Leitura e contação de histórias infantis e formação de valores : influências em crianças dos anos inicias
Elisângela Lima
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L628L
[Childhood reading and storytelling and formation of values]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (128 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rosemary Passos
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A leitura e contação de histórias sempre fizeram parte na minha vida desde a infância. Minhas avós, contadoras de histórias, guardiãs de memórias, criadoras de novos mundos, foram as responsáveis por me introduzir no universo da leitura e contação de histórias repletas de valores sociais,...
Ver mais
Resumo: A leitura e contação de histórias sempre fizeram parte na minha vida desde a infância. Minhas avós, contadoras de histórias, guardiãs de memórias, criadoras de novos mundos, foram as responsáveis por me introduzir no universo da leitura e contação de histórias repletas de valores sociais, tais como amizade, solidariedade, coragem e respeito à diversidade. Estas histórias, além de me auxiliarem no aprendizado escolar, foram de fundamental importancia para a minha formação, construindo e fortalecendo a minha identidade social. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como principal objetivo verificar as práticas de leitura e contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com o propósito de estimular a percepção crítica e analítica do leitor iniciante acerca dos valores sociais inclusos nos textos de literatura infantil trabalhados em sala de aula. O método utilizado para realização do estudo, foi a pesquisa qualitativa de observação participante, aplicada nas oficinas de mediação de leitura e contação de histórias com os alunos dos anos iniciais. Realizamos entrevistas semiestruturadas com professores para identificar quais os estímulos pedagógicos necessários para promover a literatura infantojuvenil, com o propósito de desenvolver o pensamento crítico, o questionamento e a leitura criativa nos estudantes. O referencial teórico para a construção do texto desta dissertação, foi fundamentado por autores como Paulo Freire, Walter Benjamim, Bel Hooks, Regina Machado, Yves de La Taille, Ezequiel Theodoro da Silva, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, entre outros. Como professora e mulher negra, parto do pressuposto de que a leitura, contação de histórias e formação de valores são importantes para o desenvolvimento de crianças leitoras, em uma perspectiva criativa e crítica, capaz de transformar a realidade na qual se inserem. Esta pesquisa me permitiu refletir sobre minha própria prática no chão da escola em busca de me tornar uma professora melhor a cada dia. Este estudo reivindica a importância da escuta da criança, valorização das diferentes linguagens e a criação de uma escola mais humana, com a presença da arte e dos valores e lutas contra o racismo, ou seja, essas histórias não são de vitimização e autocomiseração das pessoas negras, são de inspirações que transmitem afetos e valores, que ainda hoje são fundamentais na formação de sujeitos sociais
Ver menos
Abstract: Reading and storytelling have always been part of my life since childhood. My grandmothers, storytellers, guardians of memories, creators of new worlds, were responsible for introducing me to the world of reading and storytelling, full of social values such as friendship, solidarity,...
Ver mais
Abstract: Reading and storytelling have always been part of my life since childhood. My grandmothers, storytellers, guardians of memories, creators of new worlds, were responsible for introducing me to the world of reading and storytelling, full of social values such as friendship, solidarity, courage and respect for diversity. These stories, as well as helping me learn at school, were of fundamental importance to my education, building and strengthening my social identity. With this in mind, the main objective of this study is to verify reading and storytelling practices in the early years of elementary school, with the aim of stimulating the beginner reader's critical and analytical perception of the social values included in the children's literature texts worked on in the classroom. The method used to carry out the study was qualitative participant observation, applied in reading mediation and storytelling workshops with students in the early years. We conducted semi-structured interviews with teachers to identify the pedagogical stimuli needed to promote children's literature, with the aim of developing critical thinking, questioning and creative reading in students. The theoretical framework for this dissertation was based on authors such as Paulo Freire, Walter Benjamim, Bel Hooks, Regina Machado, Yves de La Taille, Ezequiel Theodoro da Silva, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, among others. As a teacher and a black woman, I start from the assumption that reading, storytelling and the formation of values are important for the development of reading children, from a creative and critical perspective, capable of transforming the reality in which they find themselves. This research has allowed me to reflect on my own practice on the school floor in the quest to become a better teacher every day. This study claims the importance of listening to children, valuing different languages and creating a more humane school, with the presence of art and values and struggles against racism. In other words, these stories are not about the victimization and self-pity of black people, they are inspirations that transmit affections and values, which are still fundamental in the formation of social subjects today
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Leitura e contação de histórias infantis e formação de valores : influências em crianças dos anos inicias
Elisângela Lima
Leitura e contação de histórias infantis e formação de valores : influências em crianças dos anos inicias
Elisângela Lima