Estudo do perfil de consumidores históricos do Grupo de Consumo do pré-assentamento Elizabeth Teixeira : um levantamento dos pontos positivos, negativos e de melhoria da relação entre o Grupo de Consumo e histórico de consumidores sob a ótica mercadológica
Ana Carolina de Brito, Ana Caroline Lopes de Oliveira, Felipe Ferreira Macedo Malheiro, Gabriel do Carmo de Melo Duarte, Iago Pereira Von Bulow, Karina Rocha de Oliveira, Letícia Cristina David, Raul Yudi Maruyama
TCC
Português
TCC/UNICAMP Es88
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso on-line (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadoras: Adriana Bin e Milena Pavan Serafim
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo exploratório descritivo sobre o perfil dos consumidores do Grupo de Consumo do pré-assentamento Elizabeth Teixeira. O seu objetivo é compreender os hábitos de consumo dos consumidores em geral das cestas de produtos agroecológicos do Coletivo de Produtoras...
Ver mais
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo exploratório descritivo sobre o perfil dos consumidores do Grupo de Consumo do pré-assentamento Elizabeth Teixeira. O seu objetivo é compreender os hábitos de consumo dos consumidores em geral das cestas de produtos agroecológicos do Coletivo de Produtoras Rurais, com o intuito de sugerir possíveis estratégias com o potencial de alavancar a sua receita, e impactar positivamente na remuneração individual das produtoras das cestas de produtos orgânicos do pré-assentamento Elizabeth Teixeira. Para isso, foi desenvolvido um survey, através de pesquisa descritiva direta, com os consumidores das cestas de produtos agroecológicos ofertadas pelo Coletivo de Produtoras Rurais no município de Limeira, um levantamento de estratégias de divulgação direcionadas ao público analisado, sugestões de posicionamento tático voltadas ao campo de controle de relacionamentos entre o Grupo de Consumo e os seus consumidores e ex consumidores, controle de receita do coletivo, precificação estratégica das cestas de produtos e controle administrativo de coleta de feedbacks por parte dos consumidores. Os resultados ressaltam um perfil predominantemente feminino, com um elevado nível educacional e renda familiar de até 4 salários-mínimos. A pesquisa revelou algumas dificuldades enfrentadas, como a distância e o custo das cestas. Considerando os dados obtidos, algumas estratégias foram propostas como ampliação da divulgação, busca por certificações de qualidade e diversificação de pagamentos. Além disso, foi sugerida a análise da elasticidade dos preços e a elaboração de indicadores para possibilitar a avaliação contínua dos resultados. Assim, essas sugestões têm o potencial de aumentar a receita do Grupo de Consumo e promover o desenvolvimento sustentável do Coletivo de Produtoras Rurais
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Bin, Adriana, 1977-
Orientador
Serafim, Milena Pavan, 1981-
Coorientador
Estudo do perfil de consumidores históricos do Grupo de Consumo do pré-assentamento Elizabeth Teixeira : um levantamento dos pontos positivos, negativos e de melhoria da relação entre o Grupo de Consumo e histórico de consumidores sob a ótica mercadológica
Ana Carolina de Brito, Ana Caroline Lopes de Oliveira, Felipe Ferreira Macedo Malheiro, Gabriel do Carmo de Melo Duarte, Iago Pereira Von Bulow, Karina Rocha de Oliveira, Letícia Cristina David, Raul Yudi Maruyama
Estudo do perfil de consumidores históricos do Grupo de Consumo do pré-assentamento Elizabeth Teixeira : um levantamento dos pontos positivos, negativos e de melhoria da relação entre o Grupo de Consumo e histórico de consumidores sob a ótica mercadológica
Ana Carolina de Brito, Ana Caroline Lopes de Oliveira, Felipe Ferreira Macedo Malheiro, Gabriel do Carmo de Melo Duarte, Iago Pereira Von Bulow, Karina Rocha de Oliveira, Letícia Cristina David, Raul Yudi Maruyama