Entre as nuvens e o chão há um rio de encantos : murmúrios de docências habitantes do mundo
Davi Henrique Correia de Codes
TESE
Português
T/UNICAMP C648e
[Between the clouds and the ground there is a river of enchantments]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (153 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Entre as nuvens e o chão há um rio de encantos. Por ele, ouvem-se murmúrios de docências habitantes do mundo. Esta pesquisa é a certeza da errância de ter estado lá, se é que se esteve. Experiências que não remontam à realidade, mas fabulam sempre as possibilidades desse real. Vida...
Ver mais
Resumo: Entre as nuvens e o chão há um rio de encantos. Por ele, ouvem-se murmúrios de docências habitantes do mundo. Esta pesquisa é a certeza da errância de ter estado lá, se é que se esteve. Experiências que não remontam à realidade, mas fabulam sempre as possibilidades desse real. Vida indefinida. Notar, portanto, a emergência de uma docência que requer uma escrita outra, um multiverso de linguagens e nesta construção docente porvir, quando necessário, tecer relações, articular imagens e delírios experimentais em composições visuais ou literárias, escritas ou apenas imaginadas, trazidas nesta constelação desejante. Assim, constelar experimentações na busca por modos de habitar docências e ir tecendo superfícies para este plano a que se buscou consolidar como dos professores-devires. Para tanto, encontrar morada em ideias e conceitos dos estudos culturais e da filosofia da diferença e deste modo, fazer da pesquisa e de sua escrita uma fabulação metodológica. Buscar que forma e conteúdo não se distingam, pois embaraçando-se processualmente, temporalmente, experimentalmente, estejam contidas e povoadas inventivamente. Ao longo do processo deslocar-se pelas regiões brasileiras, tendo com fotogramas, fragmentos e cenas, uma multidão de encontros para o pensamento junto à imagem. Notando na docência então, que esta configura-se como borda de um abismo de onde o mergulho acontece. A docência que deve ser desconcertada, descentralizada, desmontada para experimentar reterritorializações. Experimentar granular os territórios. Ainda, como dobras para pensar seus mapas diante dos deslocamentos feitos, assim como para pensar a docência que se deriva dessas experimentações multiversas da linguagem, e ventar por aí. Desse devir professor que, em viagem, pelo meio, percebe-se professor devir, reconhecer-se aquele que é mais um entre os outros tantos, e sendo qualquer um e ao mesmo tempo, professor, mistura-se à selva, em meio as águas, as gentes, e no mundo e suas imagens. Em (in)certo tempo, trocar cartas, e deslocar-se como quem goteja e é gotejado, e seguir até onde é possível. Cultivar, como quem rega, portanto, os movediços gestos de quem intenta fazer de alguns (des)encontros, um lugar de escape e variação para a diferença. Encontrar por vezes morada no tradutório da docência, em invenções de quem intenta recriar-pensar a formação através da leitura transcriada do mundo, da/na língua vernácula de chão trepidante, e ainda nota a feitiçaria do traduzir para uma outridade habitada de diferença, que se expande da/na/com a língua, transbordando pelas fissuras do viver. Deixar que tudo incendeie. Neste (in)habitável mundo, ser docência forjada em encontros tradutórios com as matérias da vida. Por fim, repetir, e acolher os inacabamentos. De um sabido exílio prenunciado, mas que evocado atende à reação e ao grito de partida, uma vez mais. De cada território, reterritorializar. Ser comum, particular, coletivo e diferença, e encantar com o chamado desse rio de encantos que murmura a emergência de uma docência clamante, afirmativamente, de seus modos de habitar no mundo
Ver menos
Abstract: Between the clouds and the ground, there is a river of enchantments. Murmurs from the teaching that inhabits this world can be heard through this river. This research is the certainty of the errancy of having been there if it did happen. Experiences that do not go back to reality, but...
Ver mais
Abstract: Between the clouds and the ground, there is a river of enchantments. Murmurs from the teaching that inhabits this world can be heard through this river. This research is the certainty of the errancy of having been there if it did happen. Experiences that do not go back to reality, but always fable the possibilities of this reality. Indefinite life. Note, therefore, the emergence of a teaching practice that requires another kind of writing, a multiverse of languages, and in the construction of this teaching to be, whenever necessary, weave relations, articulate experimental images and deliriums in visual or literary compositions, written or just imagined, brought in in this desiring constellation. Thus, constellate experimentation in the search for ways of inhabiting teaching and going on weaving surfaces for this plan that was sought to consolidate as Becoming-Teachers. In order to do so, to find a home in ideas and concepts from Cultural Studies and the Philosophy of Differences, and thus make research and writing a methodological fabrication. Seeking that form and content cannot be distinguished, because they are procedurally, temporally, and experientially entangled to be contained and inventively populated. Throughout the process, I moved through Brazilian regions, having a multitude of encounters with photograms, fragments, and scenes, for thinking along with the image. Noting in teaching, then, that this is set up as the edge of an abyss from which the diving takes place. Teaching must be disconcerted, decentralized, and dismantled to experience reterritorializations. Experiment with granulating the territories. Also, as folds to think about its maps in the face of the displacements made, as well as to think about the teaching that derives from these multiverse experimentations of language, and wind around. From this becoming-teacher who, in travel, through the medium, perceives themselves as a teacher to become, recognizing themselves to be one more amongst the others, and being anyone, and at the same time, a teacher, mixing themselves with the jungle, amidst the waters, the people, and in the world and its images. In (in)certain time, exchange letters, and move as one who drips and is dripped, and go on as far as possible. Cultivate, as one who waters, therefore, the shaky gestures of those who try to make some (dis)encounters a place of escape and variation for the difference. Sometimes finding a home in the translation of teaching, in the inventions of those who try to recreate-think formation through the transcreated reading of the world, of/in the vernacular language of the trembling ground, and still notices the sorcery of translating to an otherness inhabited by difference, which expands from/in/with language, overflowing through the cracks of living. Let it all catch fire. In this (in)habitable world, being a teacher is forged in translatory encounters with the materials of life. Finally, repeat, and welcome the unfinished. Of a known exile foreshadowed, but when evoked meets the reaction and the cry of departure, once again. Of each territory, reterritorialize. To be common, particular, collective, and different, and to be enchanted by the call of this river of enchantment that murmurs the emergence of a teaching practice affirmatively clamoring for its ways of living in the world
Ver menos
Aberto
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Orientador
Wunder, Alik, 1974-
Avaliador
Marques, Davina
Avaliador
Entre as nuvens e o chão há um rio de encantos : murmúrios de docências habitantes do mundo
Davi Henrique Correia de Codes
Entre as nuvens e o chão há um rio de encantos : murmúrios de docências habitantes do mundo
Davi Henrique Correia de Codes