O trabalho docente em contexto de desastre : uma escola municipal de Limeira/SP
Ingrid Barbosa Betty
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B466t
[Teaching work in a disaster context]
Limeira, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Sandra Francisca Bezerra Gemma, Sandra Lorena Beltrán Hurtado
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: O trabalho assume papel central na vida humana, sendo descrito pela literatura da Psicologia Sócio-Histórica como a atividade vital humana. É através dele que o ser humano coloca sua subjetividade no mundo, ao mesmo tempo que se transforma. Em meio a esse movimento constante, ocorreu o...
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Resumo: O trabalho assume papel central na vida humana, sendo descrito pela literatura da Psicologia Sócio-Histórica como a atividade vital humana. É através dele que o ser humano coloca sua subjetividade no mundo, ao mesmo tempo que se transforma. Em meio a esse movimento constante, ocorreu o desastre da pandemia de covid-19, que excedeu a capacidade das localidades de lidarem com suas próprias ferramentas com este evento adverso. Dessa forma, baseando-se na hipótese de que o trabalho docente sofreu duras transformações durante a crise e emergência gerada pela pandemia, esta pesquisa possuiu como objetivo compreender as transformações no sistema de atividade docente, em uma escola de ensino fundamental da rede pública de Limeira/SP, durante a crise da pandemia de covid-19. Como referenciais teóricos foram utilizados alguns conceitos da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, Ergonomia da Atividade, Psicologia Sócio-Histórica e da Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, e da Sociologia do Trabalho e dos Desastres. A pesquisa contou com três etapas: revisão bibliográfica, coleta de dados e análise e interpretação dos dados coletados. Contudo, a coleta de dados foi realizada em três momentos diferentes: entrevistas semiestruturadas presenciais com os níveis micro (professoras), meso (gestão escolar) e macro (Secretaria de Educação), Adaptação da Análise Ergonômica do Trabalho e Intervenção do Laboratório de Mudança. Com os materiais analisados foi possível perceber o fortalecimento das redes coletivas de trabalho, durante a pandemia de covid-19, bem como, as dificuldades referentes à sobrecarga de trabalho, autoexigências e as limitações impostas pelo ensino emergencial remoto. Os desafios do trabalho docente foram reconhecidos pela equipe gestora e pelos membros da Secretaria de Educação do município. Durante atividades de aplicação do método Laboratório de Mudanças, foi possível perceber um ganho de apropriação dos sujeitos sobre a sua relevância para que Sistema de Atividade existisse, tirando o foco apenas, da aprendizagem discente, objeto. Por fim, todo material foi categorizado, destacando-se as análises sobre: perdas, mortes e lutos no trabalho docente; trabalhar ou apenas seguir regras?; três anos em um; violência urbana e educação; educar e sobreviver ao desastre da covid-19. Como resultados foram identificadas mudanças significativas em todos os elementos do sistema de atividade docente, em especial, as transformações relacionadas aos instrumentos e divisão do trabalho. O sujeito, neste caso, docentes de ensino fundamental I, também sofreram intensas transformações nos aspectos subjetivos relacionados ao trabalho
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Abstract: Work plays a central role in human life, being described by the Socio-Historical Psychology literature as human vital activity. It is through it that human beings place their subjectivity in the world, at the same time as they transform themselves. In the midst of this constant movement,...
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Abstract: Work plays a central role in human life, being described by the Socio-Historical Psychology literature as human vital activity. It is through it that human beings place their subjectivity in the world, at the same time as they transform themselves. In the midst of this constant movement, the disaster of the covid-19 pandemic occurred, which exceeded the capacity of localities to deal with this adverse event with their own tools. Thus, based on the hypothesis that teaching work underwent harsh transformations during the crisis and emergency generated by the pandemic, this research aimed to understand the transformations in the teaching activity system, in a public elementary school in Limeira. /SP, during the covid-19 pandemic crisis. Some concepts from the Theory of Historical-Cultural Activity, Activity Ergonomics, Socio-Historical Psychology and Comprehensive Management of Risks, Emergencies and Disasters, and the Sociology of Work and Disasters were used as theoretical references. The research had three stages: bibliographic review, data collection and analysis and interpretation of the collected data. However, data collection was carried out at three different moments: face-to-face semi-structured interviews with micro (teachers), meso (school management) and macro (Education Department) levels, Adaptation of Ergonomic Work Analysis and Change Laboratory Intervention. With the materials analyzed, it was possible to perceive the strengthening of collective work networks during the covid-19 pandemic, as well as the difficulties related to work overload, self-demands and the limitations imposed by remote emergency teaching. The challenges of teaching work were recognized by the management team and members of the municipality's Department of Education. During activities applying the Change Laboratory method, it was possible to notice a gain in the subjects' appreciation of its relevance for the Activity System to exist, removing the focus only from student learning, the object. Finally, all material was categorized, highlighting the analyzes on: losses, deaths and mourning in teaching work; work or just follow rules?; three years in one; urban violence and education; educate and survive the covid-19 disaster. As results, significant changes were identified in all elements of the teaching activity system, in particular, transformations related to instruments and division of labor. The subject, in this case, elementary school teachers, also suffered intense transformations in subjective aspects related to work
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Aberto
Gemma, Sandra Francisca Bezerra, 1964-
Orientador
Marandola Junior, Eduardo, 1980-
Avaliador
O trabalho docente em contexto de desastre : uma escola municipal de Limeira/SP
Ingrid Barbosa Betty
O trabalho docente em contexto de desastre : uma escola municipal de Limeira/SP
Ingrid Barbosa Betty