Ainda sobre A integração do negro na sociedade de classes : um estudo sobre o perfil dos ingressantes e sua formação no curso de graduação em Economia na Universidade Estadual de Campinas (2003-2023)
Juliana Meira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M478a
[Also about The integration of black people in class society]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (244 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Denis Maracci Gimenez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia
Resumo: A integração de pessoas negras no ensino superior público brasileiro tem sido objeto de ampla discussão acadêmica, especialmente, ao longo dos últimos anos. Contudo, diferentemente do que fora realizado anteriormente, este trabalho se propõe a discutir especificamente a integração do negro...
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Resumo: A integração de pessoas negras no ensino superior público brasileiro tem sido objeto de ampla discussão acadêmica, especialmente, ao longo dos últimos anos. Contudo, diferentemente do que fora realizado anteriormente, este trabalho se propõe a discutir especificamente a integração do negro no curso de Ciências Econômicas do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, a partir da análise do perfil socioeconômico e étnico-racial dos discentes ingressantes e do impacto das políticas de permanência e assistência estudantil desenvolvidas pela Unicamp sobre os alunos do Instituto de Economia. Para isso, além da retomada das reflexões realizadas por Florestan Fernandes em "A integração do negro na sociedade de classes", a pesquisa foi realizada tendo como base dados coletados pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (COMVEST) e pela Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC). Os resultados apontam para avanços em termos da política de entrada na universidade, especialmente a partir da implementação da política de cotas étnico-raciais, para uma maior, ainda que não complemente representativa, diversificação do perfil socioeconômico e étnico-racial dos discentes do Instituto de Economia e para avanços em termos das políticas de permanência e assistência estudantil
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Abstract: The integration of black people in Brazilian public higher education has been the subject of broad academic discussion, especially over recent years. However, unlike what was previously carried out, this work aims to specifically discuss the integration of black people in the Economic...
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Abstract: The integration of black people in Brazilian public higher education has been the subject of broad academic discussion, especially over recent years. However, unlike what was previously carried out, this work aims to specifically discuss the integration of black people in the Economic Sciences course at the Institute of Economics of the State University of Campinas, based on the analysis of the socioeconomic and ethnic-racial profile of incoming students and the impact of the permanence and student assistance policies developed by Unicamp on students at the Institute of Economics. To this end, in addition to resuming the reflections made by Florestan Fernandes in "The integration of black people in class society", the research was carried out based on data collected by the Permanent Commission for Entrance Exams at Unicamp (COMVEST) and the Academic Board of Unicamp (DAC). The results point to advances in terms of university entry policy, especially from the implementation of the ethnic-racial quota policy, for a greater, although not completely representative, diversification of the socioeconomic and ethnic-racial profile of students at the Institute of Economy and for advances in terms of student permanence and assistance policies
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Aberto
Ainda sobre A integração do negro na sociedade de classes : um estudo sobre o perfil dos ingressantes e sua formação no curso de graduação em Economia na Universidade Estadual de Campinas (2003-2023)
Juliana Meira
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Juliana Meira