Cinema negro brasileiro : das identidades às fabulações
Natasha Roberta dos Santos Rodrigues
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R618c
[Brazilian Black cinema]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Desde o início do século XX, o cinema brasileiro se interessou pelas questões de identidade nacional, produzindo representações que, em sua maioria, estruturaram a invisibilidade e/ou a marginalização de sujeitos negros na imagem cinematográfica. A defesa da autorrepresentação e as mudanças...
Ver mais
Resumo: Desde o início do século XX, o cinema brasileiro se interessou pelas questões de identidade nacional, produzindo representações que, em sua maioria, estruturaram a invisibilidade e/ou a marginalização de sujeitos negros na imagem cinematográfica. A defesa da autorrepresentação e as mudanças sociopolíticas na passagem do século XX para o XXI propiciaram transformações significativas na participação de pessoas negras imaginadas pelo cinema. O objetivo deste trabalho é compreender o que se configura como cinema negro brasileiro, a partir dos anos 2000 e para que direções aponta a produção de imagens e sons, nesse âmbito, nas duas últimas décadas. Em primeiro lugar, faz-se um levantamento de referências relevantes ao campo e de disputas realizadas por intelectuais e artistas em relação aos conceitos de cinema, em seus diversos setores, compreendendo-as enquanto alicerces de um movimento cinematográfico nacional. A análise fílmica de obras selecionadas permite observar os modos de apropriação e elaboração criativa da afirmação da identidade racial nas produções recentes, em especial, de curtas-metragens. Com base nas discussões sobre identidade cultural, esta pesquisa procura investigar o cinema negro brasileiro enquanto movimento cultural contemporâneo, no qual, por meio da experiência da fabulação, a identidade se torna lugar de criação e reinvenção de si
Ver menos
Abstract: Since the beginning of the 20th century, Brazilian cinema has been interested in issues of national identity, producing representations that mostly have structured the invisibility and/or marginalization of Black subjects in the cinematographic image. The defense of self-representation and...
Ver mais
Abstract: Since the beginning of the 20th century, Brazilian cinema has been interested in issues of national identity, producing representations that mostly have structured the invisibility and/or marginalization of Black subjects in the cinematographic image. The defense of self-representation and the sociopolitical changes at the transition from the 20th century to the 21th century led to significant transformations in the participation of Black people in the Brazilian community imagined through cinema. The objective of this work is to understand how Black Brazilian Cinema has been configured since the 2000s and in which directions the production of images and sounds of Black filmmakers in the last two decades points to. Firstly, a survey of relevant references to the field and disputes carried out by intellectuals and artists in relation to the concepts of cinema, in its various sectors, is made, understanding them as foundations of a national cinematographic movement. The filmic analysis of selected works allows us to observe the ways of appropriation and creative formulation of the affirmation of racial identity in recent productions, especially short films. Based on discussions about cultural identity, this research investigates Brazilian Black cinema as a contemporary cultural movement, in which, through the experience of fabulation, identity becomes a place of self-creation and reinvention
Ver menos
Aberto
Cinema negro brasileiro : das identidades às fabulações
Natasha Roberta dos Santos Rodrigues
Cinema negro brasileiro : das identidades às fabulações
Natasha Roberta dos Santos Rodrigues