O skate como ferramenta educacional por vias do terceiro setor
Everton de Oliveira Ribeiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP R354s
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso on-line (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Regina Célia de Oliveira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Esse trabalho busca analisar junto aos resultados da implantação da "Escola de Skate - Monte Mor". Trata-se de uma implementação em "Escolas Pilotos" a partir de termo de Colaboração celebrado entre a Prefeitura Municipal de Monte Mor e com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente...
Ver mais
Resumo: Esse trabalho busca analisar junto aos resultados da implantação da "Escola de Skate - Monte Mor". Trata-se de uma implementação em "Escolas Pilotos" a partir de termo de Colaboração celebrado entre a Prefeitura Municipal de Monte Mor e com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente juntamente com a Organização da Sociedade Civil aqui denominada Associação Clube Real de Esportes Sobre Rodas ACRESR, a fim de executar o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos através do projeto em que práticas baseadas no estímulo e cognição corporal somados às atividades lúdicas, visa desenvolver uma melhor integração entre os alunos com o skate board sendo a ferramenta de transformação. O projeto dispõe de uma equipe técnica de profissionais responsáveis para acompanhar e desenvolver as atividades e participação voluntária, fator de grande importância para a implementação dos módulos realizados em contraturno escolar das crianças que demonstrarem interesse na prática continuada. A Escola de Skate de Monte Mor, além de mitigar danos e minimizar desigualdades sociais ou territoriais através do esporte como instrumento educacional, visa também orientar algumas dinâmicas e processos no sentido da busca por soluções práticas e ações assertivas sob a ótica da transformação do sujeito e do lugar. Tendo em vista a abrangência da área de execução do projeto, selecionamos um vetor no estudo do tema que abrange desde a política pública regida sob o princípio do direito cidadão até o papel do terceiro setor sob atuação das organizações civis que desenvolvem projetos na busca da integração sócio espacial, promovendo direito e o acesso
Ver menos
Abstract: This work seeks to analyze the results of the implementation of the "Skate School - Monte Moor". This is an implementation in "Pilot Schools" based on a Collaboration agreement signed between the Monte Moor City Hall and the Municipal Council for Children and Adolescents together with the...
Ver mais
Abstract: This work seeks to analyze the results of the implementation of the "Skate School - Monte Moor". This is an implementation in "Pilot Schools" based on a Collaboration agreement signed between the Monte Moor City Hall and the Municipal Council for Children and Adolescents together with the Civil Society Organization here called Associação Clube Real de Esporta’s About Roads ACRESR, in order to perform the service of coexistence and strengthening bonds through the project in which practices based on stimulation and body cognition added to playful activities, aims to develop better integration between students with the skate board being the tool of transformation. The project has a technical team of professionals responsible for monitoring and developing activities and voluntary participation, a factor of great importance for the implementation of modules carried out during school hours for children who show interest in continued practice. The Monte Moor Skate School, in addition to mitigating damage and minimizing social or territorial inequalities through sport as an educational instrument, also aims to guide some dynamics and processes towards the search for practical solutions and assertive actions from the perspective of transforming the subject and of the place. Considering the scope of the project's execution area, we selected a vector in the study of the topic that ranges from public policy governed by the principle of citizen rights to the role of the third sector under the action of civil organizations that develop projects in the search for integration socio-spatial, promoting rights and access
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
O skate como ferramenta educacional por vias do terceiro setor
Everton de Oliveira Ribeiro
O skate como ferramenta educacional por vias do terceiro setor
Everton de Oliveira Ribeiro