaçotempo" esmiuçado e que permite construir conhecimento, compartilhar, publicizar. Viver a pesquisa em educação foi uma experiência que expandiu limiares para além das abordagens "teoricometodológicas", pois foi vivida, junto, mesmo que distante, no encontro, no diálogo, no círculo virtuoso entre palavra, escuta, sensibilidade, afeto, indicando as potencialidades instituintes das ações singulares-plurais envolvendo as professoras, demais funcionárias educadoras e as crianças/familiares. É, assim, no cotidiano, na "vidaformação", que a professora pesquisadora narradora vai se constituindo, a partir das relações de si mesma com os/as outros/as, os "espaçostempos" do "viverpesquisarnarrarformar"a cada lugar e moment
Ver menos
Abstract: This dissertation is a narrative of research-formation woven from experiences in basic school and university, both in Brazil and Singapore. By revisiting her (stored) memories, in the movements of (trans)formation, the author narrates her personal and professional journey, experienced...
Ver mais
Abstract: This dissertation is a narrative of research-formation woven from experiences in basic school and university, both in Brazil and Singapore. By revisiting her (stored) memories, in the movements of (trans)formation, the author narrates her personal and professional journey, experienced before and during this researchformation process that empowers and generates knowledge of oneself, of the singular-plural collectiveness and of the pedagogical coordination within, with and through school, in everyday life. This dissertation comprises an approach based on a theoreticalmethodological (auto)biographical narrative of a narrator researcher teacher who gradually constituted herself through each movement and (was) (trans)formed, within instances of space-time and human relations, nationally and internationally. By revisiting boxes, folders, files and suitcases, she continuously expanded her own gaze, as well as that of the others who constitute and coexist with her, near and far, thus reinventing herself, as she opened and (de)composed each box, narrating diverse constitutive experiences, sharing and publishing another way of living-researching-narrating-forming. The lived movement mobilized questions which accompany the permanent (dis)organization of the boxes presented in the text: How did the author of this research become a researcher pedagogical advisor teacher? In what way can the singular-plural actions of the researcher pedagogical advisor teacher, involving teachers, other educational staff and children/families, be enhanced while aiming at constituting new practices in nurseries? How did the author of this research learn and continues to learn to be a researcher and pedagogical advisor teacher, and to allow herself to share the knowledge learned in this journey of (trans)formation with other professionals, who are also militants in the profession? The "opening of the boxes" comprising the dissertation facilitated reflection on the questions, indicating a continuous movement of (trans)formation experienced by the narrator researcher, pedagogical advisor teacher, encompassing each lived experience and scrutinized space-time, all of which allow for the construction of knowledge, sharing and publishing it. Going through educational research was an experience that expanded boundaries beyond theoreticalmethodological approaches, since it was experienced in close connection with others, despite the occasional physical distance, through coming together and dialoguing, in the virtuous circle of words, listening, sensitivity, affection, all indicating the constitutive potentialities of the singular-plural actions involving teachers, other educational staff and children/families. Thus, in everyday life, via what can be called life-formation, the narrator researcher teacher is constituted over time, drawing from her/his relationships with others, and every singular space-time instance of living-researching-narrating-forming
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Uma professora pesquisadora narradora : movimentos de (trans)formação na, com e pela escola
Karine Rezende
Uma professora pesquisadora narradora : movimentos de (trans)formação na, com e pela escola
Karine Rezende