Política nacional de educação digital : uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira
Allan Kenji Seki, Selma Borghi Venco
ARTIGO
Português
[Política nacional de educación digital]
[National policy of digital education]
Resumo: O presente artigo discute a Política Nacional de Educação Digital (PNED) como aglutinadora das políticas de expansão de plataformas digitais na educação brasileira, com especial atenção à educação pública. A PNED foi instituída pela Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023...
Ver mais
Resumo: O presente artigo discute a Política Nacional de Educação Digital (PNED) como aglutinadora das políticas de expansão de plataformas digitais na educação brasileira, com especial atenção à educação pública. A PNED foi instituída pela Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023 (BRASIL, 2023). São apresentados os aspectos gerais da nova legislação, com vistas a verificar a hipótese que sua tramitação sinaliza como a "educação digital" converge com a agenda de distintas frações políticas. Buscou-se analisar o uso ideológico da "tecnologia digital" e, por fim, destaca-se o elemento nodal do trabalho docente como sendo ele que está centralmente em disputa na PNED
Ver menos
Resumen: El presente artículo discute la Política Nacional de Educación Digital (PNED) como aglutinadora de políticas de expansión de plataformas digitales en la educación brasileña, con especial atención a la educación pública. La PNED fue instituida por la Ley nº 14.533, del 11 de enero de 2023...
Ver mais
Resumen: El presente artículo discute la Política Nacional de Educación Digital (PNED) como aglutinadora de políticas de expansión de plataformas digitales en la educación brasileña, con especial atención a la educación pública. La PNED fue instituida por la Ley nº 14.533, del 11 de enero de 2023 (BRASIL, 2023). En la primera parte, se presentan los aspectos generales de la nueva legislación, en la segunda parte se plantea la hipótesis de que su tramitación indica cómo la "educación digital" converge en la agenda de diversas fracciones políticas. En la tercera parte, se analiza el uso ideológico de la "tecnología digital". Por último, se destaca el elemento nodal del trabajo docente como lo que está centralmente en disputa en la PNED
Ver menos
Abstract: The present article discusses the National Policy of Digital Education (PNED) as the agglutinator of policies for the expansion of digital platforms in Brazilian education, with special attention to public education. The PNED was established by Law No....
Ver mais
Abstract: The present article discusses the National Policy of Digital Education (PNED) as the agglutinator of policies for the expansion of digital platforms in Brazilian education, with special attention to public education. The PNED was established by Law No. 14.533, of January 11, 2023 (BRAZIL, 2023). We present the general aspects of the new legislation, then we present the hypothesis that its processing is indicative of how "digital education" converges on the agenda of various political fractions. In the third part, we seek to analyze the ideological use of "digital technology". Finally, we highlight the nodal element of teaching work as what is centrally at stake in the PNED
Ver menos
Aberto
Seki, Allan Kenji
Autor
Política nacional de educação digital : uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira
Allan Kenji Seki, Selma Borghi Venco
Política nacional de educação digital : uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira
Allan Kenji Seki, Selma Borghi Venco
Fontes
Germinal: marxismo e educação em debate (Fonte avulsa) |