Registro de linguagem do programa "Manos e Minas" : analisando os recursos tópico discursivo e referenciação
Rafaela Defendi Mariano
TESE
Português
T/UNICAMP M337r
[Language register of the television program "Manos e Minas"]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Anna Christina Bentes da Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Propusemos neste trabalho, na direção dos postulados de Agha (2007), a necessidade de ultrapassar a caracterização do registro de linguagem por meio da descrição do repertório ou da correlação entre um conjunto de repertório e os seus usos, já que, segundo o autor, o verdadeiro estudo dos...
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Resumo: Propusemos neste trabalho, na direção dos postulados de Agha (2007), a necessidade de ultrapassar a caracterização do registro de linguagem por meio da descrição do repertório ou da correlação entre um conjunto de repertório e os seus usos, já que, segundo o autor, o verdadeiro estudo dos registros requer atenção aos processos sociais reflexivos por meio dos quais os modelos de linguagem são formulados e disseminados na vida social e se tornam avaliáveis para uso pelos sujeitos na interação. Para isso, nosso objetivo geral foi caracterizar o registro de linguagem do programa Manos e Minas no nível textual-discursivo de modo a compreender o seu caráter reflexivo e a sua associação com as práticas sociais nas quais os sujeitos se engajam no programa. Escolhemos esse programa, já que ele representa um movimento midiático, ainda que não de forma sistemática ou generalizada, de inserção dos sujeitos da cultura urbana periférica na mídia a partir principalmente de 2008. Para compreender o processo sócio-histórico de formação do registro de modo mais amplo, fizemos inicialmente análises quantitativas dos projetos temáticos em uma seleção de 48 episódios do programa em seus diferentes períodos de exibição (2008 e 2009, 2013 e 2014, 2016). A partir dessas análises, pudemos constatar como a formação sócio-histórica do registro do Manos e Minas passa por processos de estabilização e mudanças. Assim, por um lado, observa-se, em todas as temporadas, a diferenciação discursiva que o programa procura estabelecer em relação à grande mídia ao tematizar, de forma recorrente, os objetos e as práticas ligadas ao hip-hop. Nas reportagens externas, por outro lado, foram observadas algumas mudanças na abordagem temática, como a extinção da participação dos trabalhadores periféricos abordando os problemas que vivenciam, a partir de 2013, e a participação de ativistas sociais tratando de suas trajetórias e práticas, além dos problemas sociais mais amplos e estruturais, principalmente a partir de 2016. Nesse sentido, observa-se o compromisso do programa tanto com um jornalismo cultural quanto com um jornalismo pautado pelas lutas sociais dos sujeitos periféricos nos diferentes momentos históricos. Em um segundo momento da investigação, tendo em vista que a reflexividade que caracteriza a elaboração dos registros opera, segundo Agha (2007), principalmente no nível textual, procuramos investigar o modo como é feita a gestão do tópico discursivo e construída a referenciação nas diferentes situações comunicativas. As análises apontaram, então, que os participantes, de modo geral, mobilizam modos de agir textual e discursivamente que revelam processos grupais de valorização de certas perspectivas sociais e de contra-valorização da perspectiva dominante na grande mídia sobre os sujeitos periféricos e as suas práticas. Isso fica evidente, primeiramente, pelo modo colaborativo com que a gestão do tópico discursivo é feita – os entrevistados mantêm em foco os objetos-de-discurso que, em geral, são apagados da grande mídia, tais como atores sociais e práticas ligadas ao ativismo e à cultura, além de trajetórias e objetos culturais ligados ao hip-hop. Além disso, mobilizam categorizações que evidenciam a legitimação desses objetos-de-discurso e o compartilhamento de perspectivas sociais sobre os referentes em foco – como a dos sujeitos periféricos como "guerreiros". Sendo assim, nossas análises sustentam que esses modos de agir textual e discursivamente caracterizam o modelo de linguagem do programa e implicam um alto grau de reflexividade por parte dos participantes. Ainda sustentam como é possível investigar um registro de linguagem por meio da análise de aspectos textuais-discursivos que compõem o repertório desse registro ao longo de um tempo, o que comprova a tese de Agha (2007) sobre os registros como formações sócio-históricas
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Abstract: In this work, following Agha's (2007) postulates, we proposed the need to go beyond characterizing language register through the description of repertoire or the correlation between a set of repertoire and its uses. According to the author, the true study of registers requires attention to...
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Abstract: In this work, following Agha's (2007) postulates, we proposed the need to go beyond characterizing language register through the description of repertoire or the correlation between a set of repertoire and its uses. According to the author, the true study of registers requires attention to the reflexive social processes through which language models are formulated and disseminated in social life and become available for use by individuals in interaction. Therefore, this research aims to characterize, at the textual-discursive level, the language register of the Manos e Minas program, broadcasted by TV Cultura between 2008 and 2019, aiming to understand its reflexivity and its association with the social practices in which the subjects engage in the program. We chose this program because it represents a media movement involving individuals from the peripheral urban culture in the media during the 2000s. To understand the socio-historical process of enregisterment more broadly, we initially conducted quantitative analyses of thematic projects in a selection of 48 episodes from different broadcast periods (2008 and 2009, 2013 and 2014, 2016). From these analyses, we could observe how the socio-historical formation of the "Manos e Minas" register undergoes processes of stabilization and change. On one hand, throughout all periods of Manos e Minas, we observe the discursive differentiation that the program seeks to establish in relation to mainstream media by recurrently addressing objects and practices linked to hip-hop. On the other hand, some changes in thematic approach were observed in external reports, such as the discontinuation of participation of peripheral workers addressing the problems they experience, from 2013 onwards, and the participation of social activists addressing their trajectories and practices, in addition to broader structural social problems, mainly from 2016 onwards. In this sense, the program's commitment is observed both to cultural journalism and to journalism guided by the social struggles of peripheral subjects in different historical moments. In a second phase of the investigation, considering that the reflexivity characterizing the elaboration of registers operates, according to Agha (2007), mainly at the textual level, we sought to investigate how the participants manage the discursive topics and construct the discourse objects in different communicative situations. The analyses indicated that participants, in general, mobilize ways of acting textually and discursively that reveal group processes of valorization of certain social perspectives and de-valorization of the dominant perspective in mainstream media about peripheral subjects and their practices. This is evident, first, by the collaborative manner in which the management of discursive topics is carried out - interviewees keep in focus the discourse objects that are generally erased from mainstream media, such as social actors and practices linked to activism and culture, as well as trajectories and cultural objects linked to hip-hop. Moreover, they mobilize categorizations that demonstrate the legitimation of these discourse objects and the sharing of social perspectives on the referents in focus - such as peripheral subjects as "warriors". Therefore, our analyses support that these ways of acting textually and discursively characterize the language model of the program and imply a high degree of reflexivity on the part of the participants. They also support how it is possible to investigate a language register through the analysis of textual-discursive aspects that make up the repertoire of this register over time, thus confirming Agha's (2007) thesis on registers as socio-historical formations
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Aberto
Bentes, Anna Christina, 1963-
Orientador
Rezende, Renato Cabral
Avaliador
Mendes, Ronald Beline, 1973-
Avaliador
Oushiro, Livia, 1980-
Avaliador
Mira, Caio César Costa Ribeiro, 1981-
Avaliador
Registro de linguagem do programa "Manos e Minas" : analisando os recursos tópico discursivo e referenciação
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