O diário e as figurações de escritores de Ricardo Piglia e Roberto Bolaño
Gabriel Zupiroli de Almeida
TESE
Português
T/UNICAMP AL64d
[The diary and the figurations of writers of Ricardo Piglia and Roberto Bolaño]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Miriam Viviana Gárate
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente trabalho procura investigar como se dão as figurações de escritores por parte de Ricardo Piglia e Roberto Bolaño nos livros Los diarios de Emilio Renzi: Años de formación (2015) e Los detectives salvajes (1998). Para tanto, procuramos compreender como ambos realizam distintas...
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Resumo: O presente trabalho procura investigar como se dão as figurações de escritores por parte de Ricardo Piglia e Roberto Bolaño nos livros Los diarios de Emilio Renzi: Años de formación (2015) e Los detectives salvajes (1998). Para tanto, procuramos compreender como ambos realizam distintas modulações do gênero diário – sobre o qual são parcialmente estruturados –, como se caracterizam e como cada autor utiliza o gênero com uma distinta função. A partir desta análise, investigamos como aparecem nas obras os diversos registros das vivências cotidianas e literárias de seus narradores (os bares, as relações amorosas, as conversas literárias, a vida universitária, a política etc.) e como estas contribuem para a concepção de uma "Vida Artística" que delineia a imagem do jovem escritor em formação. Nesse sentido, nossa hipótese é que as figurações de Piglia e Bolaño se dão a partir da ideia do "ser escritor antes de escrever" – em função de responder a seus "projetos" estéticos para além da autofiguração. No caso de Piglia, propondo um deslocamento da autoria em relação a seus diários, que possibilitaria uma outra maneira de ler sua obra. No caso de Bolaño, buscando representar a geração dos jovens poetas mexicanos de vanguarda dos anos 1970
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Abstract: The present work seeks to investigate the figurations of writers of Ricardo Piglia and Roberto Bolaño in the books Los diarios de Emilio Renzi: Años de formación (2015) and Los detectives salvajes (1998). To do so, we aim to comprehend the distinct modulations of the diary genre employed...
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Abstract: The present work seeks to investigate the figurations of writers of Ricardo Piglia and Roberto Bolaño in the books Los diarios de Emilio Renzi: Años de formación (2015) and Los detectives salvajes (1998). To do so, we aim to comprehend the distinct modulations of the diary genre employed by both works, as they are partially structured around it, and how each book characterizes itself, exploring how each author utilizes the genre for a specific purpose in their respective works. Through this analysis, we explore the various depictions of daily and literary experiences of the narrators in the works (such as bars, romantic relationships, literary conversations, university life, politics, etc.) and how these contribute to the conception of an "Artistic Life" in which the image of the young writer in formation takes center stage. In this sense, our hypothesis is that Piglia and Bolaño's self-figurations arise through the construction of this image – and the idea of "being a writer before writing" – in response to their figurative "projects." In Piglia's case, proposing a shift in authorship concerning his diaries, which would allow for an alternative interpretation of his work. In Bolaño's case, attempting to represent the generation of avant-garde Mexican poets from the 1970s
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O diário e as figurações de escritores de Ricardo Piglia e Roberto Bolaño
Gabriel Zupiroli de Almeida
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