Percepção discente sobre o uso de metodologias ativas no ensino de fisiologia renal = Students perception on the use of active methodologies in renal physiology teaching
Bárbara Fortunato Prohmann
DISSERTAÇÃO
Multilíngua
T/UNICAMP P943p
[Students perception on the use of active methodologies in renal physiology teaching]
Piracicaba, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (74 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Michelle Franz Montan Braga Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Resumo: O ensino de fisiologia renal apresenta um grande desafio aos docentes pois é considerado de difícil compreensão pelos estudantes universitários. Assim, as aulas teóricas têm sido combinadas com outras estratégias de ensino para se promover melhor aprendizado, destacando-se o uso de...
Ver mais
Resumo: O ensino de fisiologia renal apresenta um grande desafio aos docentes pois é considerado de difícil compreensão pelos estudantes universitários. Assim, as aulas teóricas têm sido combinadas com outras estratégias de ensino para se promover melhor aprendizado, destacando-se o uso de metodologias ativas. Nessas abordagens, o aluno participa ativamente do processo de aprendizagem, buscando não apenas aprimorar o aprendizado, mas também obter melhor capacitação profissional. Isso ocorre à medida que desenvolvem o pensamento crítico e estimulam as tomadas de decisões. Neste contexto, na disciplina de Biociências II, ministrada no 2º semestre do curso de Graduação em Odontologia da FOP – UNICAMP, o conteúdo de Fisiologia Renal têm sido realizado desde 2015 utilizando aulas teóricas combinadas com metodologias ativas, como jogos educacionais do tipo "quebra-cabeças", quizzes e uso de plataforma interativa. O objetivo desta dissertação foi avaliar a percepção dos estudantes quanto à contribuição dessas metodologias ativas para o aprendizado de fisiologia renal, dividida em dois artigos científicos, divididos por tópico do tema. Ambos estudos foram realizados com os estudantes do ano de 2022 matriculados na disciplina de Biociências II da FOP. Após a finalização da disciplina, os alunos responderam um questionário abordando a sua percepção quanto à contribuição das metodologias utilizadas para o ensino em uma escala "tipo Likert" (1 a 10). Além da escala, o questionário apresentava opções de justificativas para a nota atribuída. Em seguida, os alunos foram informados da pesquisa e convidados a participar do estudo por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (n=64). O Artigo 1 teve como objetivo descrever o jogo educacional do tipo quebra cabeças utilizado para complementar o ensino do tópico "função glomerular", além de avaliar a percepção dos alunos. A nota média (±DP) atribuída ao uso do jogo educacional foi 9,45 (±0,89). O Artigo 2 teve como objetivo descrever um conjunto de metodologias ativas realizadas para complementar o ensino do tópico "controle hidroeletrolítico e regulação hormonal", bem como avaliar a percepção discente sobre a contribuição dessas estratégias para o seu aprendizado. As metodologias empregadas envolveram um jogo educacional do tipo "quebra-cabeças", lições interativas na plataforma Lt Kuracloud e quiz no aplicativo Socrative Student. A nota média (±DP) das notas atribuídas foi de 9,59 (±0,58); 9,49 (±0,41) e 9,09 (±1,39) para o jogo, atividade interativa na plataforma Lt Kuracloud e quiz no aplicativo Socrative, respectivamente. As diferentes metodologias ativas descritas para o ensino de diferentes conteúdos de fisiologia renal, sugerem ter contribuído para o aprendizado, na opinião dos alunos. Os alunos destacaram que as metodologias contribuíram positivamente, complementando à leitura do livro e/ou a explicação em aula teórica. Além disso, tiveram a oportunidade de identificar lacunas no conhecimento e a experiência de aprendizado em grupo. Assim, o uso de jogos educacionais e outras ferramentas de ensino ativo, como complemento às aulas teóricas, possuiu uma influência positiva na aprendizagem de fisiologia renal, segundo a perspectiva dos estudantes de Odontologia da UNICAMP no ano de 2022
Ver menos
Abstract: The teaching of renal physiology poses a significant challenge to educators as it is considered difficult for university students to comprehend. Therefore, theoretical classes have been combined with other teaching strategies to promote better learning, with a focus on the use of active...
Ver mais
Abstract: The teaching of renal physiology poses a significant challenge to educators as it is considered difficult for university students to comprehend. Therefore, theoretical classes have been combined with other teaching strategies to promote better learning, with a focus on the use of active methodologies. In these approaches, students actively participate in the learning process, aiming not only to enhance their knowledge but also to improve their professional skills. This occurs as they develop critical thinking and stimulate decision-making. In this context, in the Biociences II discipline, taught in the second semester of the Dentistry Undergraduate Program at FOP – UNICAMP, the content of Renal Physiology has been delivered since 2015 using theoretical lectures combined with active methodologies such as educational games like "puzzles," quizzes, and interactive platforms. The objective of this dissertation was to assess students' perception of the contribution of these active methodologies to renal physiology learning, divided into two scientific articles, each addressing a specific topic. Both studies were conducted with students enrolled in the Biociences II discipline at FOP in the year 2022. After completing the course, students responded to a questionnaire addressing their perception of the contribution of the methodologies used for teaching on a Likert scale (1 to 10). In addition to the scale, the questionnaire provided options for justifying the assigned grade. Subsequently, students were informed about the research and invited to participate through the Informed and Free Consent Form (n=64). Article 1 aimed to describe the educational puzzle game used to complement the teaching of the "glomerular function" topic and evaluate students' perception. The average grade (±SD) assigned to the use of the educational game was 9.45 (±0.89). Article 2 aimed to describe a set of active methodologies used to complement the teaching of the "hydroelectrolytic control and hormonal regulation" topic and evaluate students' perception of the contribution of these strategies to their learning. The employed methodologies included an educational puzzle game, interactive lessons on the Lt Kuracloud platform, and a quiz on the Socrative Student app. The average grades (±SD) assigned were 9.59 (±0.58), 9.49 (±0.41), and 9.09 (±1.39) for the game, interactive activity on the Lt Kuracloud platform, and quiz on the Socrative app, respectively. According to students' opinions, the various active methodologies described for teaching different renal physiology contents contributed to better learning. Students emphasized that these methodologies positively contributed to reading the book and understanding theoretical lectures. Additionally, they had the opportunity to identify knowledge gaps and experience group learning. Thus, the use of educational games and other active teaching tools as supplements to theoretical classes had a positive influence on renal physiology learning, as perceived by Dentistry students at UNICAMP in the year 2022
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Percepção discente sobre o uso de metodologias ativas no ensino de fisiologia renal = Students perception on the use of active methodologies in renal physiology teaching
Bárbara Fortunato Prohmann
Percepção discente sobre o uso de metodologias ativas no ensino de fisiologia renal = Students perception on the use of active methodologies in renal physiology teaching
Bárbara Fortunato Prohmann