Bora militar junto? : A cena digital como campo de guerrilha
Luciana Mizutani
TESE
Português
T/UNICAMP M699b
[Let's campaign together?]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (322 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renato Ferracini
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Se unindo ao coro da militância que usa de variadas estratégias para defender a democracia e os direitos humanos, a presente pesquisa explora artística e politicamente as fraturas estruturais da política neofascista ou populista de extrema direita que teve sua ascensão no Brasil no final da...
Ver mais
Resumo: Se unindo ao coro da militância que usa de variadas estratégias para defender a democracia e os direitos humanos, a presente pesquisa explora artística e politicamente as fraturas estruturais da política neofascista ou populista de extrema direita que teve sua ascensão no Brasil no final da década de 2010. A compreensão do quadro político em conjunto com o estudo de ações e artes de resistência, produzidas em regimes autoritários ou em tempos de fragilização democrática, são ponto de partida para elaborar estratégias artístico políticas na atual conjuntura. Essas obras oferecem pistas para uma produção artística que cumpre as funções de denúncia, manutenção da memória, restauração simbólica e a criação de uma subjetivação de insurgência. A investigação da Arte de Guerrilha (vanguarda artística de resistência política durante o regime militar brasileiro de 1964 a 1985) traz para a pesquisa o princípio estratégico do "crackeamento de sistemas", explorado artisticamente em duas principais ações: a pregação da religião pastafari e a militância na cena digital. A pesquisa registra o momento histórico e cria dispositivos para a arte de resistência hoje e, nesse trajeto, percebe a potência poética da cena virtual nessa intersecção dos campos político e artístico. Ao trilhar caminhos para a arte política em meio à revolução tecnológica e precarização do trabalho nas artes, a pesquisa procura tensionar as relações por dentro das estruturas sociais impostas pelo capitalismo tardio à brasileira e repensa a função que artistas políticos e a arte de resistência podem reivindicar para si em tempos de graves investidas contra princípios democráticos
Ver menos
Abstract: Joining the chorus of militancy that uses various strategies to defend democracy and human rights, this research artistically and politically explores the structural fractures of neo-fascist or extreme right-wing populist politics that rised in Brazil in the late 2010s. Understanding the...
Ver mais
Abstract: Joining the chorus of militancy that uses various strategies to defend democracy and human rights, this research artistically and politically explores the structural fractures of neo-fascist or extreme right-wing populist politics that rised in Brazil in the late 2010s. Understanding the political framework along with the study of actions and arts of resistance, produced in authoritarian regimes or in times of democratic weakening, are a starting point for developing political artistic strategies in the current days. These works offer clues for an artistic production that fulfills the functions of denunciation, memory maintenance, symbolic restoration and the creation of a subjectivation of the insurgency. The investigation of Guerrilla Art (artistic vanguard of political resistance during the Brazilian military regime from 1964 to 1985) brings to the research the strategic principle of "systems cracking" which is explored artistically in two main actions: preaching of the Pastafari religion and militancy in the digital scene. The research records the historical moment and creates devices for resistance art today, and along the way realizes the poetic power of the virtual scene at this intersection of the political and artistic fields. While following the path of political art amidst the technological revolution and precariousness of work in the arts, the research seeks to tension the relationships within the social structures imposed by late capitalism in Brazil and rethinks the function that political artists and resistance art can claim for you in times of serious attacks against democratic principles
Ver menos
Aberto
Ferracini, Renato, 1970-
Orientador
Lesnovski, Ana Flávia Merino
Avaliador
Costas, Ana Maria Rodriguez, 1965-
Avaliador
Freitas, Artur
Avaliador
Bora militar junto? : A cena digital como campo de guerrilha
Luciana Mizutani
Bora militar junto? : A cena digital como campo de guerrilha
Luciana Mizutani