Trajetórias mercantilizadas : ideologias de linguagem em metadiscursos de adolescentes migrantes sul-coreanos
Tatiana Martins Gabas
TESE
Português
T/UNICAMP G11t
[Commodified trajectories]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (214 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: No cenário educacional contemporâneo, a acentuação de discursos que tratam linguagem e cultura em termos econômicos (HELLER; DUCHÊNE, 2012), a expansão do acesso ao Ensino Superior e as mudanças nas condições de empregabilidade vêm reconfigurando o peso de capitais econômicos e culturais na...
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Resumo: No cenário educacional contemporâneo, a acentuação de discursos que tratam linguagem e cultura em termos econômicos (HELLER; DUCHÊNE, 2012), a expansão do acesso ao Ensino Superior e as mudanças nas condições de empregabilidade vêm reconfigurando o peso de capitais econômicos e culturais na disputa acadêmica (NOGUEIRA, 2021). Considerando particularidades da educação na Coreia do Sul e o engajamento de famílias em projetos de migração estudantil, a pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de adolescentes sul-coreanos(as) sobre visões e práticas de linguagem em contexto de migração transnacional e como essas percepções impactam suas trajetórias acadêmicas. A pesquisa em pauta é de natureza qualitativa- interpretativista (FLICK, 2009) e se insere na área da Linguística Aplicada, em sua vertente transdisciplinar. O principal instrumento adotado para a geração de dados foi a entrevista semiestruturada. Pautadas pela abordagem biográfica (BUSCH, 2006; 2016), as entrevistas foram realizadas com cinco adolescentes sul-coreanos estudantes pertencentes a uma comunidade sul-coreana no interior de São Paulo. A análise se orientou pela abordagem semiótica para o estudo de ideologias de linguagem (GAL; IRVINE, 2019), particularmente pelos processos de rematização e recursividade fractal, sendo também mobilizadas os conceitos de habitus, campo social e de capital cultural de Bourdieu (1979/2006; 1983). Os resultados apontam para o fato de que, na condução dos projetos de migração, a interpretação do espaço é ferramenta importante para a hierarquização dos diferentes mercados aos quais os participantes pertencem, afetando o desenvolvimento de suas trajetórias acadêmicas. Com relação aos itens do currículo acadêmico, o aprendizado de português com vistas à obtenção do Celpe-Bras é mobilizado como recurso que, juntamente a outros recursos, como educação internacional, coloca os estudantes em posição de vantagem no competitivo mercado sociolinguístico e educacional sul-coreano. Adicionalmente, a análise aponta para a existência de práticas de competição entre estudantes da comunidade, organizadas por meio de atitudes cooperativas e competitivas. Buscou-se (i) evidenciar como a educação internacional e o certificado Celpe-Bras são compreendidos como práticas de distinção social e (ii) desvelar como as disputas por acesso a recursos são desiguais e a adesão por parte dos estudantes sul-coreanos às lógicas de competição estão atravessadas por linguagem e dependem de processos de hierarquização
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Abstract: In the contemporary educational context, the emphasis on discourses that treat language and culture in economic terms (HELLER; DUCHÊNE, 2012), the growth of access to Higher Education and instabilities in employability conditions have reshaped the weight of economic and cultural capital in...
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Abstract: In the contemporary educational context, the emphasis on discourses that treat language and culture in economic terms (HELLER; DUCHÊNE, 2012), the growth of access to Higher Education and instabilities in employability conditions have reshaped the weight of economic and cultural capital in the academic competition (NOGUEIRA, 2021). Considering specifities of education in South Korea and the engagement of families in projects of educational migration, the aim of the research was to investigate the perceptions of South Korean teenagers about their views on language and linguistic practices in the context of transnational migration and how these perceptions impact their academic trajectories. The study here described was a qualitative interpretative based research (FLICK, 2009) done in the field of Applied Linguistics, in its transdisciplinary approach. The main data was generated through out individual semi-structured interviews, guided by a biographical approach (BUSCH, 2006; 2016), and conducted with five students from a South Korean community in São Paulo state between 2019 and 2020. The analysis was guided by the semiotic approach to the study of language ideologies (GAL; IRVINE, 2019), particularly through the process of rhematization and fractal recursivity, and also based on the concepts of habitus, social field and cultural capital (BOURDIEU, 1979/2006; 1983). The results point to the fact that, the interpretation of space is an important tool for the hierarchization of the different markets to which the participants belong, during the migration period, affecting the development of their academic trajectories. Regarding the items of the academic curriculum, learning Portuguese in order to obtain Celpe-Bras certificate is mobilized as a resource that, along with other resources, such as international education, places students in a favourable position in the competitive South Korean sociolinguistic and educational market. In addition, the analysis points to the existence of competitive practices among students from the community, organized through cooperative and competitive attitudes. The research aimed to (i) highlight how both international education and the Celpe-Bras certificate are understood as practices of social distinction and (ii) reveal how competition over access to resources are unequal and how South Korean students' affiliation to competition is permeated by language and depends on processes of hierarchization
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Aberto
Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
Orientador
Garcez, Pedro de Moraes
Avaliador
Jung, Neiva Maria
Avaliador
Diniz, Leandro Rodrigues Alves, 1984-
Avaliador
Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Avaliador
Trajetórias mercantilizadas : ideologias de linguagem em metadiscursos de adolescentes migrantes sul-coreanos
Tatiana Martins Gabas
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