Pedagogia das atividades circenses : o ensino do tecido "acrobático" no âmbito escolar
Raissa Cruz Falcade
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F181p
[Pedagogy of circus activities]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (181 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação Física
Resumo: Esta dissertação analisou o ensino das atividades circenses, com especial atenção ao tecido acrobático, em escolas de educação básica brasileiras, concentrando-se nas características das escolas, nos professores e em suas abordagens educativas. A pesquisa utiliza uma combinação de elementos...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação analisou o ensino das atividades circenses, com especial atenção ao tecido acrobático, em escolas de educação básica brasileiras, concentrando-se nas características das escolas, nos professores e em suas abordagens educativas. A pesquisa utiliza uma combinação de elementos do método quantitativo e qualitativo, que contou com a participação de 82 professores de todas as regiões do Brasil, foi conduzida por meio de um questionário online, utilizando o método "bola de neve" e busca ativa de participantes. Os resultados evidenciam que o ensino das atividades circenses é mais predominante nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo integrado à disciplina de Educação Física, principalmente em escolas públicas, e adotado como atividade extracurricular nas escolas privadas. As modalidades mais comumente abordadas são a manipulação de objetos e acrobacias de solo. Observamos que as modalidades aéreas e de ator de circo (palhaço) estão sendo desenvolvidas com menor ênfase, embora apresentem maior presença em comparação com estudos anteriores. Após uma análise inicial, realizamos entrevistas semiestruturadas online com quatro professores especialistas no ensino do tecido acrobático na escola investigando seus perfis, as características das escolas e os processos pedagógicos, incluindo planejamento, métodos e avaliações. Encontramos possibilidades e estratégias que podem viabilizar e facilitar o ensino do tecido acrobático na escola. Verificamos que cada docente desenvolve a modalidade levando em consideração suas experiências, contudo, são utilizados jogos, brincadeiras, circuitos, atividades individuas e em grupo, principalmente com o tecido de forma adaptada, em trança ou em gota. Notamos que o envolvimento dos alunos é vital para o sucesso do ensino do tecido, no entanto, incentivar a participação ativa dos alunos como auxiliares e propor desafios que estimulem o desenvolvimento das habilidades acrobáticas são estratégias que fomentam o engajamento e progresso individual dos estudantes, além disso, implementar fichas autoavaliativas contribui para uma experiência educacional enriquecedora e segura. Por fim, concluímos a nossa pesquisa compartilhando alguns princípios pedagógicos e atividades que podem apoiar os educadores na incorporação dessa modalidade em suas aulas. Assim sendo, a pesquisa reforça um processo crescente de ampliação do ensino das atividades circenses no ambiente escolar e indica a necessidade de maior formação e suporte aos professores que desejam explorar esse campo de ensino
Ver menos
Abstract: This dissertation analyzed the teaching of circus activities, with special attention to the aerial silk, in Brazilian basic education schools, focusing on the characteristics of the schools, the teachers and their educational approaches. The research uses a combination of elements of the...
Ver mais
Abstract: This dissertation analyzed the teaching of circus activities, with special attention to the aerial silk, in Brazilian basic education schools, focusing on the characteristics of the schools, the teachers and their educational approaches. The research uses a combination of elements of the quantitative and qualitative method, with the participation of 82 teachers from all regions of Brazil, it was conducted through an online questionnaire, using the "snowball" method and active search for participants . The results show that the teaching of circus activities is more prevalent in the early years of Elementary School, being integrated into the Physical Education discipline, mainly in public schools, and adopted as an extracurricular activity in private schools. The most commonly covered modalities are object manipulation and ground acrobatics. We observed that the aerial and circus actor (clown) modalities are being developed with less emphasis, although they present a greater presence compared to previous studies. After an initial analysis, we carried out semi-structured online interviews with four teachers specializing in teaching acrobatic fabric at school, investigating their profiles, the characteristics of the schools and the pedagogical processes, including planning, methods and evaluations. We found possibilities and strategies that can enable and facilitate the teaching of aerial silks at school. We found that each teacher develops the modality taking into account their experiences, however, games, circuits, individual and group activities are used, mainly with the aerial silks in an adapted form, in braids or in drops. We note that student involvement is vital to the success of teaching weaving, however, encouraging the active participation of students as assistants and proposing challenges that stimulate the development of acrobatic skills are strategies that encourage student engagement and individual progress, Furthermore, implementing self-assessment sheets contributes to an enriching and safe educational experience. Finally, we conclude our research by sharing some pedagogical principles and activities that can support educators in incorporating this modality into their classes. Therefore, the research reinforces a growing process of expanding the teaching of circus activities in the school environment and indicates the need for greater training and support for teachers who wish to explore this field of teaching
Ver menos
Aberto
Pedagogia das atividades circenses : o ensino do tecido "acrobático" no âmbito escolar
Raissa Cruz Falcade
Pedagogia das atividades circenses : o ensino do tecido "acrobático" no âmbito escolar
Raissa Cruz Falcade