Mapeamento de habilidades em Física : uma pesquisa a partir de problemas abertos
Martha Van Der Veen Cotrim
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C826m
[Skills mapping in Physics]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Dirceu da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No ensino superior, em cursos que adotam a metodologia do ensino por competências, a identificação destas e as orientação para o seu desenvolvimento, com a finalidade de atender às necessidades e expectativas dos estudantes em suas futuras atividades profissionais, constituem um grande...
Ver mais
Resumo: No ensino superior, em cursos que adotam a metodologia do ensino por competências, a identificação destas e as orientação para o seu desenvolvimento, com a finalidade de atender às necessidades e expectativas dos estudantes em suas futuras atividades profissionais, constituem um grande desafio. Escolheu-se o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro, que utiliza a metodologia do ensino por competências, para realizar uma pesquisa qualitativa e exploratória com o objetivo de identificar as principais habilidades que devem ser desenvolvidas na disciplina de Física I, particularmente, no conteúdo de dinâmica, e que são importantes para o exercício profissional do oficial combatente. Com a finalidade de mapear as habilidades, foram utilizados, como instrumento de medida, quatro problemas abertos contextualizados em atividades da profissão militar e diretamente relacionados ao conteúdo de dinâmica. A construção dos problemas abertos teve como base os trabalhos sobre problemas investigativos de Daniel Gil Perez e Juan Ignácio Pozo. Os problemas foram enviados a nove especialistas que propuseram vinte soluções. Como as soluções dos problemas abertos conjugavam diversos tipos de conhecimentos, conceitos e estratégias cognitivas, as habilidades foram identificadas com o auxílio de um processo de categorização, fundamentada em Lawrence Bardin, ao se fazer a análise de conteúdo das soluções. Na pesquisa, foram identificadas e descritas oito habilidades que atendem à teoria das competências de Philippe Perrenoud. Elas envolvem a análise e o dimensionamento de forças em sistemas de polias com pontos de ancoramento no solo; e o dimensionamento e a montagem de sistemas de forças em estruturas em equilíbrio de translação e de rotação. O mapeamento das habilidades, na disciplina de Física I, auxilia a construção de um currículo de Física I que oportunize uma aprendizagem significativa, durante a preparação dos alunos no curso, para um futuro desempenho profissional de natureza militar
Ver menos
Abstract: In higher education, in courses that adopt the competence-based teaching methodology, the identification of these competencies and guidance for the their development, with the purpose of meeting the students needs and expectations in their future professional activities are a major...
Ver mais
Abstract: In higher education, in courses that adopt the competence-based teaching methodology, the identification of these competencies and guidance for the their development, with the purpose of meeting the students needs and expectations in their future professional activities are a major challenge. The Combatant Officers Training Course of the Military Warfare Education Line of the Brazilian Army, which uses the methodology of competency-based teaching, was chosen to conduct a qualitative and exploratory research with the aim of identifying the main skills that should be developed in Physics I, particularly in the dynamics content, and that are important for the professional practice of the combatant officer. In order to map the skills, four ill- structered problems contextualized in activities of the military profession and directly related to the dynamics content were used as a measurement instrument. The construction of the ill- structered problems was based on the works about investigative problems by Daniel Gil Perez and Juan Ignácio Pozo. The problems were sent to nine experts who proposed twenty solutions. Since the solutions to the ill- structered problems combined different types of knowledge, concepts, and cognitive strategies, the skills were identified with the help of a categorization process, based on Lawrence Bardin, when the content analysis of the solutions was performed. In the research, eight skills that meet Philippe Perrenoud's theory of competencies were identified and described. They envolve the analysis and dimensioning of forces in pulley systems with anchor points in the ground; and the design and assembly of force systems in structures in translation and rotation balance. The mapping of the skills, in the discipline of Physics I, helps the construction of a Physics I curriculum that provides an opportunity for meaningful learning during the students’ preparation in the course for a future professional performance of a military nature
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Mapeamento de habilidades em Física : uma pesquisa a partir de problemas abertos
Martha Van Der Veen Cotrim
Mapeamento de habilidades em Física : uma pesquisa a partir de problemas abertos
Martha Van Der Veen Cotrim