A prova do ENEM como política pública e o impacto da correção de redações feita por fundações
Heloisa Rutschmann Fonsechi
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F733p
[The ENEM test as public policy and the impact of writing corrections made by foundations]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Debora Cristina Jeffrey
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação existente entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma política pública de avaliação e as Fundações responsáveis pela correção de redação do exame. O Enem é um exame que tem como objetivo aferir a competência e habilidade do...
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Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação existente entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma política pública de avaliação e as Fundações responsáveis pela correção de redação do exame. O Enem é um exame que tem como objetivo aferir a competência e habilidade do estudante e funciona como um instrumento de acesso ao Ensino Superior, integrando o Sistema Nacional de Avaliação. Para os participantes do exame, a nota atribuída à redação possui um grande peso no resultado final, pondo em evidência a avaliação da produção escrita desse exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame, defende a transparência dos critérios de correção de avaliação do Enem, por meio da divulgação da Matriz de Referência, da Cartilha do Participante. No entanto, a correção de redação é feita por Fundações estabelecidas pelos chamados "consórcios de aplicação". Considerando que, desde 1999, quatro Fundações, (1) Cesgranrio, (2) Cespe/Cebraspe, (3) Vunesp e (4) FGV, foram responsáveis pela correção de redações do Enem, queremos observar se a mudança destas instituições interferiu no modo de avaliar as redações. Para embasar nossa pesquisa, partimos da fundamentação teórica sobre políticas públicas de avaliação (Vianna, 2014). Utilizamos também análises referentes aos conceitos de confiabilidade dos processos de avaliação de itens abertos (Toffoli, 2016), bem como a relação entre o público e o privado, a partir dos conceitos de Estado avaliador (Afonso, 2000). A partir da análise comparada dos documentos oficiais publicados sobre a correção de redação, buscamos investigar as mudanças presentes nesses documentos e quais os seus efeitos nos resultados do Exame. Entendemos que a confiabilidade dos resultados do Exame perpassa pela transparência e como esses resultados impactam diretamente nas políticas públicas educacionais, buscamos averiguar se há interferência das Fundações nesses processos avaliativos. Nossa pesquisa identificou diferenças quanto aos critérios de avaliação publicados pelo Inep e concluímos que a falha de transparência na publicização dos critérios de correção interfere na validade e confiabilidade do Exame. Dessa forma, é possível entendermos que o setor privado interfere no papel do Estado, quando este transfere parte de seu papel de avaliador às Fundações ao mesmo tempo que incorpora, em sua política, práticas avaliativas propostas por elas
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Abstract: The objective of this research is to analyze the existing relationship between the Exame nacional do Ensino Médio (Enem), a public endorsement policy and the Foundation responsible for the exam writing correction. This is an exam whose objective is to ensure the competence and abilities of...
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Abstract: The objective of this research is to analyze the existing relationship between the Exame nacional do Ensino Médio (Enem), a public endorsement policy and the Foundation responsible for the exam writing correction. This is an exam whose objective is to ensure the competence and abilities of the student and functions as an instrument for access to Higher Education, integrating the National Avaliação System. For the exam participants, the grade attributed to the redaction has a great weight in the final result, giving evidence of the validation of the written production of the exam. The Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsible for Exame, defends the transparency of Enem's validation correction criteria, by means of the disclosure of the Reference Matrix, of the Participant's Card. However, the editorial correction is made by foundations established by the so-called "application consortiums". Considering that, since 1999, four Foundation, (1) Cesgranrio, (2) Cespe/Cebraspe, (3) Vunesp e (4) FGV, have been responsible for the correction of Enem's redactions, we want to observe whether the change in these institutions has interfered with the way of validating the redactions. To base our research, we start from the theoretical foundation on public endorsement policies (Vianna, 2014). We also use analyzes referring to the concepts of reliability and two processes of evaluation of open items (Toffoli, 2016), as well as the relationship between the public and the private , based on two concepts of State endorsement (Afonso, 2000). Based on the comparative analysis of two official documents published on the Redaction Correspondence, we seek to investigate the changes present in the documents and their effects in the results of the Exam. We understand that reliability two results of the Exam are transparent and how these results directly impact public educational policies it is important to find out if there is interference between the Fundations nesses evaluative processes. Our research seeks to confront public and private interests and the duality present in the Enem writing assessment
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A prova do ENEM como política pública e o impacto da correção de redações feita por fundações
Heloisa Rutschmann Fonsechi
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