De taipa arruinada a obra de arte : a vocação expográfica do patrimônio edificado restaurado analisada através de três obras na Capela do Morumbi
Natália Hesz Ferrari
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F412d
[From ruined rammed earth to a work of art]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Haroldo Gallo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Tem-se como pressupostos para o presente trabalho de pesquisa de mestrado, que um patrimônio edificado possui uma relevância ímpar, intrinsecamente ligada à sua significância artística, arquitetônica, documental e estética de épocas passadas. Por isso, representa uma relevante fonte de...
Ver mais
Resumo: Tem-se como pressupostos para o presente trabalho de pesquisa de mestrado, que um patrimônio edificado possui uma relevância ímpar, intrinsecamente ligada à sua significância artística, arquitetônica, documental e estética de épocas passadas. Por isso, representa uma relevante fonte de pesquisa e um referencial cultural. Definidos tais pressupostos da presente pesquisa, de que o patrimônio cultural tem uma vocação expositiva e que tal vocação denota uma potência transformadora e uma diretriz para a criação artística, a investigação parte do estudo do projeto curatorial e artístico de inserir obras de arte em edificações de valor histórico-cultural, intervindo e se apropriando deste. Bem como, do encontro entre a memória e a expressão contemporânea, que leva à discussão de questões tipológicas; da intervenção em pré-existências; e do vínculo entre arquitetura e arte que emerge da densidade histórica inerente no bem cultural. A construção de uma nova perspectiva em relação aos objetos artísticos e aos artefatos arquitetônicos converge com as técnicas de restauro e com a reutilização de antigas estruturas. Tendo como critério primordial a investigação de artefatos culturais de valor declarado e consagrado e, dentro desse universo, a busca daqueles que têm vocação expositiva; ponderou-se a realização de estudo de uma única edificação simbólica, um caso ímpar arquitetônico, de restauro e de requalificação e uso. E dentro dele algumas obras que foram instaladas, permitindo atingir o propósito de demonstrar a vocação da edificação histórica como suporte expositivo. A pesquisa propõe o estudo da Capela do Morumbi, cujo percurso se inicia com sua descoberta em ruínas em uma antiga fazenda de chá e, apesar da ausência de conhecimento acerca de sua origem e função, com seu posterior restauro, é hoje tida como patrimônio cultural e arquitetônico paulistano, sendo utilizada para exposições de arte contemporânea a ela relacionadas. Propõe-se ainda o estudo de três obras de arte contemporânea de tipo site specific: ‘Taipa, Tijolo e Fantasia’, ‘Penélope’ e ‘Anekdota’. As quais melhor demonstram o uso e apropriação da edificação através da arte. Tais obras, que intervieram diretamente na edificação, não estão meramente no espaço, mas tornam o local um exemplar para o entendimento das temporalidades presentes, entre o antigo e o novo, e um definidor de diálogo entre a estrutura remanescente em taipa e uma ferramenta de restauração que lhe permite ser classificada como uma instalação
Ver menos
Abstract: The assumptions for this master's research work include the unique relevance of built cultural heritage, intrinsically linked to its artistic, architectural, documentary, and aesthetic significance from past periods. As a result, it represents a significant research source and a cultural...
Ver mais
Abstract: The assumptions for this master's research work include the unique relevance of built cultural heritage, intrinsically linked to its artistic, architectural, documentary, and aesthetic significance from past periods. As a result, it represents a significant research source and a cultural reference. With these assumptions in mind, that cultural heritage has an exhibition vocation, which signifies transformative potential and provides a guideline for artistic creation, the investigation begins with the study of the curatorial and artistic project of integrating artworks into historically and culturally valuable buildings, intervening in and appropriating them. It also delves into the intersection of memory and contemporary expression, leading to discussions of typological issues, intervention in pre-existing structures, and the connection between architecture and art stemming from the historical density inherent in cultural heritage. The construction of a new perspective regarding artistic objects and architectural artifacts aligns with restoration techniques and the reuse of old structures, with a primary criterion being the investigation of culturally significant and consecrated artifacts, specifically those with exhibition potential. The study considered a single symbolic building, a unique architectural case of restoration, requalification and usage, including the installation of some artworks within it. This approach serves the purpose of demonstrating the historical building's vocation as an exhibition space. The research focuses on the study of the Morumbi Chapel, which began with its discovery in ruins on an old tea plantation. Despite the lack of knowledge about its origin and function, it underwent subsequent restoration and is now considered a cultural and architectural heritage of São Paulo, used for exhibitions of related contemporary art. The research also proposes the study of three site-specific contemporary art pieces: "Taipa, Tijolo e Fantasia," "Penélope," and "Anekdota." These works demonstrate the utilization and appropriation of the building through art. These artworks, which directly intervened in the structure, are not merely situated within the space but transform the location into an example for understanding current temporalities, bridging the gap between the old and the new, and defining a dialogue between the remaining rammed earth structure and a restoration tool that allows it to be classified as an installation
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
De taipa arruinada a obra de arte : a vocação expográfica do patrimônio edificado restaurado analisada através de três obras na Capela do Morumbi
Natália Hesz Ferrari
De taipa arruinada a obra de arte : a vocação expográfica do patrimônio edificado restaurado analisada através de três obras na Capela do Morumbi
Natália Hesz Ferrari