Inquietudes cotidianas : mitopoética em cadernos, livro de artista e desdobramentos
Rafael Scheibe Coutinho
TESE
Português
T/UNICAMP C837i
[Everyday concerns]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (214 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marta Luiza Strambi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A tese, intitulada Inquietudes cotidianas: mitopoética em cadernos, livro de artista e desdobramentos, apresenta como objeto de estudo produções artísticas realizadas por mim entre 2017 e 2023, tendo como ponto de partida desenhos e pinturas realizados nos cadernos intitulados: Caderno...
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Resumo: A tese, intitulada Inquietudes cotidianas: mitopoética em cadernos, livro de artista e desdobramentos, apresenta como objeto de estudo produções artísticas realizadas por mim entre 2017 e 2023, tendo como ponto de partida desenhos e pinturas realizados nos cadernos intitulados: Caderno Vermelho e Caderno Cinza. Por mitopoética, compreende-se a reinterpretação de narrativas míticas com o intuito de explorar novas conexões com questões inerentes à contemporaneidade, propondo assim, novas perspectivas e significados por meios artísticos. Como ponto de partida, evoco alguns pilares referenciais na representação da violência dentro da História da Arte. Dentre eles configuram: Hieronymus Bosch, Francisco de Goya, George Grosz, Otto Dix, Edvard Munch e Käthe Kollwitz. O Caderno Vermelho reúne desenhos e pinturas que remetem à violência em seu sentido mais amplo, buscando referências em eventos históricos e obras que se relacionam diretamente com a temática. Desta forma, recorri ao uso da intertextualidade, ressignificando elementos e ampliando camadas de visionamento, as quais por intermédio da metáfora discutem relações de poder na sociedade contemporânea. Neste ponto, o horror é enfatizado por desenhos que figuram arames farpados e militares como elementos de coerção. Semelhantemente, o Caderno Cinza segue aprofundando a temática, mas com um viés mais psicológico, ao abordar uma sociedade cansada e colapsada pela opressão sistemática da sobrevivência econômica, num viés capitalista. Nesse sentido, os desenhos enfatizam corpos em sofrimento, grafados sobre papéis texturados que simulam as agruras deixadas pela sociedade. Em suma, ambos os cadernos se utilizam de elementos da livre-associação para abordar situações e sentimentos humanos, indo além de eventos específicos para explorar a violência intrínseca à condição humana. A partir de fotografias realizadas de algumas páginas do Caderno Vermelho, e de algumas pinturas realizadas em paralelo, surge o livro "Voo sobre Hecatombe", o qual traz elementos textuais que, em modo de poesia, se misturam às imagens a fim de denunciar um poder autoritário sobre as massas. A personagem central da narrativa, a mosca, passeia sobre cenários desolados que apresentam corpos degenerados, sofrendo sob o poder do totalitarismo. Em continuidade ao universo mitopoético criado, o inseto é transposto de maneira massiva nas produções em cerâmica, as quais se constituem de pequenas placas. Cada uma delas tem em sua face uma mosca esmaltada em baixo relevo, formando assim a instalação "Moscaréu". A partir deste ponto a produção se expande ainda mais: o Caderno Vermelho, gerador de todo o processo, retorna como objeto que integra a instalação artística nomeada de "Mau-criado". Sobre uma mobília conhecida como criado-mudo, o referido caderno se vê "inacessível" sob fios de arame farpado. Da gaveta, emergem desenhos que remetem diretamente a fotografias documentais que flagram algozes e vítimas da violência extrema. O objetivo da tese não é apenas analisar visualmente a minha produção, mas imergir o leitor nas várias camadas, texturas, abordagens e subjetividades que constituem o processo criativo, permeado de não linearidade e dicotomias, deslocando-o para a posição de interator junto a obra
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Abstract: The thesis, entitled Everyday concerns: mythopoetics in notebooks, artist's book and developments, presents as an object of study artistic productions created by me between 2017 and 2023, taking as a starting point drawings and paintings made in notebooks entitled: Red Notebook and Grey...
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Abstract: The thesis, entitled Everyday concerns: mythopoetics in notebooks, artist's book and developments, presents as an object of study artistic productions created by me between 2017 and 2023, taking as a starting point drawings and paintings made in notebooks entitled: Red Notebook and Grey Notebook. By mythopoetics, we understand the reinterpretation of mythical narratives with the aim of exploring new connections with issues inherent to contemporary times, thus proposing new perspectives and meanings through artistic means. As a starting point, I evoke some referential pillars in the representation of violence within the History of Art. Among them are: Hieronymus Bosch, Francisco de Goya, George Grosz, Otto Dix, Edvard Munch and Käthe Kollwitz. The Red Notebook brings together drawings and paintings that refer to violence in its broadest sense, seeking references in historical events and works that are directly related to the theme. In this way, I resorted to the use of intertextuality, reframing elements and expanding layers of vision, which, through metaphor, discuss power relations in contemporary society. At this point, the horror is emphasized by drawings that feature barbed wire and military personnel as elements of coercion. Similarly, the Grey Notebook continues to delve deeper into the theme, but with a more psychological bias, by addressing a society tired and collapsed by the systematic oppression of economic survival, in a capitalist bias. In this sense, the drawings emphasize suffering bodies, written on textured paper that simulate the hardships left by society. In short, both notebooks use elements of free association to address human situations and feelings, going beyond specific events to explore the violence intrinsic to the human condition. From photographs taken of some pages of the Red Notebook, and some paintings made in parallel, the book "Flight over Hecatomb" emerges, which brings textual elements that, in the form of poetry, mix with the images in order to denounce a authoritarian power over the masses. The central character of the narrative, the fly, walks through desolate settings that feature degenerate bodies, suffering under the power of totalitarianism. In continuity with the mythopoetic universe created, the insect is massively transposed into ceramic productions, which are made up of small plates. Each of them has an enamelled fly in low relief on its face, thus forming the "Moscaréu" installation. From this point onwards, the production expands even further: the Red Notebook, generator of the entire process, returns as an object that integrates the artistic installation called "Mau-criado". On a piece of furniture known as a nightstand, the aforementioned notebook is "inaccessible" under strands of barbed wire. From the drawer, drawings emerge that refer directly to documentary photographs that capture executioners and victims of extreme violence. The objective of the thesis is not only to visually analyze my production, but to immerse the reader in the various layers, textures, approaches and subjectivities that constitute the creative process, permeated with non-linearity and dichotomies, moving him to the position of interactor with the work
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Aberto
Strambi, Marta Luiza, 1960-
Orientador
Zuanon, Rachel, 1974-
Avaliador
Esperante, Marcel Alexandre Limp, 1963-
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Costa, Robson Xavier da
Avaliador
Ferreira, Claudio Lima, 1976-
Avaliador
Inquietudes cotidianas : mitopoética em cadernos, livro de artista e desdobramentos
Rafael Scheibe Coutinho
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