Andaimes expostos : a filosofia da composição de Graciliano Ramos em São Bernardo
Heurisgleides Sousa Teixeira
TESE
Português
T/UNICAMP T235a
[Exposed scaffolds]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (209 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Alfredo César Barbosa de Melo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa se organiza em torno da análise da metanarrativa no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, com a qual defende a hipótese de que o autor expõe por dentro do romance a sua própria filosofia da composição – seu pensamento sobre a escrita ficcional, da sua estrutura à sua...
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Resumo: Esta pesquisa se organiza em torno da análise da metanarrativa no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, com a qual defende a hipótese de que o autor expõe por dentro do romance a sua própria filosofia da composição – seu pensamento sobre a escrita ficcional, da sua estrutura à sua função. Essa exposição é simultaneamente defesa e exemplo da literatura que ele considerava em construção naquele período, após a ‘destruição’ do passadismo realizada pelo movimento modernista. A figura metafórica dos andaimes da construção se presta a sustentar essa imagem de uma literatura brasileira não concluída, mas sendo ainda pensada naquela década de 1930. O jogo metanarrativo iniciado desde a primeira linha do romance provoca o debate, baseado nas teorias de Bakhtin (2011), de Barthes (1989) e do próprio Graciliano, acerca da noção de autor e de sua função. Como "observador da realidade", o autor, segundo o romancista, deve atentar-se para as personagens da vida cotidiana, procurando compreender seu mundo, a partir da cultura, da lógica de pensamento e da linguagem delas mesmas, num radical exercício de alteridade. A pesquisa segue esse percurso argumentativo, procurando mostrar o funcionamento do texto enquanto discurso de Graciliano Ramos (autor-criador) e de Paulo Honório (personagem-autor), tendo por base a teoria do dialogismo de Bakhtin. Para tanto, busca compreender como Graciliano constrói a narrativa a partir da observação do mundo da personagem e da visão dela/personagem a respeito de seu próprio mundo. A filosofia da composição de Graciliano consiste, assim, num exercício radical de alteridade – de conhecimento do outro não como objeto, mas como outro de si mesmo. Só assim, para ele, seria possível construir uma imagem realista da cultura brasileira
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Abstract: This research focuses on the analysis of metanarrative in the novel São Bernardo by Graciliano Ramos, its hypothesis is that the author exposes within the novel his own composition philosophy - his thoughts on fictional writing, from its structure to its function. This exposition is...
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Abstract: This research focuses on the analysis of metanarrative in the novel São Bernardo by Graciliano Ramos, its hypothesis is that the author exposes within the novel his own composition philosophy - his thoughts on fictional writing, from its structure to its function. This exposition is simultaneously a defense and also an example of the literature that he believed was being constructed during that period, after the "destruction" of the past accomplished by the modernist movement. The metaphorical figure of construction scaffolding serves to support the image of an unfinished Brazilian literature that was still being contemplated in the 1930s. The metanarrative game initiated from the first line of the novel sparks debate, based on the theories of Bakhtin (2011), Barthes (1989), and Graciliano himself, about the notion of authorship and its function. As an "observer of reality," according to the novelist, the author must pay attention to the characters of everyday life, seeking to understand their world from their own culture, logic of thought, and language, in a radical exercise of alterity. The research follows this argumentative path, seeking to demonstrate the functioning of the text as a discourse of Graciliano Ramos (author-creator) and Paulo Honório (character-author), based on Bakhtin's theory of dialogism. To do so, it seeks to understand how Graciliano constructs the narrative based on the observation of the character's world and the character's own view of their world. Graciliano's philosophy of composition therefore consists of a radical exercise of alterity - of understanding the other not as an object, but as another self. Only this way, in his opinion, it would be possible to construct a realistic image of Brazilian culture
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Aberto
Melo, Alfredo Cesar Barbosa de, 1979-
Orientador
Rocha, Marília Librandi, 1968-
Avaliador
Camargo, Luis Gonçalves Bueno de
Avaliador
Silva Filho, João Paulo Lima e, 1976-
Avaliador
Birman, Daniela, 1974-
Avaliador
Andaimes expostos : a filosofia da composição de Graciliano Ramos em São Bernardo
Heurisgleides Sousa Teixeira
Andaimes expostos : a filosofia da composição de Graciliano Ramos em São Bernardo
Heurisgleides Sousa Teixeira