Ginástica aeróbica em São Paulo : oralidade de pioneiros(as)
Alessandra Nabeiro Minciotti
TESE
Português
T/UNICAMP M661g
[Aerobic gymnastics in São Paulo]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Eliana de Toledo Ishibashi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Identifica-se empiricamente na atualidade, o crescimento sobre pesquisas históricas sobre Ginástica, doravante mais voltadas para os métodos europeus, e mais recentemente contemplando as ginásticas desportivizadas e de "academia". Por outro lado, parecem ainda incipientes aquelas sobre a...
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Resumo: Identifica-se empiricamente na atualidade, o crescimento sobre pesquisas históricas sobre Ginástica, doravante mais voltadas para os métodos europeus, e mais recentemente contemplando as ginásticas desportivizadas e de "academia". Por outro lado, parecem ainda incipientes aquelas sobre a Ginástica Aeróbica e todo o movimento iniciado com o Aerobismo de Kenneth Cooper, cujos desdobramentos se dão até hoje. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar se houve ou não uma apropriação de aspectos nacionais ao movimento da Ginástica Aeróbica no Brasil, e caso sim, quais foram eles. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se utilizou do método de História Oral (Thompson, 2002). Oito narradores(as) participaram da pesquisa, identificados(as) pela literatura como muito importantes para este movimento. O recorte temporal foi dos anos de 1960 (início dos estudos do Dr. Cooper e do lançamento do seu primeiro livro "Aerobics"), até a década 1990 (amplo desenvolvimento do Aerobismo e do primeiro campeonato mundial de Ginástica Aeróbica Esportiva). A análise dos resultados foi composta por dois processos: a Análise Cruzada (Thompson, 2002) e a Análise de Conteúdo Automatizada (Camargo e Justo, 2013), que se utiliza do software IRaMuTeQ. A pesquisa apontou que o Brasil desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e popularização da Ginástica Aeróbica. Embora tenha tido origem nos EUA, foi aqui que a modalidade adquiriu características próprias e se consolidou. A diversidade cultural refletiu-se nas coreografias e produziu professores e atletas de destaque, contribuindo para sua disseminação em todo o país. O desenvolvimento da Ginástica Aeróbica em São Paulo foi impulsionado por um grupo de pessoas com experiência em Educação Física, Ginástica e Dança. A Ginástica Aeróbica tornou-se parte integrante da Educação Física no Brasil. A organização de competições e eventos desempenhou um papel crucial na sua consolidação. Estes eventos proporcionaram visibilidade à modalidade, estabeleceram padrões de julgamento e incentivaram o aprimoramento constante da prática. De modo geral, conclui-se que vários setores sociais contribuíram para o sucesso da Ginástica Aeróbica em São Paulo, incluindo programas de TV, revistas, patrocinadores de eventos e a comunidade de praticantes. Espera-se que este seja apenas o primeiro de muitos outros estudos com a Ginástica Aeróbica, valorizando cada vez mais essa manifestação gímnica que apesar de ter raízes norte-americanas, foi aqui que ela se desenvolveu, consolidou e ganhou o mundo
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Abstract: Empirically identified in the present day is the growth in historical research on Gymnastics, increasingly focused on European methods, and more recently encompassing sportified and "gym" gymnastics. On the other hand, research on Aerobic Gymnastics and the entire movement initiated by...
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Abstract: Empirically identified in the present day is the growth in historical research on Gymnastics, increasingly focused on European methods, and more recently encompassing sportified and "gym" gymnastics. On the other hand, research on Aerobic Gymnastics and the entire movement initiated by Kenneth Cooper's Aerobics, whose developments continue to this day, still appear to be in their early stages. Thus, the objective of this study was to identify whether there was or was not an appropriation of national aspects in the Aerobic Gymnastics movement in Brazil, and if so, what were they. This is qualitative research with an Oral History approach (Thompson, 2002). Eight narrators participated in the research, identified in the literature as highly important for this movement. The temporal scope covered the period from the 1960s (the beginning of Dr. Cooper's studies and the release of his first book "Aerobics") to the 1990s (the extensive development of Aerobics and the first world championship in Sport Aerobic Gymnastics). The analysis of the results involved two processes: Cross-Analysis (Thompson, 2002) and Automated Content Analysis (Camargo and Justo, 2013), using the IRaMuTeQ software. The research indicated that Brazil played a fundamental role in the development and popularization of Aerobic Gymnastics. Although it originated in the USA, it was here that the discipline acquired its unique characteristics and solidified. Cultural diversity was reflected in the choreography and produced prominent teachers and athletes, contributing to its dissemination across the country. The development of Aerobic Gymnastics in São Paulo was driven by a group of individuals with experience in Physical Education, Gymnastics, and Dance. Aerobic Gymnastics became an integral part of Physical Education in Brazil. The organization of competitions and events played a crucial role in its consolidation. These events provided visibility to the discipline, established judging standards, and encouraged continuous improvement in practice. In general, it can be concluded that various social sectors contributed to the success of Aerobic Gymnastics in São Paulo, including TV programs, magazines, event sponsors, and the community of practitioners. It is hoped that this is just the first of many other studies on Aerobic Gymnastics, increasingly valuing this gymnastic manifestation that, despite its North American roots, developed, solidified, and gained worldwide recognition here
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Aberto
Toledo, Eliana de, 1973-
Orientador
Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
Avaliador
Rubio, Kátia Eleotério, 1985-
Avaliador
Brito, Carlos Alexandre Felicio
Avaliador
Godoy, Kathya Maria Ayres de
Avaliador
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Alessandra Nabeiro Minciotti
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Alessandra Nabeiro Minciotti