O ensino de leitura em uma abordagem interdisciplinar
Talita Fernandes de Brito, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, Mayara Ferreira de Farias
ARTIGO
Português
Resumo: A leitura além de favorecer a aprendizagem do aluno ainda o capacita para a interação no mundo social, deste modo, essa prática social se torna importante em todos os componentes curriculares. Partindo desse pressuposto, este artigo teve por objetivo abordar o ensino da leitura em uma...
Ver mais
Resumo: A leitura além de favorecer a aprendizagem do aluno ainda o capacita para a interação no mundo social, deste modo, essa prática social se torna importante em todos os componentes curriculares. Partindo desse pressuposto, este artigo teve por objetivo abordar o ensino da leitura em uma perspectiva interdisciplinar. O trabalho está fundamentado teoricamente, de forma basilar, nos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1995; 2005; 2016) e na Teoria da Complexidade (MORIN, 2002; FAZENDA, 1998; JAPIASSU, 1981; SOMMERMAN, 2006). Além disso, consideramos as contribuições dos documentos oficiais reguladores do ensino médio, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000) e a Base Curricular Nacional Comum (BRASIL, 2017). Metodologicamente, o trabalho se desenvolveu com uma turma de 13 alunos do 1º ano do ensino médio e se configura como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), desenvolvida em uma abordagem qualitativa e interpretativista. Os dados analisados apontam os seguintes resultados: 1) desenvolver práticas de leitura, articulando saberes de diferentes componentes curriculares favorece a aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas do currículo escolar; 2) o trabalho pedagógico com a leitura se torna mais eficaz quando desenvolvido a partir dos gêneros discursivos, os quais são objetos de ensino que propiciam uma formação voltada para a cidadania por serem instrumentos indispensáveis à ação social; 3) o trabalho com a leitura em uma perspectiva interdisciplinar favorece a formação do leitor crítico
Ver menos
Abstract: Reading, in addition to promoting student learning, also enables students to interact in the social world, thus, this social practice becomes important in all curricular components. Based on this assumption, this article aimed to approach the teaching of reading in an interdisciplinary...
Ver mais
Abstract: Reading, in addition to promoting student learning, also enables students to interact in the social world, thus, this social practice becomes important in all curricular components. Based on this assumption, this article aimed to approach the teaching of reading in an interdisciplinary perspective. The work is theoretically based, in a basic way, on Literacy Studies (KLEIMAN, 1995; 2005; 2016) and Complexity Theory (MORIN, 2002; FAZENDA, 1998; JAPIASSU, 1981; SOMMERMAN, 2006). In addition, we consider the contributions of official regulatory documents for secondary education, such as the National Curriculum Parameters for Secondary Education (BRASIL, 2000) and the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017). Methodologically, the work was developed with a group of 13 students from the 1st year of high school and is configured as an action research (THIOLLENT, 1985), developed in a qualitative and interpretative approach. The analyzed data point to the following results: 1) developing reading practices, articulating knowledge from different curricular components favors student learning in diferente areas of the school curriculum; 2) pedagogical work with reading becomes more effective when developed from the discursive genres, which are teaching objects that provide training aimed at citizenship as they are indispensable instruments for social action; 3) the work with reading in an interdisciplinary perspective favors the formation of the critical reader
Ver menos
Fechado
Texto completo: https://periodicos.uff.br/querubim/issue/view/2223
O ensino de leitura em uma abordagem interdisciplinar
Talita Fernandes de Brito, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, Mayara Ferreira de Farias
O ensino de leitura em uma abordagem interdisciplinar
Talita Fernandes de Brito, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, Mayara Ferreira de Farias
Fontes
Querubim (Fonte avulsa) |