O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
Thyago Marão Villela
TESE
Português
T/UNICAMP V715c
[The case-laboratory of the URSS (1928-1938)]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (320 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato Martins
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A tese aborda a pintura de oposição ao regime elaborada na URSS durante o I e o II planos quinquenais (1929-1937). A investigação objetivou mapear e analisar as obras produzidas nesse período por artistas oriundos dos círculos de vanguarda russos – como K. Maliévitch (1879-1935), S. Nikritin...
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Resumo: A tese aborda a pintura de oposição ao regime elaborada na URSS durante o I e o II planos quinquenais (1929-1937). A investigação objetivou mapear e analisar as obras produzidas nesse período por artistas oriundos dos círculos de vanguarda russos – como K. Maliévitch (1879-1935), S. Nikritin (1898-1965), A. Drevin (1889-1938) e os artistas do grupo Realismo Pictórico Plástico (1929-1934). As obras desses pintores foram confrontadas com o discurso oficial e a imposição do realismo socialista (1934); e com os processos de formação dos kolkhozes (fazendas-coletivas, segundo o governo) (1929-1932), de intensificação do despotismo fabril (1929-1934), e de construção de dispositivos de extração forçada de trabalho em grandes canteiros de obras, como o do Canal do Mar Branco (1933). Além disso, a pesquisa examinou as condutas e distintas práticas artísticas ante a formação de uma cultura de massas na URSS e o recrudescimento da repressão – que culminou nos Processos de Moscou (1936-1938), e apresentou-se associada a obras faraônicas, como a renovação urbana de Moscou, e a criação de uma cultura de consumo, condizente com a nova escala produtiva da URSS, convertida em nova potência industrial mundial, após os Estados Unidos (Mandel [1986], 2019, p. 45)
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Abstract: This thesis addresses paintings produced in opposition to the regime in the USSR during the First and Second Five-Year Plans (1929-1937). The research aimed to map and analyze the works produced during this period by artists belonging to Russian avant-garde circles, such as K. Malevich...
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Abstract: This thesis addresses paintings produced in opposition to the regime in the USSR during the First and Second Five-Year Plans (1929-1937). The research aimed to map and analyze the works produced during this period by artists belonging to Russian avant-garde circles, such as K. Malevich (1879-1935), S. Nikritin (1898-1965), A. Drevin (1889-1938), and to the Plastic Pictorial Realism group (1929-1934). The works of these painters were confronted with the official discourse and the imposition of socialist realism (1934); and with the processes of the kolkhozes formation (collective farms, as per the government) (1929-1932), the intensification of factory despotism (1929-1934), and the construction of devices for forced labor extraction in large construction sites, such as the White Sea Canal (1933). Furthermore, the research examined behaviors and distinct artistic practices in the face of the formation of mass culture in the USSR and the intensification of repression, which culminated in the Moscow Trials (1936-1938). These were associated with pharaonic projects such as the urban renewal of Moscow and the creation of a consumption culture in line with the new productive scale of the USSR, which had become a new global industrial power after the United States (Mandel [1986], 2019, p. 45)
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Aberto
Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Orientador
Martins, Luiz Renato, 1953-
Coorientador
Dunaeva, Cristina Antonioevna, 1975-
Avaliador
Bianchi, Alvaro, 1966-
Avaliador
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Avaliador
Almeida, Ângela Mendes de, 1938-
Avaliador
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
Thyago Marão Villela
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
Thyago Marão Villela