Clovis Graciano : estratégias de amizade e as inter-relações entre os muralistas mexicanos e os modernistas brasileiros
Aline Hübner Freitas
TESE
Português
T/UNICAMP F884c
[Clovis Graciano]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (187 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria de Fatima Morethy Couto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente estudo tem como base a pesquisa documental, nos arquivos públicos e privados. Foram consultados documentos como jornais, fotografias, cartas, telegramas, contratos, sobre o uso do mural na Arte Moderna Brasileira, a partir de um estudo de caso do artista Clovis Graciano....
Ver mais
Resumo: O presente estudo tem como base a pesquisa documental, nos arquivos públicos e privados. Foram consultados documentos como jornais, fotografias, cartas, telegramas, contratos, sobre o uso do mural na Arte Moderna Brasileira, a partir de um estudo de caso do artista Clovis Graciano. Primeiramente, foram considerados os desenhos, as gravuras, as pinturas de cavalete, como trabalhos plásticos que se desenvolveram ao longo do processo das pinturas de grandes dimensões, como, por exemplo, os murais realizados por este artista. Com isso, analisamos os murais feitos a partir da década de 50, período em que Clovis Graciano retornou da viagem à Europa e começou a realizar esses trabalhos, por meio de encomendas, em espaços públicos e privados, principalmente na cidade de São Paulo. Ainda, apresentamos as inter-relações entre os artistas mexicanos e brasileiros, ao considerar documentos primeiramente encontrados no Projeto Portinari, RJ, tais como: cartas, telegramas, convites, reportagens, relacionados com esses artistas. Posteriormente, foram apresentados documentos encontrados nos arquivos da Cidade do México, sobre essa mesma temática dos artistas mexicanos e brasileiros. Nesse contexto, buscamos responder às seguintes questões: Que importância os murais tinham para esses artistas? Por que o governo patrocinou esses murais? Que relações e contatos foram estabelecidos pelos artistas mexicanos e brasileiros no período da Arte Moderna? Assim, escolhemos abordar os murais patrocinados pelo governo federal, estadual ou municipal de São Paulo, com exceção do mural realizado pelo artista Clovis Graciano, em um espaço privado, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Dessa forma, mantemos o foco nos seguintes objetos de estudo: o mural do Pavilhão de Recepção de Autoridades do Aeroporto de Congonhas (feito em parceria com o artista Emiliano Di Cavalcanti, 1953), o mural realizado na FAAP (1962) e os murais na Avenida Ruben Berta (1969). Diante disso, a pesquisa constitui-se em um estudo documental-exploratório com abordagem qualitativa. Por fim, as temáticas apresentadas neste estudo foram abordadas considerando as especificidades do contexto histórico, social, político, cultural de cada país, assim como dos artistas mexicanos e brasileiros citados ao longo da pesquisa
Ver menos
Abstract: The present study is based on documentary research in public and private archives. Documents such as newspapers, photographs, letters, telegrams, and contracts were consulted regarding the use of murals in Brazilian Modern Art, focusing on a case study of the artist Clovis Graciano....
Ver mais
Abstract: The present study is based on documentary research in public and private archives. Documents such as newspapers, photographs, letters, telegrams, and contracts were consulted regarding the use of murals in Brazilian Modern Art, focusing on a case study of the artist Clovis Graciano. Initially, drawings, engravings, and easel paintings were considered as plastic works that developed throughout the process of creating large-scale paintings, such as the murals executed by this artist. Then, we analyze the murals created from the 1950s, a period when Clovis Graciano returned from his trip to Europe and began executing these works through commissions in public and private spaces, mainly in the city of São Paulo. Furthermore, we present the interrelations between Mexican and Brazilian artists, considering documents initially found in the Portinari Project in RJ, such as letters, telegrams, invitations, articles related to these artists. Subsequently, documents found in the archives of Mexico City were presented, focusing on the same theme of Mexican and Brazilian artists. In this context, we aim to address the following questions: What significance did murals hold for these artists? Why did the government sponsor these murals? What relationships and contacts were established by Mexican and Brazilian artists during the Modern Art period? Thus, we chose to address murals sponsored by the federal, state, or municipal government of São Paulo, except for the mural created by artist Clovis Graciano in a private space at the Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). In this way, we maintain focus on the following study objects: the mural at the Reception Pavilion for Authorities at Congonhas Airport (created in collaboration with artist Emiliano Di Cavalcanti, 1953), the mural at FAAP (1962), and the murals on Avenida Ruben Berta (1969). Therefore, the research constitutes a documentary-exploratory study with a qualitative approach. Finally, the themes presented in this study were addressed considering the specificities of the historical, social, political, and cultural context of each country, as well as the Mexican and Brazilian artists mentioned throughout the research
Ver menos
Aberto
Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963-
Orientador
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Avaliador
Cardoso, Renata Gomes
Avaliador
Cirillo, Aparecido José
Avaliador
Kuhl, Paulo Mugayar, 1965-
Avaliador
Clovis Graciano : estratégias de amizade e as inter-relações entre os muralistas mexicanos e os modernistas brasileiros
Aline Hübner Freitas
Clovis Graciano : estratégias de amizade e as inter-relações entre os muralistas mexicanos e os modernistas brasileiros
Aline Hübner Freitas